Editorial
BS
Finalizemos 2009 e iniciemos 2010 com sucesso e sem acidentes
05/12/2009
No ano passado, tivemos a crise pegando a todos de surpresa. Incrivelmente, um ano depois, estamos falando agora do Brasil saindo da crise à frente de outros países, o que além de nos fazer sentir mais seguros, também cria um estado de euforia, o que requer muito cuidado, ainda.
Equilíbrio do orçamento: com o fim da crise, o comércio fará apelos tentadores para que você gaste, financie, se endivide. Lembre-se: rara cobiça e sábio sustento é um princípio da sabedoria budista. Não gaste mais do que pode. Se for financiar, projete o valor das parcelas em cada mês para não se surpreender depois. Se tiver projetos para 2010, não pense duas vezes: gaste comedidamente e reveja o plano de gastos. Se puder, poupe, guarde e aguarde.
Exageros com álcool e comida: Um dos fatores de mortalidade na vida moderna é a alimentação exagerada e/ou inadequada. Pode parecer que o exagero no fim do ano não represente muito, mas se não há controle regular da saúde, o exagero pode ser “a gota d’água”. Alimentar-se corretamente é uma vitória da sabedoria contra a maldade da indolência.
Planeje a viagem: Peça a um mecânico de confiança que verifique o estado dos pneus (inclusive do estepe), amortecedores, molas, sistema de refrigeração do motor. Caso não possa, vá de ônibus. Se for dirigir, descanse antes de iniciar viagem. Durante o trajeto, pare a cada duas horas para ativar a circulação e fazer um alongamento. Isso espanta a fadiga e torna a viagem mais segura. Nunca ultrapasse outro veículo em curvas ou lombadas.
Cuidado com fogos de artifício: Em locais de queima de fogos de artifício, fique numa distância segura e não deixe fogos de artifícios ao alcance de crianças, não permita que elas as manuseiem e não estoque.
Cuidados em locais de concentração de pessoas: Se inevitável, certifique-se antes onde estão as saídas de emergência, se há trajeto livre até as saídas, onde estão extintores, hidrantes e sinalizadores. Se nada disso for acessível, não se sujeite ficar sob a irresponsabilidade dos que só querem lucro. Se ainda assim quiser permanecer, não se esqueça: os protetores budistas não protegem quem não toma cuidado.
Insolação: Expor-se ao sol pode causar queimaduras graves e possibilidades de desenvolver câncer de pele. Vença a maldade da vaidade e garanta vida longa. Não esqueça: leve e use protetor solar.
Crianças perto de água exigem atenção constante: Cuidado com o permanente perigo de afogamento. Nade ou mergulhe sempre acompanhado ou às vistas dos outros. Avise aos amigos e familiares caso vá se distanciar. Não deixe crianças nadarem sozinhas ou desacompanhadas. Com crianças no grupo, a atenção a elas é uma responsabilidade irrevogável.
Na organização
Também são válidas algumas recomendações no tocante ao ambiente organizacional:
1. Para não criar constrangimentos desnecessários, recomenda-se evitar troca de presentes (acarretar gastos para os quais nem sempre todos estão preparados) ou festas em que seja necessário recolher dinheiro ou levar comida.
2. O Gongyo de Ano-Novo é o mais importante por ser o primeiro de um novo ciclo. O presidente da SGI, Daisaku Ikeda, orienta que todo desejo é uma espécie de oração. Assim, a primeira oração do ano é um momento propício, pois é revestida de uma sinceridade incomum aos outros dias. Não deixe de participar do Gongyo de Ano-Novo em sua sede regional.
Apesar do festejado fim da crise, não se esqueçam que a pessoa física é a ponta mais frágil do processo. Então, comedimento é ainda a palavra de ordem para o momento.
Compartilhar nas