marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Caderno Soka

Boa opção aos apaixonados por leitura

Sebos comercializam livros velhos e usados e oferecem alternativas com baixo custo

download do ícone
ícone de compartilhamento

08/05/2010

Boa opção  aos apaixonados por leitura
Daisaku Ikeda foi assíduo frequentador de sebos quando jovem. “Sempre que tinha um momento livre, circulava pelos sebos do bairro de Kanda, em Tóquio, como se estivesse em minha própria biblioteca, pensando comigo: ‘Será que há algum livro bom hoje?’ e ‘Espero que ainda tenham aquele livro no qual eu estava de olho’. Com frequência, eu corria até lá com o dinheiro que havia economizado do meu parco salário. Ainda posso me lembrar da alegria que sentia quando conseguia enfim comprar um livro que queria havia muito tempo e que ainda não havia sido vendido”*, contou certa vez num diálogo com os jovens.

Em todo o Brasil é possível encontrar sebos com grande quantidade de livros, CD’s, discos como o Sebo do Messias, Sebos do Brandão, Livraria Osório, Traça Livraria e Sebo etc. Messias Antônio Coelho, proprietário do Sebo do Messias, em São Paulo, diz que “os livros mais comuns são vendidos de acordo com o preço da editora, com valores em média 40% mais baratos. Já os livros raros são calculados segundo a raridade do livro”.

No Brasil, 8,2 milhões de pessoas utilizam sebos para comprar livros.

A internet é uma grande aliada para se encontrar o livro desejado, pois possibilita a busca simultânea em diversos sebos no Brasil.

O site www.traca.com.br traz um extenso guia de sebos. O BS encontrou sebos no Maranhão, Sergipe, Rio de Janeiro, entre outros.

O Estante Virtual (www.estantevirtual.com.br) iniciou seus trabalhos há quatro anos, tendo como objetivo disponibilizar tecnologia de comércio eletrônico para sebos e livreiros. O feito transformou a comunidade dos livros usados no Brasil. O portal reúne um acervo de milhares de títulos, democratizando a leitura no país.

Outro bom exemplo é o site da Associação de Sebos do Brasil (www.sebosbrasil.com), com muitas ofertas de livros novos e usados.

A alternativa vem da Web

Mais uma forma de adentrar ao mundo literário é por meio dos famosos e-books ou livros eletrônicos. Um grande benefício desta apresentação dos livros é a preservação do meio ambiente, pois podem ser lidos na tela do computador ou até mesmo no celular. Esses e-books são comercializados via internet em todo o mundo e por um preço bem abaixo dos livros convencionais. Outra característica é a portabilidade: uma obra chinesa pode ser adquirida no Brasil em questão de segundos. Há diversos sites onde é possível adquirir um e-book gratuitamente por meio de bibliotecas públicas e virtuais.

O portal “Domínio Público” do Governo Federal é exemplo de uso da tecnologia a favor do conhecimento. No endereço www.dominiopublico.gov.br, há diversas obras de escritores renomados como Machado de Assis e Shakespeare. Os livros disponíveis são adquiridos gratuitamente. Então, é só escolher o livro favorito e salvá-lo na sua “prateleira” preferida.

Compartilhar nas