Reflexão Sobre o Gosho do Mês
BS
O caminho direto para se atingir o estado de Buda
Gosho do mês: “As bases para se atingir o estado de Buda”. Publicado nas páginas B1 e B2 da edição no 2.032.
08/05/2010
Teoricamente, muitas explicações provam o valor dessa relação e os benefícios que podemos extrair dela.
Na prática, sendo discípulos do presidente Ikeda, manifestamos essa relação empreendendo ações de um buda em prol da humanidade.
Na sociedade atual, a aparência, a “casca”, é muito valorizada. Tendemos a dar mais atenção aos aspectos negativos do que aos positivos, tanto nossos quanto de outras pessoas. Sem perceber, agimos com arrogância, mau humor, pessimismo, intolerância.
Em meio a tudo isso, nós, membros dessa imensa família Soka, temos um verdadeiro tesouro em nossa vida: o Kossen-rufu. Páginas douradas da nossa história que retratam uma grandiosa luta por um ideal real e superior a tudo que a humanidade já construiu.
O drama do Kossen-rufu foi e sempre será encenado por nós, discípulos, que aprendemos com o grande Mestre da Vida a viver como um verdadeiro ser humano e a extrair o melhor de nossa capacidade para ajudar as outras pessoas a descobrir o ilimitado poder que possuem dentro de si e assim vencer qualquer adversidade.
Desde que o presidente Ikeda assumiu a terceira presidência da Soka Gakkai, há 50 anos, ele tem sido nosso farol, um incentivador sem igual, a pessoa que mais acredita em nós. Um líder por excelência em sua conduta, abnegação e profunda benevolência para com as pessoas.
Quando leio seus discursos, ensaios, explanações; ou assisto aos vídeos no “Encontro com o Mestre”, vem à minha mente a gratidão por ter a oportunidade de viver na mesma época e compartilhar desse drama pela transformação do ser humano junto com ele.
A vida dele, desde a infância, foi de muitos sofrimentos e privações. A guerra tirou seu irmão, sua casa, suas esperanças. Mas, quando ele conheceu o Budismo Nitiren em meio às cinzas da sua vida, um “sol” chamado Jossei Toda, simplesmente correu para alcançá-lo e encontrou o sonho perdido e a esperança que lhe fora roubada pelos bombardeios.
Então, decidiu ter Toda como mestre e fazer dos nobres desejos dele o seu próprio. Assim, a amargura passou para o amor à humanidade e a vida. Doando o corpo e os esforços de jovem revolucionário que era, o presidente Ikeda viajou pelo Japão e pelo mundo com o desejo de banir a “miséria da face da Terra”.
Por isso, tudo o que sinto é um forte desejo de agir e tentar corresponder à expectativa que o presidente Ikeda deposita nos jovens, pois acredito que essa é a melhor forma de demonstrar gratidão por ter um grandioso Mestre.
Com esse sentimento e ciente de que esse espírito é o caminho direto para manifestar o estado de Buda, sempre considero como minha meta levar a verdadeira felicidade ao maior número de pessoas.
Milton E. Nascimento
Responsável pela DMJ da
Subcoordenadoria Sul 2, CCSP
Compartilhar nas