Conteúdo
Os Encantos da Filosofia Budista - Para Iniciantes
“Rengue” II - O carma não atrapalha sua iluminação
Nova Revolução Humana
BS
Evolução (46)
14/08/2010
Fixando seu olhar no vice-chanceler, ele disse:
— Gostaria de fazer uma proposta.
Quando ouviu a palavra “proposta”, o vice-chanceler endireitou-se na cadeira.
— A fim de promover o entendimento mútuo, gostaria de sugerir que instituíssemos programas de intercâmbio entre professores e alunos da Universidade Soka e da Universidade Chinesa de Hong Kong.
O vice-chanceler sorriu e concordou de imediato dizendo que era uma ideia maravilhosa. Lembrando que sua universidade já tinha programas de intercâmbio com uma universidade na Califórnia e outra em Paris, bem como com várias instituições de ensino superior japonesas, disse que ficaria muito feliz em acrescentar a Universidade Soka na lista e abrir um novo caminho.
Shin-iti, então, disse:
— Para começar, gostaria de convidar alguns dos seus professores para discursarem na Universidade Soka.
O vice-chanceler concordou entusiasticamente, expressando sua gratidão pelo convite e considerando o intercâmbio de estudantes e professores entre Hong Kong e Japão como uma forma de construir pontes de amizade e compreensão mútua para a próxima geração.
— Concordo plenamente. O mundo é um só e todas as pessoas são membros da mesma família global. A menos que possamos superar as barreiras da nacionalidade, etnia, religião e ideologia e trabalharmos juntos, jamais alcançaremos a verdadeira paz. Quero que os jovens compreendam isso profundamente.
O vice-chanceler assentiu dizendo que gostaria de ver a proposta de Shin--iti concretizada. Eles compartilhavam o mesmo desejo de paz e a preocupação com os jovens. Ambos estavam sendo sinceros e a conversa prosseguiu por cerca de uma hora.
Esse acordo entre Shin-iti e o vice-chanceler Li foi o ponto de partida para o intercâmbio entre a Universidade Soka e a Universidade Chinesa de Hong Kong. No fim daquele ano, um membro do corpo docente da escola visitou a Universidade Soka. Em março do ano seguinte, 1975, um acordo de intercâmbio acadêmico entre as duas instituições foi assinado. Esse foi o primeiro passo no programa internacional de intercâmbio da Universidade Soka, que, em 2006, incluiu 96 estabelecimentos de ensino de 44 países e territórios. O caminho para o intercâmbio com o mundo foi forjado por Shin-iti como fundador da Universidade.
Compartilhar nas