Caderno do Bloco
BS
Divisão Feminina de Jovens
28/08/2010
Hoje participei de um maravilhoso diálogo com minhas queridas companheiras e voltei para casa com o coração cheio de esperança! Algumas não puderam comparecer, pois trabalham aos sábados pela manhã.
Estou sentindo o quanto o ano de 2010 está sendo desafiador e o quanto preciso me esforçar ainda mais para ser uma digna discípula do presidente Ikeda, que comprova o Budismo Nitiren em todos os aspectos e locais de atuação.
Tenho desafiado e este ano duas pessoas ingressaram na BSGI, cumprindo meu juramento Seigan. Em breve, todos os blocos do meu distrito se tornarão Monarca! Que alegria!
Mas... só isso não basta. Preciso comprovar o “eu monarca” e romper meus limites para que eu possa conquistar a vitória profissional também, pois atualmente estou desempregada. Além disso, sei que algumas companheiras da minha organização também estão passando pela mesma dificuldade e outras estão buscando seu primeiro emprego.
Meu mestre diz:
“Ao dedicar-se às atividades da organização, cultivamos nossos valores e nosso caráter, evidenciando plenamente nosso potencial. Não há de fato melhor ‘escola’ que essa. Sendo esta jovem, com certeza, será bem-sucedida em qualquer campo de atuação.” (Terceira Civilização, edição no 477, maio de 2008, pág. 19.)
O presidente Ikeda também disse: “Tornem-se pessoas cuja presença seja bem-vinda e necessária no local de trabalho e na comunidade. É importante tornarem-se pessoas de confiança onde quer que estejam e que brilhem com fulgor. Algumas vezes, podem não gostar do trabalho à primeira vista, mas passam a amá-lo quando se conscientizam de fazer o máximo nele. [...] Chegar a ponto de gostar de seu trabalho também lhes dará condições de desenvolver o próprio talento. Uma vez que decidiram trabalhar em certo local, é importante que busquem o caminho que escolheram sem serem desencorajados nem derrotados, de forma que não tenham arrependimentos na escolha que fizeram”. (Ibidem.)
Eu fico feliz porque as minhas companheiras estão se esforçando para comprovar a grandiosidade do Mestre na sociedade. Cada vez mais as mulheres estão assumindo posições de liderança no mercado de trabalho, tornando-se pessoas valorosas!
O que é ser uma pessoa de grande valor?
Com certeza é aquela que faz a diferença, contribuindo positivamente em todos os lugares de atuação. É alguém fundamental e insubstituível, que não se contenta em apenas conquistar objetivos individuais e obter benefícios particulares, mas que procura empreender ações de amplo alcance que influenciem fortemente os rumos da comunidade, da nação e do mundo em que vive. É ser alguém que superou o egoísmo e deixou de olhar apenas para si, passando a se dedicar a metas grandiosas, tornando-se uma pessoa com atitudes de verdadeiro valor para a humanidade.
Recentemente, eu li a matéria sobre os três tipos de valores (do Belo, do Benefício e do Bem) ensinados pelo presidente Makiguti, focados na área do trabalho. O valor do Belo significa encontrar um emprego de que gostem; o valor do Benefício, é conseguir um emprego que proporcione um salário com o qual possam se sustentar; e o valor do Bem, encontrar um emprego que ajude os outros e que contribua para a sociedade.
Com o sentimento de gratidão, eu estou orando para conquistar grandes comprovações e avançar cada vez mais. Todos nós temos ainda tempo de conquistar muitas vitórias rumo aos 50 anos da BSGI e os 80 anos da Soka Gakkai. Eu não posso perder essa oportunidade!
Posso sentir o quanto o Mestre aguarda a nossa vitória e deseja-nos, acima de tudo, a felicidade! Em sua última mensagem, ele nos incentivou: “Solicito que recitem tenazmente o Daimoku a todo e qualquer momento e vivam por um curso da vida de avanço e mais avanço, de vitórias e mais vitórias, tanto no trabalho como na Organização e na família”. (Brasil Seikyo, edição no 2.043, 10 de julho de 2010, pág. A4.) É isso aí, vou orar e vencer!
Como ser uma excelente profissional:
→ Faça um bom planejamento e tenha objetivos claros;
→ Busque informações necessárias para a área a qual deseja atuar;
→ Procure capacitar-se e aprenda outro idioma;
→ Saiba trabalhar em equipe e mantenha bom relacionamento com as pessoas;
→ Explore o seu ponto forte e trabalhe o seu ponto fraco;
→ Seja flexível para lidar com diversas situações.
Compartilhar nas