marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Editorial

Editorial

download do ícone
ícone de compartilhamento

11/12/2010

Editorial

A nova sede da Editora Brasil Seikyo

A noite foi chuvosa e o dia amanheceu nublado. Mas no horário combinado o sol dissipou as nuvens e clareou a fachada do novo prédio da Editora Brasil Seikyo. Era a realização de um sonho e o prenúncio de uma nova era das publicações do Kossen-rufu do Brasil.

A inauguração da nova sede teve a honra da presença do vice-presidente da SGI e filho do presidente Ikeda, Hiromasa Ikeda, e comitiva. Depois do corte da fita na entrada do prédio, os convidados conheceram os três pavimentos e os 749 metros quadrados construídos. Um repórter do Seikyo Shimbun acompanhava a visita e ouviu o Sr. Hiromasa dizer com satisfação quando estavam na redação: “Interessante, esta sala tem a configuração dos grandes jornais como o New York Times; é compacta e todos trabalham próximos”.

Ao longo dos 45 anos, várias gerações de funcionários e colaboradores sonharam com uma sede própria, cujo belo prédio é fruto do esforço acumulado dessas pessoas. Por isso, este momento é tão especial e o compartilhamos.

A editora começou os trabalhos há 45 anos, com a publicação da primeira edição do jornal Nova Era que, um ano depois, chamaria Brasil Seikyo por sugestão do presidente Ikeda. Desde então, publicou 2.063 edições do Brasil Seikyo em português e japonês, 507 edições da revista Terceira Civilização e 108 da Revista Dez. São 4.741 edições e, numa conta aproximada, cerca de 85 mil páginas dedicadas a fomentar o Kossen-rufu e a unicidade de mestre e discípulo.

Gratidão, muita gratidão

Gratidão. Essa é a mais precisa expressão do sentimento da EBS. Porque publicar jornais e revistas não é tarefa fácil. Envolve redatores, fotógrafos, colaboradores, técnicos, gerentes. E, principalmente, os milhares de membros da BSGI que diuturnamente promovem e zelam para que periodicamente todos recebam as “cartas do Mestre”.

Destacamos o trabalho da Divisão Feminina; sem elas não haveria jornais, revistas e livros. As “mães do Kossen-rufu” encaram como missão de vida o apoio às assinaturas, divulgação e distribuição. Agradecemos sinceramente a todos e renovamos o sério compromisso de melhorar cada dia mais a qualidade.

A nobre missão da Editora e o desafio de 300 mil BS

Na cerimônia de inauguração, reafirmamos a decisão da editora de avançar em sintonia com a fase de expansão da BSGI, alcançando 300 mil assinaturas até 2030.

No dia seguinte, o Sr. Hiromasa Ikeda falou do espírito fundamental que deve permear o Brasil Seikyo: ser um jornal do ser humano, com redatores de primeira categoria e forte espírito de mestre e discípulo que transmitam esperança e alegria às pessoas. Nessa nova fase, esta Redação e toda a Editora renovam a decisão de manter vivo o direcionamento dado pelo presidente Ikeda. Permitam-nos a citação:

“Este é um jornal institucional da Soka Gakkai e seu espírito é ‘a grande paixão pela realização do Kossen-rufu. (...) A principal tarefa do jornal é incentivar a crença dos leitores, oferecer orientações sobre a prática budista, combater as difamações, tornar-se líder no campo da filosofia e do pensamento e reportar as informações relacionadas ao Budismo. Nosso jornal deve ter em sua base o pulsar da grande convicção do Budismo Nitiren.” (Nova Revolução Humana, volume 11).

Além disso, lançou metas, dentre elas “ser o melhor jornal do mundo”, “herdeiro do espírito de luta dos três Mestres“, “lutar contra maldades e injustiças”, “um livro didático da prática da fé”, “mostrar rumos para a paz da sociedade” e ser o “eterno aliado do povo”. Zarpamos, então, com muita disposição e entusiamo. Obrigado e boa leitura.

Compartilhar nas