Notícias
BS
Prefeito do Rio de Janeiro reconhece ideais pacifistas do Dr. Daisaku Ikeda
A Chave da Cidade do RJ, maior honraria munícipe, foi entregue ao Sr. Hiromasa Ikeda, que representou o presidente da SGI
11/12/2010
Hiromasa Ikeda, vice-presidente da SGI, chegou ao Centro Cultural do Rio de Janeiro (CCRJ) na tarde quente e ensolarada do dia 30 de novembro. O motivo da visita à “Cidade Maravilhosa” foi receber das mãos do prefeito Eduardo Paes a chave do município, representando o presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda.
Paes agradeceu a oportunidade de conceder a honraria mais alta da cidade ao presidente Ikeda. “O que a Soka Gakkai e o Dr. Ikeda vêm falando há muito tempo sobre humanismo, paz, convivência entre as pessoas de diferentes credos e culturas, talvez nunca tenha sido tão importante quanto agora com os acontecimentos dessa última semana no Rio. Ao entregar esta chave ao Dr. Ikeda, nós, cariocas, realizamos algo completamente compatível com os ideais que estamos buscando em nossa cidade. Sr. Hiromasa, leve essa chave para o mundo e diga ao Dr. Ikeda que as portas do Rio de Janeiro estarão sempre abertas para aqueles que têm a paz como missão”, concluiu.
Hiromasa Ikeda leu a mensagem enviada pelo líder da SGI, para a ocasião. Num dos trechos, consta: “Se acaso o Rio de Janeiro não existisse, a humanidade ficaria solitária e triste por perder grande parte da beleza, esperança e alegria de viver. (...) Enquanto a cidade mais linda do mundo prosperar, a humanidade será capaz de extrair nova energia de vida”.
Roberto Monteiro, vereador e coproponente da homenagem, também entregou na ocasião a “Moção de Congratulações” concedida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro pelos 80 anos de fundação da Soka Gakkai e pelos 50 anos da existência da BSGI, e ainda afirmou: “Atualmente, são poucas as organizações que buscam o ideal de paz, cultura e educação para a cidadania global por meio da revolução interior”.
A solenidade também contou com a participação do astrônomo e sócio titular do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Dr. Ronaldo Mourão.
Compartilhar nas