marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Caderno Especial

Sejamos o “monarca” dos monarcas

download do ícone
ícone de compartilhamento

11/12/2010

Sejamos o “monarca” dos monarcas
Como interpretar a “criação de valores” e o “dinâmico avanço” para 2011?

Podemos interpretar a criação de valores em dois aspectos: em primeiro lugar, é cada um se tornar valoroso na família, na sociedade e na organização. E em segundo, focalizando o futuro, principalmente a DS e DF devem se empenhar e apoiar a criação de valores dentro da DJ e DE.

Quanto ao dinâmico avanço, cito as palavras do presidente Júlio Kosaka na convenção em Manaus. Ele direcionou todos os membros a conquistar a harmonia familiar, a fazer a própria revolução humana e a solidificar a união harmoniosa na organização. Em termos organizacionais, dinâmico avanço é resultado concreto, ou seja, participação maciça de líderes e membros nas reuniões de palestra, no Departamento de Contribuintes e na assinatura das publicações. Afinal, a BSGI já é Monarca. Devemos nos tornar “monarca” dos monarcas.

Em 2010, a BSGI completou 50 anos, atingiu 100% do Bloco Monarca e 100% do juramento Seigan da DJ. E agora, em 2011 qual a prioridade na atuação?

São duas atividades básicas: Chakubuku e estudo do Budismo. É vencer 100% no objetivo de “Cada família faz um”, promovendo a campanha de Chakubuku com a mesma intensidade, seriedade e entusiasmo na luta do Bloco Monarca.

É incentivar a participação de todos os membros, principalmente os novos convertidos e os líderes de bloco nas reuniões mensais do Budismo na Vida Diária, uma atividade que visa a aplicação da filosofia budista na vida diária. Os jovens devem ser priorizados na promoção dessas duas campanhas. É primordial incentivar a leitura dos Escritos de Nitiren Daishonin na íntegra.

Uma das preocupações dos líderes é a capacitação dos líderes de bloco. Como os líderes podem incrementar a luta para capacitar ainda mais os líderes de bloco?

Conforme mencionado, o objetivo de 2011 é o fortalecimento dos líderes de bloco baseado nos estudos da filosofia budista e orientações do presidente Ikeda. A atividade do BVD (Budismo na Vida Diária) deve tomar uma dimensão inigualável em todo território nacional, criando ondas de coragem, esperança e alegria de viver impulsionadas pela filosofia do humanismo do Budismo Nitiren.

O BVD por bloco está estabelecido no periódico de cada coordenadoria. Para a consecução plena e satisfatória do BVD, é imprescindível a atuação direta dos líderes no apoio ao bloco. Definir, infalivelmente, os explanadores da matéria, os dirigentes de comunidade ou acima, do Grau Médio ou acima, de acordo com a diretriz do DEB; e, se possível, viabilizar o intercâmbio de explanadores. Além disso, a BSGI direciona todos os líderes de comunidade e acima a focarem a base como local de sua atuação, participando no respectivo bloco, no mínimo, uma vez por mês. Afinal, o tema da BSGI para 2011 é “Ano do Dinâmico Avanço do Bloco Monarca”.

Como aprofundar ainda mais em 2011 unicidade de mestre e discípulo com o presidente Ikeda?

Na mensagem enviada pelo presidente Ikeda para a Convenção do Cinquentenário da BSGI, consta: “Visando o auspicioso centenário da Soka Gakkai, construam em meu lugar a Soka Gakkai da Força Jovem Brasileira!” Nesta visita do Sr. Hiromasa Ikeda, fomos incentivados a construir a BSGI não somente para o Brasil mas para o mundo. Devemos construir uma organização aqui no Brasil que sirva como um grande modelo para o mundo. Esse é o sincero sentimento do Mestre quando afirma “construam em meu lugar”. É indiscutível, pelo menos para mim, o ensinamento do presidente Ikeda, demonstrado pelo seu próprio exemplo, que podemos manifestar a mesma força e sabedoria de um buda quando atuamos em unicidade com o mestre.

O que mais podemos desejar? O Mestre dedica tudo em prol dos discípulos. Por que, então, os discípulos não dedicam em prol do Mestre? Creio que podemos e devemos aprofundar esta relação dourada com o Mestre contínua e constantemente, não somente em 2011, eternamente, por meio da postura, da fala, da ação e da comprovação.

Compartilhar nas