marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Caderno Especial

Valores humanos e dinâmico avanço. O que significa?

O tema do ano é sempre o ponto essencial que deve nortear as atividades e o sentimento. Em 2011, será o ano dos “valores humanos” e do “dinâmico avanço”. O BS esmiuça abaixo os dois termos.

download do ícone
ícone de compartilhamento

11/12/2010

Valores humanos e dinâmico avanço. O que significa?
O que vem a ser “valores humanos”? A palavra “valor” significa importância que se atribui a algo ou alguém, mérito, estima. E “humano” o que é próprio do ser humano.

Na SGI, a criação desses valores está diretamente ligada a estimular as pessoas a manifestar o seu potencial interior para que assimilem valores mais humanistas e cultivem os mais nobres sentimentos, como coragem, honestidade, sinceridade. E dessa forma, aprimorar a vida por meio da prática budista para que se tornem seres humanos cada vez melhores e com auto-estima elevada.

Para descobrir e criar pessoas valorosas e capazes, é preciso ter a capacidade de enxergar e reconhecer as boas qualidades dos outros. O presidente da SGI, Daisaku Ikeda, citou três pontos básicos para o surgimento dessas pessoas: dedicação, encorajamento e assistência. Ele disse que se não houver dedicação, as palavras não surtirão efeito nem tocarão o coração das pessoas. Não há orientação ou forma de educação que supere o encorajamento. É assim que as boas qualidades são descobertas, fazendo com que a pessoa evidencie toda a sua capacidade. A assistência cria e fortalece os laços de confiança e de amizade. Sem assistência, não se pode esperar que as pessoas cresçam sozinhas e se tornem brilhantes seres humanos. Sob a ótica budista, todos possuem o mesmo potencial, mas com uma missão única que cada um pode realizar.

Somente pelo esforço é que surgirão esses grandiosos “valores humanos”.

Chegou a hora de avançar

“Neste momento é chegado o importantíssimo ‘tempo’ da arrancada rumo ao futuro do Kossen-rufu.” — Essas palavras do presidente da SGI no cinquentenário da BSGI dão um direcionamento claro de como será a atuação no ano seguinte. Em 2010, a Organização alcançou um inimaginável desenvolvimento com a consolidação dos blocos monarcas, o que impulsionou o crescimento do Kossen-rufu do Brasil.

“Dinâmico” diz respeito ao movimento e à força, que se modificam continuamente, que evolui, muda, que envolve grande atividade, criatividade e agilidade, que se revela muito diligente, ágil, criativo, empreendedor. E a palavra “avançar” também tem um grande significado. Quer dizer progredir, expandir-se, ir além de; superar.

No próximo ano, a BSGI continuará a escrever uma história de avanço ininterrupto com o foco no estudo do Budismo e no Chakubuku por meio da vitória no grande objetivo de “Cada família faz um”. Como afirma o presidente Júlio Kosaka, “agora é a vez da BSGI ser um exemplo mundial da vitória no Chakubuku”. (ver Periódico de Atividades das coordenadorias, pág. 4.)

2011 será o ano em que a BSGI mais uma vez corresponderá às expectativas do presidente Ikeda de que seu avanço será o avanço da felicidade da humanidade. Vamos avançar cada vez mais, progredir e superar limites para continuar construindo a organização dos sonhos do Mestre em terras brasileiras.

Compartilhar nas