Caderno Dinâmico Avanço
BS
História das grandiosas Mulheres Soka
Em comemoração dos 60 anos de fundação da Divisão Feminina da Soka Gakkai, compartilharemos a história das grandiosas Mulheres Soka, narrada pelo presidente Ikeda no romance Revolução Humana (v. 5, p. 64 a 74).
23/04/2011
Foi uma atitude corajosa realizar um jantar justamente em uma época em que o país tentava se reerguer após o fim da Segunda Guerra Mundial. Ele observou o aspecto sadio de cada uma e disse em seguida:
“— Nesta noite, desejo dialogar confortavelmente sobre o Kossen-rufu, apreciando saborosos pratos.
“— Como sempre, a força da mulher é muito mais grandiosa do que se pensa habitualmente. Um filósofo ocidental disse: “O álcool é forte; o rei é mais forte; a mulher é ainda mais forte; entretanto, a verdade é a mais forte de todos. (...)
“Seis anos pós-guerra. Essas mulheres continuavam a viver com suas lutas corajosas e perseverantes, a fim de recuperar a autoestima do povo de um país derrotado. Elas devem ter passado por momentos realmente difíceis. Consequentemente, nas mulheres que preservaram a Lei Mística, sua fé se tornava quase um desafio. Para superar o sofrimento de ver o seu marido com a esperança perdida na fisionomia, realizavam o Chakubuku. Quando percebiam que a reserva de arroz já se esgotava, corriam desesperadamente para realizar o Chakubuku. Carregavam o recém-nascido nas costas, levavam as crianças pelas mãos, visitando os amigos e os conhecidos orando Daimoku. O motivo não era pedir socorro. Elas andavam para o Chakubuku, embora o estômago estivesse vazio.
“Toda era benevolente com essas senhoras. Incentivava-as embora não afrouxasse o cordão de sua orientação. Ele sabia que uma religião que não conseguisse convencer e surpreender a mulher nunca seria digna de ser considerada como filosofia de fé genuinamente democrática. (...)
“Toda escolheu 52 senhoras. Em seguida, tratou-as como responsáveis pela Divisão Feminina. Jossei Toda estava satisfeito com a reunião daquela noite inesquecível que marcou o progresso da Divisão Feminina. (...)
“Que entusiasmo! Estou sinceramente satisfeito pela vida de cada uma.....Darei uma poesia de presente comemorando esta noite. É assim:
São flores de lírios,
Brancas e perfumadas
Que aqui se reuniram;
São corações sublimes
Num elo de amizade...”
Elas lutaram lado a lado com o mestre e os companheiros com todas as forças para, efetivamente, contribuírem para a edificação de uma Soka Gakkai forte que fosse capaz de transformar a sociedade japonesa em um ambiente de paz, justiça e igualdade.
Compartilhar nas