Nova Revolução Humana
BS
Luz do Sol (20)
23/04/2011
— Irei sem falta visitar o Brasil. Então, todos os sofrimentos que viemos passando haverão de se transformar em grande alegria. Na realidade, quanto maior o sofrimento, maior será a alegria a ser experimentada. Lembre-se que o avanço do Kossen-rufu é acompanhado de obstáculos e dificuldades. Nitiren Daishonin diz: “Se propagar [este ensino], os demônios surgirão sem falta. Se eles não aparecerem, não há como saber se este é o correto ensino” (Gosho Zenshu, p. 1.087). Os integrantes da Divisão dos Jovens do Brasil vivenciaram isso pela primeira vez e triunfaram. Isso se tornou um maravilhoso tesouro. Vamos continuar a aprimorar os jovens em prol de um futuro brilhante.
— Sim! — respondeu Saiki com firme determinação. Então, ele perguntou a Shin-iti:
— O que devemos ter em mente ao desenvolver a próxima geração?
Shin-iti respondeu sem hesitar:
— A coisa mais importante é confiar nos jovens, estimá-los e apoiá-los de todas as formas possíveis. Devemos interagir com eles com a consciência de que estamos servindo aos futuros líderes.
Além disso, devemos incentivá-los a assumir plena responsabilidade e iniciativa em fazer o melhor possível em tudo que tentarem. Isso lhes dará confiança, orgulho e esperança, que por sua vez se tornará um impulso para o seu desenvolvimento.
O autor francês Romain Rolland (1866-1944) escreveu: “Seja gentil com os mais novos assim como os mais velhos foram com você”.*
Os jovens se desenvolvem quando são estimulados pelo calor humano dos mais velhos que cuidam deles, assim como as plantas são nutridas pelos raios de sol.
Shin-iti acrescentou:
— Também é importante ajudar os jovens a compreenderem os pontos básicos da fé. Em particular, devemos ensiná-los sobre os princípios fundamentais: a importância de uma estreita comunicação, da recitação do Gongyo e do Daimoku, de realizar o Chakubuku, de estudar o Budismo e de realizar visitas familiares.
O treinamento também é vital. O objetivo desse aprimoramento é obter total conhecimento de algo na prática, até que se torne uma segunda qualidade. Sem isso, embora possamos entender as coisas de um nível intelectual, não seremos capazes de responder adequadamente quando necessário. Além disso, enfrentar novos desafios é a essência da juventude. Nós sempre deveríamos elogiar e apoiar os jovens quando eles tentam algo novo, mesmo que eles falhem nesse intento.
Compartilhar nas