marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Bloco Monarca

Diálogo, a arte de ouvir e conduzir à felicidade

E-mails, telefonemas, internet — a tecnologia de comunicação invade cada dia mais os lares. Mas a SGI mantém no diálogo pessoal sua principal e grande arma para criar uma sólida cultura de paz

download do ícone
ícone de compartilhamento

17/09/2011

Diálogo, a arte de ouvir e conduzir à felicidade
Da redação

A base da Soka Gakkai é o diálogo. Seja para realizar o Chakubuku, para trocar experiências, compartilhar vitórias, resolver problemas. O diálogo é, sempre, a opção mais humana e mais eficaz.

No trecho abaixo, o presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, faz uma profunda análise da importância do diálogo, mesmo numa época cada vez mais tecnológica.

“O Dr. Tehranian, famosa autoridade em comunicação internacional, salienta que, apesar do grande desenvolvimento dos canais de comunicação, o mundo atual sofre de uma terrível carência de um verdadeiro diálogo. O mundo está conectado, diz ele, mas não ocorre nenhum diálogo verdadeiro. Concordo totalmente.

“Apesar de os avanços técnicos terem diminuído rapidamente as distâncias físicas, nosso coração permanece distante. A alienação continua a ser um problema forte e persistente. É por essa razão que nossa sociedade, cada vez mais voltada para a informação, necessitará de líderes comprometidos com o humanismo e que busquem de forma ativa o diálogo de vida a vida, demonstrando caráter e integridade. O Dr. Tehranian e eu concordamos plenamente com isso.”

Reuniões de palestra: um modelo de inspiradora comunicação de vida a vida

“O Dr. Tehranian citou as reuniões de palestra e de diálogo promovidas pela SGI como um modelo ideal para essa inspiradora comunicação de vida a vida. Ele disse o seguinte [no diálogo que será publicado em breve]: ‘Valorizo altamente o papel dessas associações voluntárias como a SGI, que promovem reuniões de pequenos grupos e diálogos entre seus membros. No nível das corporações e dos Estados modernos, o que tende a predominar são a abstração, a impessoalidade, a ganância e a agressão.’

“À medida que a revolução na tecnologia da informação continua a avançar, é natural que o diálogo de pessoa a pessoa, em que acontece uma verdadeira comunicação de vida a vida, seja cada vez mais essencial para a saúde individual e para o desenvolvimento social.

“Os líderes intelectuais do mundo inteiro estão começando a perceber o fato de que a SGI está na liderança da criação de um mundo assim e da contribuição para o desenvolvimento de uma nova civilização global.” (Fonte: Brasil Seikyo, edição no 1.579, 11 de novembro de 2000, p. A4).

Compartilhar nas