marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Nova Revolução Humana

Caminho da Amizade (31)

download do ícone
ícone de compartilhamento

19/11/2011

Caminho da Amizade (31)
Em 2 de junho, o quarto dia de sua visita à China, Shin-iti Yamamoto e sua comitiva visitaram uma fábrica de semicondutores para mecanismos de precisão em Xicheng, Distrito de Pequim. A maioria dos funcionários, cerca de 350, era mulher.

Antes do estabelecimento da República Popular da China, as mulheres estavam relegadas às sombras, incapazes de participar plenamente na sociedade. Após a revolução cultural, no entanto, sob o lema “As mulheres sustentam a metade do céu”, a base para a igualdade de gênero estava estabelecida e a posição social das mulheres melhorou drasticamente.

De acordo com o supervisor, ali já havia sido um pequeno estabelecimento que fabricava balanças de precisão, mas foi transformado por meio dos esforços meticulosos das mulheres que trabalhavam lá. Quando a fábrica passou a produzir transistores em 1965, dez funcionárias foram escolhidas para estudar na Universidade de Tsinghua. Elas não tinham muita instrução, mas a determinação de contribuir para o crescimento nacional era inigualável.

Certo dia, durante uma aula, elas foram orientadas a olhar os projetos de um forno de difusão utilizado na fabricação de semicondutores. Quando expuseram os planos, alguns alunos da classe começaram a rir em silêncio.

Elas perguntaram:

— O que é tão engraçado?

E lhes foi dito que estavam vendo os projetos de cabeça para baixo.

As mulheres não sabiam nada no início, mas trabalharam arduamente. Nunca desistiram e conseguiram absorver as informações difíceis rapidamente. Às vezes, o esforço dava-lhes dor de cabeça, mas logo tomavam um analgésico e continuavam a estudar com afinco. Um ano depois, elas concluiram o seu primeiro forno de difusão.

O filósofo francês Jean-Jacques Rousseau (1712-1778) observou: “Todos as pessoas que mantiveram a moral respeitaram as mulheres” (Jean-Jacques Rousseau, Emile, or On Education, traduzido por Allan Bloom [London: Penguin Books, 1991], p. 390).

Países e organizações em que as mulheres são estimuladas a mostrar seu pleno potencial sempre crescem e prosperam rapidamente.

Depois de ouvir, Shin-iti e os demais visitaram a fábrica. Eles foram apresentados a uma das mulheres que frequentou a Universidade de Tsinghua. Shin-iti a fotografou com uma câmera instântanea e em seguida presenteou-a com a foto. Então comentou:

— Fiquei muito comovido com a história de sua maravilhosa luta. Gostaria de louvar seus esforços e suas realizações.

O semblante da mulher no mesmo instante brilhou de gratidão e orgulho ao ouvir essas sinceras palavras.

Compartilhar nas