marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Nova Revolução Humana

Laços de Confiança 18

download do ícone
ícone de compartilhamento

11/08/2012

Laços de Confiança 18
Shin-iti estava contente por reportar detalhadamente ao presidente da Associação da Amizade Sino-Japonesa, Liao Chengzhi, partes da mensagem do presidente Aleksey Kosygin de que a URSS não tinha a intenção de atacar a China.

Assim, ele mudou de assunto. Respostas rápidas são a essência da diplomacia. E então perguntou a Deng Xiaoping:

— Em sua opinião, qual será a atitude mais importante para o desenvolvimento da amizade entre os dois países a partir de agora?

O vice-primeiro-ministro respondeu:

— Os povos da China e do Japão necessitam aprofundar continuamente a mútua compreensão, amizade e interação. Partilhamos de uma história de interação que data de mais de dois mil anos. Em todo esse período, a relação entre os nossos países apenas se tornou desagradável há cem anos. Fomos subjugados pelo militarismo japonês, o que trouxe imenso sofrimento, não só para os chineses, como para os japoneses também. Por essa razão, não culpamos o povo japonês. Mas isso ficou no passado e as relações diplomáticas entre os nossos países têm se normalizado. O que precisamos fazer agora é olhar para o futuro e lutar a fim de fortalecer nossos laços de amizade para as gerações vindouras.

Como o educador chinês, Tao Xingzhi (1891–1946) disse: “Uma era de ouro se estende à nossa frente, no nosso futuro”.

Shin-iti então perguntou sobre a saúde do presidente Mao Tsé-tung e do primeiro-ministro Chou Enlai. Deng falou sobre a condição do primeiro-ministro:

— O primeiro-ministro Chou está hospitalizado há seis meses e sua condição é grave. Sua carga de trabalho vinha crescendo nos últimos anos e ele ficou desgastado. Estamos fazendo tudo o que podemos para diminuir seu fardo o máximo possível. Agora, somente o informamos de problemas mais críticos e pedimos instruções nos dias em que sua condição física está boa. O primeiro-ministro Chou deseja muito encontrá-lo. Entretanto, neste momento, não permitimos que ele veja ninguém, não importa quem seja.

Shin-iti disse:

— Entendo. Se tiver a oportunidade, por favor, envie meu voto de melhoras a ele e diga que estou orando por sua saúde. E, por favor, envie também minhas considerações ao vice-primeiro-ministro Li Xiannian, com quem me encontrei na última visita.

Compartilhar nas