marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Imagem edicao

Conteúdo

Caderno Desafios da Juventude

Amigos bons, vida rica! [2]

Caderno Desafios da Juventude

Amigos bons, vida rica! [1]

Caderno Desafios da Juventude

Capa

Caderno Nova Revolução Humana

Partes 26 e 27

Caderno Nova Revolução Humana

Partes 24 e 25

Caderno Nova Revolução Humana

Partes 22 e 23

Caderno Nova Revolução Humana

Partes 20 e 21

Caderno Nova Revolução Humana

Capa

Encontro com o Mestre

Capa

Caderno BS Jovem

Entre aspas

Caderno BS Jovem

Correndo atrás

Caderno BS Jovem

Quadrinhos

Notícias

BS na nova era

Os Encantos da Filosofia Budista - Para Iniciantes

A importância do ponto primordial

Voz do Leitor

Voz do leitor

Especial

O mundo precisa de uma nova e poderosa filosofia

14 e 24 de agosto As pessoas estão procurando algo que elimine o vazio espiritual da nossa época. O presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, começou a praticar o budismo há 65 anos buscando o sentido da vida. Hoje, como mestre do Kossen-rufu mundial, dá respostas claras e mostra um caminho seguro para a humanidade finalmente encontrar a paz e a prosperidade

download do ícone
ícone de compartilhamento

18/08/2012

O mundo precisa de uma nova e poderosa filosofia
Da Redação

A filosofia da dignidade da vida da unicidade de mestre e discípulo é a força vital que dará um rumo claro à humanidade.

E o presidente Ikeda, que completa 65 anos de prática budista, é o expoente dessa filosofia. É muito arriscado viver sem um modelo humano perfeito e confiável. Pessoas precisam de pessoas para se tornarem humanas. Precisam de um mestre que conecte a mente delas com a lei da vida que fornece energia e sabedoria em abundância. Ciência, psicologia, socialismo, capitalismo, conferências, ética, moralidade, filosofia, economia — tudo isso, apesar da enorme contribuição, ainda não preenche o vazio espiritual que predomina no mundo.

Angústia existencial e marasmo filosófico impulsionaram o jovem Ikeda, aos 19 anos, a participar de uma reunião sobre filosofia, há 65 anos. Logo que chegou percebeu que o assunto era budismo. Se soubesse que esse era o tema não teria ido, porque abominava o clero budista corrupto normalmente encontrado na época. Ao chegar ele foi envolvido pelo cativante e sincero caráter iluminado de Jossei Toda que lhe respondeu as questões mais difíceis da vida com total confiança e precisão. Uma filosofia que respeita a dignidade da vida, explica a razão da existência, esclarece a morte, não dá privilégio nem discrimina e traz esperança e vigor aos jovens — era isso o que o jovem procurava.

Daisaku Ikeda concluiu rapidamente que a humanidade precisa de um bom mestre. Um mestre que cause uma explosão de sabedoria em seu discípulo e não apenas uma explosão de informações como acontece hoje. E naquela noite quente de 1947, num encontro presenciado por poucas pessoas, iniciava-se o laço humano que mudaria o rumo da humanidade. Dez dias depois, o jovem Ikeda recebeu seu Gohonzon e começou a praticar assiduamente o budismo. Durante dez anos foi treinado por Jossei Toda em todos os campos: budismo, liderança, artes, literatura, economia, política. E, mais que tudo isso, herdou o sangue vital da iluminação que Toda vivia plenamente após vencer perseguições terríveis pelo militarismo.

O “viajante da paz”, Daisaku Ikeda, passou os últimos 65 anos incentivando todas as pessoas que encontrou. Foram milhares, milhões. Sua revolução humana impulsionou a mudança de cerca de 13 milhões de membros da SGI em 192 países e vem provocando a mudança do destino da própria humanidade. A abrangência dos seus ensinamentos e a extensão da rede que ele criou em prol da paz é uma complexa inter-relação humanista oriunda de muito esforço, milhares de diálogos com personalidades, milhares de livros, palestras, poemas, ensaios, fotos, histórias.

O supremo respeito à dignidade da vida é o princípio básico do mestre do Kossen-rufu mundial, Daisaku Ikeda. Ele provou que é possível uma grande e irrestrita transformação do estado de vida do planeta. E essa mudança começa com a pessoa que está à sua frente. Ore por ela, respeite-a, admita que você e esta pessoa são budas. E aja com rapidez, sinceridade e coragem para travar diálogos ricos com ela. Essa revitalização de um por um dos relacionamentos com base na mesma postura que tem o mestre é a essência das ações do presidente Ikeda. Há 65 anos é assim.

O caminho seguro de mestre e discípulo

“Foi inteiramente graças ao treinamento que recebi do Toda Sensei quando jovem que pude me encontrar com essa ampla variedade de pessoas e conversar e trabalhar junto com elas em tantos níveis diferentes. Faz 65 anos desde o primeiro encontro que tive com o Sr. Toda (em 14 de agosto de 1947). Permaneci como um leal e dedicado discípulo dele durante todos esses anos. Sempre me empenhei com a disposição de total união com meu mestre. Esse é o supremo caminho de um discípulo.” Daisaku Ikeda (BS, ed. 1.970, p. A5.)

65 anos

Ele não é um poeta comum

“O presidente Ikeda não é um poeta comum. É um poeta de ação! Ele não só registra sua visão nos poemas mas os reflete na sociedade real por meio da sua postura e suas ações. Para melhorar o mundo, ele próprio pega a pena para escrever e luta na sociedade real.”

Tan Sri Ismail Hussein, Associação Nacional dos Escritores da Malásia

É o meu mestre

“O Dr. Ikeda é um grande líder, filósofo e, digo do fundo do coração, meu mestre! Ele preza cada pessoa como única, onde quer que seja. Para lançarmos luz às pessoas esquecidas, cada indivíduo deve acreditar na filosofia budista. Devemos inspirar cada pessoa e tornarmo-nos agentes para torná-las felizes.”

Dr. Sethu Kumanan, poeta e educador indiano. Fundou a Escola Dr. Ikeda na Índia

Um eterno viajante

“O Dr. Ikeda é um eterno viajante. É uma pessoa que estuda e continua se desenvolvendo. E fará isso até a sua morte. Caso alguém deixe de estudar, é o mesmo que ter morrido vivo. Viver é sempre buscar a luz. Essa luz é a sabedoria.”

Ronald Bosco, ex-presidente da Sociedade Thoreau, França

Compartilhar nas