marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Imagem edicao

Conteúdo

Caderno Desafios da Juventude

Amigos bons, vida rica! [2]

Caderno Desafios da Juventude

Amigos bons, vida rica! [1]

Caderno Desafios da Juventude

Capa

Caderno Nova Revolução Humana

Partes 26 e 27

Caderno Nova Revolução Humana

Partes 24 e 25

Caderno Nova Revolução Humana

Partes 22 e 23

Caderno Nova Revolução Humana

Partes 20 e 21

Caderno Nova Revolução Humana

Capa

Encontro com o Mestre

Capa

Caderno BS Jovem

Entre aspas

Caderno BS Jovem

Correndo atrás

Caderno BS Jovem

Quadrinhos

Notícias

BS na nova era

Os Encantos da Filosofia Budista - Para Iniciantes

A importância do ponto primordial

Voz do Leitor

Voz do leitor

Caderno Nova Revolução Humana

Partes 22 e 23

download do ícone
ícone de compartilhamento

18/08/2012

Partes 22 e 23

PARTE 22

Os médicos que cuidavam do primeiro-ministro Chou Enlai o alertaram que se ele insistisse em se encontrar com Shin-iti, poderia pôr sua vida em perigo, mas ele respondeu energeticamente:

— Tenho de me encontrar com o presidente Yamamoto de qualquer maneira.

Sem dúvida ele estava determinado a se reunir com Shin-iti e seus médicos não sabiam o que fazer para impedi-lo. Eles falaram com a esposa do primeiro-ministro, a senhora Deng Yingchao (1904–1992), num esforço de convencê-la a fazer seu marido desistir da ideia, mas ela disse:

— Se o companheiro Enlai insiste tanto em se encontrar com o presidente Yamamoto, então, por favor, deixem-no fazê-lo.

A senhora Deng tinha assimilado o profundo desejo de seu marido de se reunir com Shin-iti.

Antes de deixar o Hotel Pequim, Shin-iti disse ao presidente Liao:

— Do meu grupo, somente minha esposa, Mineko, e eu nos encontraremos com o primeiro-ministro Chou para conversar. Se ele tiver de falar com um grupo grande, poderá se cansar demasiadamente.

O presidente Yamamoto sentia que isso era o mínimo que podia fazer para minimizar o estresse sobre o estadista.

O grupo saiu do hotel e enfrentou o ar gelado da noite. A temperatura parecia estar abaixo de zero e o frio alfinetava a pele como agulhas. Dividindo-se em vários carros, Shin-iti e sua delegação rodaram pela noite escura numa velocidade considerável. Depois de cerca de quinze minutos, eles pararam em frente ao Hospital Pequim 305, onde o primeiro-ministro estava internado. Ao saírem do carro e entrarem no prédio, foram saudados pelo primeiro-ministro Chou, que estava parado na frente deles, vestido um terno mao. Estendendo a mão direita, Shin-iti disse:

— Estou muito grato por esta oportunidade de encontrá-lo mesmo durante sua internação.

O primeiro-ministro sorriu e apertou a mão.

— Muito obrigado por ter vindo.

Shin-iti estendeu sua mão esquerda para gentilmente apoiar o antebraço direito do primeiro-ministro. Em 1939, no meio da luta revolucionária, Chou caiu do cavalo e quebrou o braço direito um pouco abaixo do cotovelo. Shin-iti sabia que o braço dele tinha ficado um pouco retorcido por causa do machucado.

As mãos do primeiro-ministro estavam muito pálidas, semelhantemente às do presidente Toda quando ele se enfraqueceu fisicamente em seus anos finais. Isso comoveu Shin-iti profundamente. Os dois homens se olharam atentamente. Shin-iti sentiu uma profunda energia emanando do magro corpo do primeiro-ministro.

Eram nove horas e cinquenta e cinco minutos da noite do dia cinco de dezembro.

PARTE 23

O primeiro-ministro Chou Enlai dirigiu-se ao presidente Yamamoto de uma forma amigável:

— Primeiro, vamos tirar uma foto comemorativa com todos.

Em seguida, cumprimentou e apertou a mão de cada membro da comitiva. Todos posaram para a fotografia com expressão tensa, refletindo a importância da ocasião. Logo após, Chou pediu a Shin-iti que o seguisse. E, como combinado anteriormente, Shin-iti e Mineko se reuniram com o primeiro-ministro num quarto separado, deixando o restante do grupo para trás.

Uma vez que se sentaram, o primeiro-ministro observou:

— Presidente Yamamoto, acredito que esta é sua segunda viagem à China. Em sua visita anterior, minha saúde estava no seu pior momento e não pude vê-lo. Mas já que estou lentamente me recuperando, queria muito encontrá-lo. Estou feliz por esta oportunidade.

Chou estava com 76 anos e Shin-iti, com 46. Talvez o primeiro-ministro estivesse contando com o potencial jovem de Shin-iti. Como o gigante literário alemão Johann Wolfgang von Goethe (1749–1832) escreveu: “É preciso ser jovem para fazer grandes coisas”. O futuro é criado por meio do poder fresco da juventude, e por isso que é tão importante dedicar todas as nossas energias para promover os jovens.

A tradução com a intérprete da reunião foi feita pelo membro do Conselho da Associação da Amizade Sino-Japonesa Lin Liyun. Mineko começou a registrar energicamente num bloco de anotações tudo sobre o encontro entre o primeiro-ministro Chou e seu marido. Ela estava certa de que seria uma ocasião histórica, mas não havia nenhum repórter presente. Sentindo um senso de responsabilidade a pressionando, escreveu da forma mais rápida e precisa possível.

Chou valorizava os esforços consistentes de Shin-iti para fortalecer a amizade sino-japonesa. Ele disse:

— Presidente Yamamoto, o senhor tem enfatizado a necessidade de promover relações amigáveis entre os povos dos nossos países, independentemente das dificuldades envol­vidas. Estou extremamente satisfeito por isso. Amizade bilateral é o nosso desejo mútuo. Vamos lutar por isso juntos.

Embora ele tenha falado em tom suave, sua voz transmitia força.

Com essas palavras, Shin-iti sentiu a ardente esperança do primeiro-ministro de que um caminho para a amizade duradoura entre o Japão e a China poderia ser aberto, e que ele próprio estava sendo encarregado de criar a paz.

Compartilhar nas