Caderno Especial
BS
Ilumine o mundo inteiro!
Canção triunfal do grande juramento Seigan de mestre e discípulo
21/12/2013
Sinceros parabéns pela histórica realização da Primeira Reunião de Líderes da Nova Era que interliga todo o Japão e reúne os líderes de profundos laços cármicos de 85 países e territórios dos cinco continentes.
Estimados integrantes do Super Sounds da SGI dos Estados Unidos, um dos melhores grupos de artistas de jazz do mundo, meu muito obrigado!
Quero enaltecer do fundo do coração que tanto a música como as vozes dos companheiros do Ongakutai, da Kotekitai, do coral e das demais apresentações da Divisão dos Jovens e dos Estudantes ressoarão até o centenário da fundação como o som místico da esperança e da vitória.
Muito, muito obrigado!
É graças à oração, à sinceridade e à dedicada luta de todos os preciosos companheiros que surgiu o Auditório do Grande Juramento pelo Kossen-rufu. Não há a menor dúvida de que o buda Nitiren Daishonin está louvando cada um dos senhores, nobres e respeitáveis companheiros, dizendo: “Vocês construíram o maior auditório do grande juramento de todo o Jambudvipa [o mundo inteiro]”.
A honra e os benefícios de todos serão imensuráveis e ilimitados e, sem falta, transmitidos às gerações futuras de sua família.
Com inesgotável sentimento de gratidão, dedico-lhes o poema:
Castelo da Canção do Triunfo
Do Grande Juramento Seigan
De Mestre e Discípulo
Transforme a tristeza em
esperança, o sofrimento
em alegria!
No trecho Jigague do capítulo “Juryo” do Sutra de Lótus, o poema que recitamos diariamente em nosso Gongyo, consta uma passagem que possui um ritmo belo e cadenciado: “Onrin-sho-do-kaku; Shuju-hosho-gon; Hoju-take-ka; Shujo-shoyu-raku”. Esse trecho diz: “Enquanto os seres presenciam o final de um kalpa e tudo é consumido em chamas, esta minha terra permanece segura e tranquila, sempre cheia de seres humanos e seres celestiais. Vários tipos de gemas adornam seus corredores e pavilhões, jardins e bosques. Árvores preciosas dão flores e frutos em profusão, e os seres vivem felizes e tranquilos. As divindades fazem repicar os tambores celestiais interpretando, sem cessar, a música mais diversa”.
A cerimônia de hoje, que comemora a conclusão do novo “Castelo do Tesouro”, não seria, de fato, o aspecto do radiante encontro citado nessa passagem do Sutra de Lótus, na qual “os seres vivos vivem felizes e tranquilos”?
Nós, mestre e discípulos Soka, somos os bodhisattvas da terra que emergem bailando, com o juramento de expandir este local em que “os seres vivos vivem felizes e tranquilos” para todo o mundo, em meio a esta era maléfica dos Últimos Dias da Lei repleta de conflitos, tragédias e doenças. Este é o juramento Seigan pelo Kossen-rufu confiado a nós por Sakyamuni e por Nitiren Daishonin.
É por essa razão que viemos provocando as ondas da revolução humana sem temermos nada, fazendo despertar a mais sublime vida do buda em cada pessoa que encontramos, transformando a tristeza em esperança, o sofrimento em alegria e a incerteza em coragem.
Além disso, com base na ideologia humanista do budismo, viemos aproximando e unindo a humanidade por meio do
diálogo e do intercâmbio da paz, cultura e educação e estamos construindo e abrindo a terra da tranquilidade e alegria elevando ainda mais o intelecto e a capacidade criativa dos jovens.
Hoje também os honrosos companheiros Soka estão contribuindo com a inabalável perseverança de um buda e com grande sinceridade em prol das pessoas e da sociedade, cada qual em sua terra do juramento Seigan, a começar por Tohoku e em todo o Japão e no mundo.
Pela felicidade de si próprio
e de outras pessoas
Em seus escritos, Nitiren Daishonin apresenta a seguinte conclusão: “Não há felicidade maior para os seres humanos que recitar o Nam-myoho-rengue-kyo.” (END, v. III, p. 199). Afirma também: “Sofra o que tiver de sofrer. Desfrute o que existe para ser desfrutado. Considere tanto o sofrimento como a alegria como fatos da vida e continue recitando o Nam-myoho-rengue-kyo, não importando o que aconteça” (Ibidem).
Nosso Daimoku é o de juramento pelo Kossen-rufu. Não existe outro ritmo que proporcione esta “maior alegria dentre todas as alegrias” tão poderosa, tão profunda e tão radiante. Sejam quais forem as dificuldades e os sofrimentos, não somos derrotados por nada. Por meio do poder do Daimoku, transformamos até mesmo os infortúnios em benevolência para incentivar e salvar as pessoas e avançarmos radiantemente.
A minha vida e a dos senhores estão sempre ligadas e unidas por meio deste Daimoku do juramento Seigan.
O presidente Toda conclamou: “‘Shujo-shoyu-raku’ — ou seja, nascemos neste mundo para vivermos ‘felizes e tranquilos’. Kossen-rufu é ser feliz e também fazer os outros felizes. Quanto mais difíceis as circunstâncias, devemos lutar ainda com maior alegria e
disposição!”.
Em torno do Auditório do Grande Juramento pelo Kossen-rufu que acaba de ser concluído, vamos estender amplamente a rede de infinita esperança denominada Soka. Vamos iluminar intensamente o futuro da Terra. A estrela do nosso juramento Seigan é o nosso planeta!
Por fim, concluo a minha mensagem dedicando aos meus estimados companheiros do remoto passado dos 192 países e territórios o poema:
Você e eu,
O bailar triunfal
Do juramento do
Bodhisattva da Terra.
Tenham todos excelente disposição! Vamos juntos desfrutar de saúde e longevidade ainda maiores!
Daisaku Ikeda
Presidente da
Soka Gakkai Internacional
Compartilhar nas