marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Editorial

Editorial

download do ícone
ícone de compartilhamento

18/10/2014

Editorial

Estudem os escritos com elevada condição de vida

No escrito de Nichiren Daishonin O Verdadeiro Aspecto de Todos os Fenômenos consta: “Empenhe-se nos dois caminhos da prática e do estudo. Sem prática e estudo não haverá budismo” (CEND, v. I, p. 405).

Nesta edição, no Encontro com o Mestre, o presidente Ikeda nos encoraja com a frase acima, ensinando-nos a elevar nossa condição de vida por meio do contato constante com o Gosho: “Vivam com os escritos do Buda. Vençam e abram caminhos hasteando a valiosa espada que transforma veneno em remédio”.

Ao compartilhar momentos vividos com seu mestre, o professor Jossei Toda, num trem da linha Shonan, o presidente Ikeda afirma: “Eu era jovem. Meu mestre explanava os escritos do Buda mesmo durante a viagem. No momento que avistamos o Oceano Pacífico pela janela do trem, Toda Sensei disse: ‘Devemos ler os escritos do buda Nichiren Daishonin com elevada e vasta condição de vida tal qual aquele oceano. Caso contrário, uma pessoa comum jamais manifestará a condição de um buda’. Abrir os escritos do Buda é o mesmo que abrir e ampliar sua condição de vida, e lê-los significa aproximar-se do ilimitado coração do Buda. É lutar para quebrar o casulo que delimita seu pequeno mundo”.

Que extraordinária a grandiosidade do coração do Mestre!

Estudo para a vitória no cotidiano

Nosso mestre nos ensina também sobre a postura para ler e estudar os escritos de Nichiren:

“Sobre a postura ideal para ler e estudar os escritos de Nichiren Daishonin, o Sr. Toda nos ensinou que devemos compreender que a fé, e somente a fé, permeia o âmago dos ensinamentos do Buda. E acrescentou: ‘Deve entender o que está na base das palavras de Nichiren Daishonin: ardente paixão e convicção inabalável de salvar a humanidade’. O estudo deve ser conduzido com base na forte e absoluta fé e em exato acordo com a convicção do Buda de salvar a humanidade. Com esse sentimento, também devemos nos dedicar intensamente em prol do kosen-rufu. O Sr. Toda afirma que, quando lemos os escritos do Buda com fé e prática inabaláveis, a paixão pela prática da fé surge infalivelmente. Essa é a luz que transforma nosso desespero em esperança e o destino negativo em missão. Nichiren Daishonin escrevia com o máximo de sua força para incentivar cada um dos seus discípulos que sofriam com diversos tipos de problema. Por isso, devem ler e estudar seus escritos como se fossem dirigidos a si próprios.”

O presidente Ikeda ainda compartilha um episódio ocorrido com um membro da DS de Cingapura que se envolveu num acidente automobilístico e ficou tetraplégico. “Mais tarde, foi acometido por tuberculose, sofreu queimadura em suas pernas e outros problemas. Foram acontecimentos sequenciais da manifestação do seu carma. Contudo, uma frase dos escritos de Nichiren Daishonin o reergueu: ‘Algo inusitado também ocorre quando uma pessoa comum atinge o estado de buda. Nesse momento, os três obstáculos e as quatro maldades aparecem infalivelmente; e quando isso ocorre, o sábio se alegra, ao passo que o tolo recua’ (CEND, v. I, p. 666). Esse sábio membro da Soka Gakkai compreendeu que os obstáculos estavam surgindo para testar sua fé. Assim compreendendo, decidiu comprovar com a sua atitude a grandiosidade do budismo. Agora, está mais do que nunca caminhando pela estrada para conquistar sua felicidade e das outras pessoas. Quem leu os escritos com a própria vida é inabalável. No seu peito se ergue um inquebrantável pilar mesmo diante da tempestade. É capaz de encontrar qualquer tipo de obstáculo e maldade e combatê-los. Essa percepção é a afiada espada da fé conquistada por meio da leitura e do sincero estudo dos escritos.”

Essas preciosas orientações do Mestre nos colocam na rota certa da vitória porque nos ensinam a fé correta. Vamor ler e reler.

Compartilhar nas