marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Encontro com o Mestre

5.5 Somos afortunados por ajudar as pessoas

download do ícone
ícone de compartilhamento

06/12/2014

5.5 Somos afortunados por ajudar as pessoas
INTRODUÇÃO

O Budismo de Nichiren Daishonin é o caminho para se conquistar a nossa felicidade e a das pessoas ao redor; é o caminho que capacita todos a serem vitoriosos na vida. Quando nos empenhamos ao máximo para apoiar e incentivar as pessoas em direção ao grande objetivo, a boa sorte surge em nossa vida e se torna um precioso tesouro.

Discurso do presidente Ikeda

Extraído e adaptado do livro Juventude: Sonhos e Esperanças, v. 2, publicado em português em fevereiro de 2010.

Embora o processo de plantar as sementes da felicidade na vida das pessoas, uma após a outra, possa parecer longo, na verdade ele representa o fundamento mais importante para transformar todo o nosso planeta.

Uma árvore cultivada a partir de uma pequena semente leva um longo tempo até crescer, porém ela se torna alta e forte, cheia de flores e frutos e as pessoas encontram nela uma refrescante sombra para descansar. Cada um de nós deve se dedicar para ser essa árvore.

O Budismo de Nichiren Daishonin é o caminho para você conquistar a sua felicidade e as pessoas, a delas. Sacrificarmo-nos pelos outros pode parecer uma nobre ação, mas não é algo que podemos esperar que os demais façam por nós, pois isso nos levaria à uma situação desconfortável.

O propósito da nossa existência é conquistar a felicidade individual e fazer com que as outras também façam o mesmo. Devemos trilhar um caminho que empodere todos a serem vitoriosos na vida. Quando nos dedicamos em prol da felicidade das pessoas, devemos sentir gratidão a elas e pensar: “Todos os desafios que encarei para ajudá-lo me tornou uma pessoa melhor. Que maravilhoso!”; “Os esforços que empreendi para auxiliá-la me fortaleceu ainda mais. Ah, como lhe sou grato!”. O fato é que, quanto mais nos empenhamos em prol do kosen-rufu, maiores são a boa sorte e a sabedoria que adquirimos. As atividades da SGI beneficiam a nós e aos outros.

Você conhece alguém e conversa com ele, recita daimoku pela felicidade dele ou escreve-lhe um cartão-postal ou uma carta. Talvez a pessoa com quem planejou se encontrar não tenha aparecido, mas você continua a manter contato com ela de tempos em tempos. Essas atitudes podem parecer insignificantes e muitas vezes, o faz sentir que não está chegando a lugar algum, mas no futuro, quando olhar para trás, perceberá que nenhum esforço foi em vão. Pelo contrário, o desafio de se encontrar com outras pessoas e incentivá-las o transformou em um indivíduo forte. Verá que orar pela felicidade do amigo enriquece a sua própria vida. Quanto mais o tempo passa — dez, vinte anos —, mais notará que toda ação se torna um precioso tesouro em sua vida.

Chegará o dia em que as pessoas quais você foi ao encontro demonstrarão sua profunda gratidão, falando aos outros com alegria que você as ajudou a criar uma forte fé e a se tornar nas pessoas que são hoje.

Seu objetivo deve ser o de exercer papel fundamental na vida do máximo número de pessoas possível. Não há tesouro maior.

Compartilhar nas