marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Diálogo

O inesquecível encontro com o Mestre

PARTICIPANTES DO DIÁLOGO DESTA EDIÇÃO: JÚLIO KOSAKA presidente da BSGI, NAOTO YOSHIKAWA 1o vice-presidente da BSGI, SUELI OGAWA coordenadora da DF da BSGI, CÉLIO BELIDO responsável pela DMJ de regional, ALINE SHIMADA responsável pela DFJ de Sub.

download do ícone
ícone de compartilhamento

13/12/2014

O inesquecível encontro com o Mestre
Júlio Kosaka: Antes de tudo, agradeço em nome de todos os líderes que participaram do curso, a oportunidade de representar a BSGI no Capri da SGI que reuniu 220 líderes de 55 países e territórios. Foram nove dias de intensas atividades em que, juntos com Sensei, pudemos dar o primeiro passo rumo a 2015 - “Ano do Dinâmico Avanço da Nova Era do Kosen-rufu Mundial”.

Naoto Yoshikawa: Desde a nossa chegada ao Japão, percebemos que aquele seria um Capri bastante diferente. Assim que nos acomodamos no hotel, recebemos uma mensagem do Mestre com uma diretriz clara a todos os líderes do mundo: “Não é em algum dia ou lugar, vença onde você se encontra neste momento. Comprovar uma a uma a sólida vitória representa o avanço do kosen-rufu e se tornará a convicta órbita de sua própria iluminação e revolução humana”.

Sueli Ogawa: Em todos os lugares sentimos o coração, a consideração e o carinho do presidente Ikeda e da Sra. Kaneko e quanto de incentivos eles querem proporcionar às pessoas, sobretudo aos jovens visando o seu crescimento. Numa mensagem enviada durante o curso, Sensei destaca que todos nós escolhemos nossa realidade para cumprir a missão em prol do kosen-rufu.

Célio Belido: Estava muito ansioso desde que soube da minha aprovação para o curso. Foi a primeira vez que fui ao Japão. Ao percorrer o bairro de Shinanomachi, tivemos a oportunidade de visitar os principais prédios da Soka Gakkai e SGI situados naquela localidade. Fiquei muito feliz ao observar a grandiosidade da organização e, ao mesmo tempo, profundamente emocionado por imaginar que por aquelas ruas e avenidas o presidente Ikeda também havia vivido parte da sua juventude com seu mestre, o presidente Toda.

Aline Shimada: Junto com a Sueli e as demais representantes da DF e DFJ da BSGI, participamos da 1a Conferência Mundial das Mulheres pela Paz realizada no dia 6 de novembro. Na ocasião, havia representantes de 50 países, além de membros da DF e DFJ do Japão. Esse encontro teve como principal objetivo a busca pela união de todos os povos por meio do diálogo sincero e do estabelecimento de fortes laços de amizade.

Sueli: Apesar de não estarem presentes na atividade, o presidente Ikeda e sua esposa, Sra. Kaneko, acolheram todas as participantes com inúmeros incentivos e considerações. Na mensagem que o Mestre e sua esposa enviaram para a atividade eles solicitam para criarmos o dinâmico avanço na vida por meio do daimoku, desenvolvermos pessoas valorosas por meio de sua luta em prol do kosen-rufu e plantarmos a semente da boa sorte na vida de cada pessoa, o shakubuku.

Aline: As líderes da SGI abordaram de forma muito clara a importância de se pôr em prática o juramento seigan na vida, e que este é o momento de comprovar a vitória da unicidade de mestre e discípulo. “O Budismo de Nichiren Daishonin é o budismo do juramento seigan, devemos orar diante do Gohonzon e jurar promover o grande avanço do kosen-rufu”, disse uma líder citando uma recente orientação de Sensei.

Yoshikawa: Apesar de ter sido uma atividade das mulheres da SGI, creio que o conteú­do das orientações pode ser aplicado a todos os homens também, não é mesmo? (risos). O senhor Shigeo Hasegawa, vice-diretor-geral da SGI, em um dos módulos do curso destacou a missão do bodisatva da terra. Segundo ele, nós nascemos com uma missão, desde existências passadas, e viemos fazendo o juramento seigan e a prática budista em prol do kosen-rufu. Por isso, nossa missão é transformar todas as adversidades e sofrimentos em alegria e vitória.

Kosaka: O Budismo de Nichiren Daishonin é o budismo do juramento seigan. Devemos orar ao Gohonzon e jurar promover o grande avanço do kosen-rufu de nossa localidade. Quando se vive pelo juramento, a pessoa se torna mais forte e os sofrimentos tornam-se impulsos para seu desenvolvimento. Isso é a comprovação de transformar o veneno em remédio tal como exposto nos escritos do Buda.

Editor-chefe: Obrigado pelas considerações de todos.Realmente o conteúdo e as orientações desse curso são maravilhosos. Será que agora podemos falar sobre o encontro com o presidente Ikeda no pátio externo do Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu?

Sueli: Só de lembrar meus olhos se enchem de lágrimas. Foi um dia inesquecível e inesperado. Esse encontro aconteceu no último dia do curso, dia 10. Partimos para a reunião de encerramento da atividade, que transcorreu de forma alegre e tranquila.

Célio: Logo em seguida, fomos direcionados para nos reunirmos no pátio externo do Auditório do Grande Juramento, e assim fizemos. Pensávamos que era para entrar no Salão de Conferência para assistirmos às orientações dos líderes centrais da Soka Gakkai. Nós nos concentramos por alguns minutos no local, e então fomos levados ao pátio externo e fizemos duas filas, uma feminina e outra masculina, deixando um largo corredor no meio.

Yoshikawa: Tudo estava muito especial e diferente, com o senhor Harada e o senhor Oba, presidente da Soka Gakkai e diretor-geral da SGI respectivamente, coordenando a organização naquele momento. Qual não foi a nossa surpresa quando o Sr. Harada, entre as duas filas, anunciou: “Sensei está sabendo que estamos todos aqui, e disse que quer se encontrar com cada um dos senhores!”. Confesso que foi um dos momentos mais emocionantes da minha vida.

Kosaka: Aguardamos por cerca de dez minutos numa enorme expectativa e, exatamente às 10h55, Sensei e a Sra. Kaneko adentraram pelo meio do corredor, de carro, acenando para todos nós, dizendo “Arigatou! Arigatou! Arigatou! (Obrigado!)” em meio a um intenso aplauso e profunda emoção de todos! Foi um momento místico e glorioso encontrar-se com o Mestre em um local tão significativo! Algo tão grandioso quanto inesperado! Sensei disse: “Estou muito feliz vendo o aspecto de grande disposição dos senhores. Ao retornarem ao seu país, por favor, transmitam minhas recomendações a todos os companheiros!”

Aline: Após esse encontro, uma das líderes da SGI nos disse: “Encontrar o Mestre não significa apenas um encontro físico. É compreender e pôr na própria vida suas orientações e direcionamentos. É fazer do coração de Sensei nosso próprio coração”.

Kosaka: Creio que o desejo do Mestre é encontrar com cada membro da BSGI. Nós estávamos como representantes, e por isso podemos dizer que todos os companheiros do Brasil também estavam lá, encontrando-se com ele. Devemos retribuir esse carinho e consideração com vitórias. A unicidade de mestre e discípulo é a essência do budismo. É a fonte de todas as vitórias em nossa vida. E a forma concreta de pô-la em prática é por meio da luta de shakubuku. Vamos, na mesma sintonia do Mestre, criar os anos dourados da nossa existência. Vamos fazer shakubuku!

Compartilhar nas