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Diálogo

Diálogo entre os líderes da nova era

Nova era do kosen-rufu mundial — A alteração no artigo do Estatuto da Soka Gakkai referente à doutrina

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21/03/2015

Diálogo entre os líderes da nova era
Júlio Kosaka: Não há nenhuma dúvida de que estamos vivendo a nova era do kosen-rufu mundial. Hoje a SGI, liderada pelo presidente Ikeda, presente em 192 países e territórios, alça um majestoso voo como uma religião mundial.

Antônio Júnior: Especialmente após a inauguração do Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu em novembro de 2013, um grande número de membros de todo o mundo participam diariamente do gongyo de juramento pela concretização do kosen-rufu mundial. Apenas do Brasil, são mais de 600 pessoas que já participaram e realizaram o seu juramento seigan nesse local de profundo significado.

Júlio China: E por ser uma época tão importante em que, sob a liderança do presidente Ikeda, a SGI lança seu olhar rumo ao eterno futuro, no último mês de novembro, a Soka Gakkai reformulou o seu estatuto no artigo referente à doutrina.

Sueli Ogawa: No Caderno E desta edição é apresentado um texto com as palavras do presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada, como também uma minuciosa explicação embasada nos princípios e nos escritos de Nichiren Daishonin sobre esta revisão do estatuto.

Miguel Shiratori: O objetivo da revisão deste artigo é tornar ainda mais clara a identidade da Soka Gakkai como entidade religiosa independente e adequá-la à nova era do kosen-rufu mundial. Além disso, o novo texto visa expressar de forma mais precisa a realidade atual da prática da fé dos membros da Soka Gakkai.

Rodrigo Teixeira: Anteriormente, o referido artigo do estatuto apresentava o seguinte texto: “Esta associação reverencia Nichiren Daishonin como o Buda dos Últimos Dias da Lei. Acredita e abraça o Dai- -Gohonzon das ‘três grandes leis secretas’ concedido para todo o Jambudvipa [o mundo inteiro], tendo como base os escritos de Nichiren Daishonin, e busca a realização do objetivo último da ampla propagação [kosen-rufu] do Budismo de Nichiren Daishonin por todo o Jambudvipa, cumprindo, assim, o testamento de Daishonin”.

Paulo Endo: A redação revisada do texto, conforme publicado no Caderno E (P. E2) – Estatuto da Soka Gakkai — desta edição, ficou da seguinte forma. “Esta associação reverencia Nichiren Daishonin como o Buda dos Últimos Dias da Lei. Acredita nas ‘três grandes leis secretas’ que incorporam a lei fundamental do Nam-myoho-renge-kyo, recita o daimoku da prática para si e para os outros ao Gohonzon, tendo como base os escritos de Nichiren Daishonin. Empenha-se, por meio da revolução humana de cada indivíduo, na realização do objetivo último da ampla propagação [kosen-rufu] mundial do Budismo de Nichiren Daishonin, cumprindo, assim, o testamento de Daishonin”.

Rodrigo: Acredito que, com este novo texto, podemos assimilar com mais facilidade os princípios fundamentais do Budismo de Nichiren Daishonin, como também a própria missão da SGI e de todos os seus membros.

Sueli: De fato, o texto retrata de forma mais clara os objetivos da prática individual de cada associado da SGI, com base no espírito de Daishonin.

Shiratori: O buda Nichiren Daishonin revelou o Nam-myoho-renge-kyo como a Lei fundamental inerente a todas as vidas e ao universo, para possibilitar às pessoas da era maléfica dos Últimos Dias da Lei a atingir o estado de buda. Ele a revelou de forma concreta como as “três grandes leis secretas” que são: “objeto de devoção do ensinamento essencial”, “daimoku do ensinamento essencial” e “santuário do ensinamento essencial”.

Kosaka: Nichiren Daishonin estabeleceu esses três componentes essenciais denominados de “três grandes leis secretas” para possibilitar as pessoas dos Últimos Dias da Lei atingirem o estado de buda. São chamadas de “secretas” por estarem implícitas no texto do capítulo “A Extensão da Vida” (16o) do Sutra do Lótus e permaneceram ocultas e desconhecidas até Daishonin revelá-las.

Endo: Cabe lembrar que anteriormente, em português, vínhamos nos referindo às “três grandes leis secretas” como os “três grandes ensinos fundamentais”. Todavia, com a publicação da Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin, em 2014, foi adotada a forma “três grandes leis secretas” com o intuito de torná-la literalmente mais próxima do termo original em japonês, sandai-hiho.

China: Com essa revisão estatutária, as “três grandes leis secretas” foram interpretadas de forma clara com base no verdadeiro espírito do Budismo de Nichiren Daishonin, que possibilita todas as pes­soas dos Últimos Dias da Lei atingirem a iluminação.

Kosaka: Em sua explicação, o presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada, declarou (veja Caderno E desta edição): “Todos os Gohonzon - o mandala de ideogramas representativo dos dez mundos - inscritos pessoalmente por Daishonin para toda a humanidade, como também as suas transcrições em cópia, são todos, igualmente, o objeto de devoção do ensinamento essencial, que incorpora a Lei fundamental do Nam-myoho-renge-kyo. O Nam-myoho-renge-kyo recitado diante deste objeto de devoção do ensinamento essencial é o daimoku do ensinamento essencial; e o local onde se recita este daimoku é o santuário do ensinamento essencial.”

Rodrigo: Essa interpretação é embasada na essência do Budismo de Nichiren Daishonin, que pode ser praticado por todas as pessoas da atualidade no mundo inteiro.

Shiratori: Nesse sentido, o objeto de devoção do ensinamento essencial inclui, mas não de forma exclusiva, o Gohonzon inscrito no 2º ano da era Koan (1279), isto é, o “Dai-Gohonzon” citado na versão anterior do referido artigo do estatuto.

Júnior: Afinal, não há nenhuma justificativa para a visão estreita e dogmática do clero da Nichiren Shoshu de que nenhum Gohonzon é eficaz a menos que tenha ligação com o Gohonzon inscrito no 2º ano da era Koan. Essa visão é uma clara e total violação dos ensinamentos de Nichiren Daishonin.

Continua na próxima edição

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