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Diálogo entre os líderes da nova era
Nova era do kosen-rufu mundial — A alteração no artigo do Estatuto da Soka Gakkai referente à doutrina
21/03/2015
Antônio Júnior: Especialmente após a inauguração do Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu em novembro de 2013, um grande número de membros de todo o mundo participam diariamente do gongyo de juramento pela concretização do kosen-rufu mundial. Apenas do Brasil, são mais de 600 pessoas que já participaram e realizaram o seu juramento seigan nesse local de profundo significado.
Júlio China: E por ser uma época tão importante em que, sob a liderança do presidente Ikeda, a SGI lança seu olhar rumo ao eterno futuro, no último mês de novembro, a Soka Gakkai reformulou o seu estatuto no artigo referente à doutrina.
Sueli Ogawa: No Caderno E desta edição é apresentado um texto com as palavras do presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada, como também uma minuciosa explicação embasada nos princípios e nos escritos de Nichiren Daishonin sobre esta revisão do estatuto.
Miguel Shiratori: O objetivo da revisão deste artigo é tornar ainda mais clara a identidade da Soka Gakkai como entidade religiosa independente e adequá-la à nova era do kosen-rufu mundial. Além disso, o novo texto visa expressar de forma mais precisa a realidade atual da prática da fé dos membros da Soka Gakkai.
Rodrigo Teixeira: Anteriormente, o referido artigo do estatuto apresentava o seguinte texto: “Esta associação reverencia Nichiren Daishonin como o Buda dos Últimos Dias da Lei. Acredita e abraça o Dai- -Gohonzon das ‘três grandes leis secretas’ concedido para todo o Jambudvipa [o mundo inteiro], tendo como base os escritos de Nichiren Daishonin, e busca a realização do objetivo último da ampla propagação [kosen-rufu] do Budismo de Nichiren Daishonin por todo o Jambudvipa, cumprindo, assim, o testamento de Daishonin”.
Paulo Endo: A redação revisada do texto, conforme publicado no Caderno E (P. E2) – Estatuto da Soka Gakkai — desta edição, ficou da seguinte forma. “Esta associação reverencia Nichiren Daishonin como o Buda dos Últimos Dias da Lei. Acredita nas ‘três grandes leis secretas’ que incorporam a lei fundamental do Nam-myoho-renge-kyo, recita o daimoku da prática para si e para os outros ao Gohonzon, tendo como base os escritos de Nichiren Daishonin. Empenha-se, por meio da revolução humana de cada indivíduo, na realização do objetivo último da ampla propagação [kosen-rufu] mundial do Budismo de Nichiren Daishonin, cumprindo, assim, o testamento de Daishonin”.
Rodrigo: Acredito que, com este novo texto, podemos assimilar com mais facilidade os princípios fundamentais do Budismo de Nichiren Daishonin, como também a própria missão da SGI e de todos os seus membros.
Sueli: De fato, o texto retrata de forma mais clara os objetivos da prática individual de cada associado da SGI, com base no espírito de Daishonin.
Shiratori: O buda Nichiren Daishonin revelou o Nam-myoho-renge-kyo como a Lei fundamental inerente a todas as vidas e ao universo, para possibilitar às pessoas da era maléfica dos Últimos Dias da Lei a atingir o estado de buda. Ele a revelou de forma concreta como as “três grandes leis secretas” que são: “objeto de devoção do ensinamento essencial”, “daimoku do ensinamento essencial” e “santuário do ensinamento essencial”.
Kosaka: Nichiren Daishonin estabeleceu esses três componentes essenciais denominados de “três grandes leis secretas” para possibilitar as pessoas dos Últimos Dias da Lei atingirem o estado de buda. São chamadas de “secretas” por estarem implícitas no texto do capítulo “A Extensão da Vida” (16o) do Sutra do Lótus e permaneceram ocultas e desconhecidas até Daishonin revelá-las.
Endo: Cabe lembrar que anteriormente, em português, vínhamos nos referindo às “três grandes leis secretas” como os “três grandes ensinos fundamentais”. Todavia, com a publicação da Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin, em 2014, foi adotada a forma “três grandes leis secretas” com o intuito de torná-la literalmente mais próxima do termo original em japonês, sandai-hiho.
China: Com essa revisão estatutária, as “três grandes leis secretas” foram interpretadas de forma clara com base no verdadeiro espírito do Budismo de Nichiren Daishonin, que possibilita todas as pessoas dos Últimos Dias da Lei atingirem a iluminação.
Kosaka: Em sua explicação, o presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada, declarou (veja Caderno E desta edição): “Todos os Gohonzon - o mandala de ideogramas representativo dos dez mundos - inscritos pessoalmente por Daishonin para toda a humanidade, como também as suas transcrições em cópia, são todos, igualmente, o objeto de devoção do ensinamento essencial, que incorpora a Lei fundamental do Nam-myoho-renge-kyo. O Nam-myoho-renge-kyo recitado diante deste objeto de devoção do ensinamento essencial é o daimoku do ensinamento essencial; e o local onde se recita este daimoku é o santuário do ensinamento essencial.”
Rodrigo: Essa interpretação é embasada na essência do Budismo de Nichiren Daishonin, que pode ser praticado por todas as pessoas da atualidade no mundo inteiro.
Shiratori: Nesse sentido, o objeto de devoção do ensinamento essencial inclui, mas não de forma exclusiva, o Gohonzon inscrito no 2º ano da era Koan (1279), isto é, o “Dai-Gohonzon” citado na versão anterior do referido artigo do estatuto.
Júnior: Afinal, não há nenhuma justificativa para a visão estreita e dogmática do clero da Nichiren Shoshu de que nenhum Gohonzon é eficaz a menos que tenha ligação com o Gohonzon inscrito no 2º ano da era Koan. Essa visão é uma clara e total violação dos ensinamentos de Nichiren Daishonin.
Continua na próxima edição
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