Conteúdo
Caderno Reunião de Palestra
Reflexões sobre o Gosho do mês | Texto do Departamento de Estudo do Budismo
DMJ de Intrépido Espírito de Luta
BS
Abrindo os olhos para a transformação
DIA DA DMJ DE INTRÉPIDO ESPÍRITO DE LUTA — MATÉRIA DO MÊS DE JUNHO
28/05/2016
TRECHO DO ESCRITO: Abertura dos Olhos
“No que diz respeito ao entendimento do Sutra do Lótus, minha capacidade de compreensão corresponde a apenas uma pequena fração da vasta capacidade que Tiantai e Dengyo possuíam. Todavia, considerando minha capacidade de enfrentar perseguições e minha enorme compaixão pelas pessoas, creio que eles ficariam muito admirados.” (CEND, v. I, p. 252)
Cenário histórico
Escrito em: fevereiro de 1272.
Idade de Nichiren Daishonin:
51 anos.
Local onde Nichiren escreveu:
Ilha de Sado.
Enviado para: todos os discípulos e, especificamente, Shijo Kingo.
Contexto histórico: Após Nichiren Daishonin ter revelado o Nam-myoho-renge-kyo em 28 de abril de 1253, ele enfrentou uma série de obstáculos e maldades, tais como as perseguições de Tatsunokuchi e Matsubagayatsu, além dos exílios a Izu e Sado.
Objetivo da carta: É a obra que define o verdadeiro objeto de devoção em termos de pessoa, trata da condição da própria vida como um devoto do Sutra do Lótus. Um brado de Nichiren para seus discípulos: “Abram seus olhos!”.
Explanação
“Neste trecho, Daishonin descreve sua própria identidade como devoto do Sutra de Lótus e declara, humildemente, que sua compreensão sobre o Sutra do Lótus é inferior à de Tiantai e Dengyo. Porém, mesmo sendo superado por eles em termos de profundidade de compreensão do Sutra do Lótus, Daishonin diz que ninguém se igualava a ele em perseverança e benevolência” (Terceira Civilização, ed. 444, 1º ago. 2005, p. 48).
“Nas entrelinhas desta passagem está o compromisso de Daishonin: dedicar toda a sua vida para possibilitar a todas as pessoas atingirem a iluminação. Este é um exemplo vivo de ‘realizar o trabalho do Buda’’(Terceira Civilização, ed. 437, 1º jan. 2005, p. 46).
Explicar este ensinamento é difícil, porém compartilhá-lo com os outros, um a um, e possibilitá-los aplicar em sua própria vida, é ainda mais complexo” (Ibidem, p. 47).
“O que vemos aqui é uma luta que ninguém havia realizado até então. Assim, era inevitável que surgissem perseguições. Enquanto Daishonin enfrentava uma série de perseguições, revelou o estado de buda em sua própria vida, sem deixar de ser uma pessoa comum. Ele consagrou sua vida e prática como exemplos, e estabeleceu o meio para propagar essa Lei a todas as pessoas” (Ibidem, p. 48).
“Naturalmente, para propagar a Lei Mística nos Últimos Dias da Lei, é importante falar com as pessoas tendo como base uma profunda compreensão do Sutra do Lótus. Em outras palavras, expor o ensinamento e as doutrinas do sutra de maneira lógica e coerente. Daishonin diz que, talvez, Tiantai e Dengyo tivessem mais capacidade para dar explicações lúcidas e racionais, mas de forma alguma descarta a necessidade desse tipo de fundamentação. O mais importante é a perseverança e a benevolência, fatores indispensáveis para realmente propagar a Lei na era corrupta conhecida como os Últimos Dias da Lei, e para ajudar as pessoas que passam por sofrimentos extremos a serem felizes. A perseverança e a benevolência são como dois lados de uma mesma moeda. A profunda benevolência fundamentada no desejo de libertar o ser humano do sofrimento concede-nos uma força inigualável para suportar as perseguições e propagar a Lei” (Terceira Civilização, ed. 444, 1º ago. 2005, p. 50)
Reflexão da DMJ
Como observamos o próprio exemplo de Nichiren, ele nasceu e viveu como uma pessoa comum, repleto de sofrimentos, dificuldades e obstáculos. Porém, mesmo em meio a todas essas questões, dedicou sua vida para possibilitar que as pessoas manifestassem o estado de buda. A Soka Gakkai é a organização que manifesta o espírito benevolente de Nichiren Daishonin e abraça este budismo como ensinamento para conduzir a transformação da realidade da humanidade.
O Dia da DMJ de Intrépido Espírito de Luta é a oportunidade para estudar o Gosho rumo ao significativo mês de julho em comemoração dos 65 anos da divisão. Qual será a sua vitória?
Compartilhar nas