marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Encontro com o Mestre

19.2 Os membros da Soka Gakkai Internacional são legítimos bodisatvas da terra

Sabedoria para criar a felicidade e a paz [45]

download do ícone
ícone de compartilhamento

24/09/2016

19.2 Os membros da Soka Gakkai Internacional  são legítimos bodisatvas da terra
INTRODUÇÃO

Com base no Sutra do Lótus, o presidente Ikeda discorre sobre as qualidades que caracterizam os bodisatvas da terra, cuja missão é realizar o kosen-rufu. Ele afirma que tais qualidades — coragem, sabedoria, perseverança e caráter — são demonstradas por ninguém mais senão pelos membros da Soka Gakkai.

Discurso do presidente Ikeda

Adaptado da obra Preleção sobre os Capítulos “Meios Apropriados” e “A Extensão da Vida” do Sutra do Lótus, v. 2, publicado em japonês em janeiro de 1996.

Os bodisatvas da terra são os que possuem intrinsecamente em sua vida a Lei Mística do “tempo sem início”. Nichiren Daishonin afirma que, se a Lei suprema não tivesse lhes sido confiada, eles provavelmente não poderiam surgir para propagá-la nos Últimos Dias da Lei (CEND, v. I, p. 390). A “Lei suprema” é Nam-myoho-renge-kyo.

O Nam-myoho-renge-kyo, o ensinamento implícito no capítulo “Extensão da Vida” do Sutra do Lótus, é o “remédio mais eficaz” (LSOC, cap. 16, p. 269) para curar os males de todos os seres vivos nos Últimos Dias da Lei. É a Lei da vida. Somente quando se possui essa Lei dentro do próprio ser e é capaz de transmiti-la aos outros nos Últimos Dias da Lei é que se pode ajudar a libertar as pessoas do sofrimento.

Nichiren Daishonin, em seu papel como o bodisatva Práticas Superiores, o líder dos bodisatvas da terra, fundamentou-se na convicção de que o Nam-myoho-renge-kyo é a própria essência da sua vida. E ele inscreveu seu estado de vida iluminado na forma de Gohonzon para capacitar todas as pessoas dos Últimos Dias da Lei a manifestar a iluminação.

Daishonin declara: “Aceitar e sustentar esta Lei original se traduzem na simples palavra ‘acreditar’ ou ‘fé’. A singela palavra ‘fé’ é a espada afiada que corta a escuridão fundamental ou ignorância” (OTT, p. 119-120). Ele também afirma: “Se o senhor tem a mesma mente que Nichiren, o senhor deve ser um bodisatva da terra” (CEND, v. I, p. 404).

Nós, que nos dedicamos ao kosen-rufu com fé no Gohonzon e com o mesmo espírito de Nichiren Daishonin, também somos bodisatvas da terra que sustentam a Lei suprema, exatamente como ele.

O capítulo “Emergindo da Terra” (15º) do Sutra do Lótus descreve os bodisatvas da terra emergindo “do espaço vazio na parte inferior do mundo saha” (cf. LSOC, cap. 15, p. 260). Daishonin explica que essa “região inferior representa o princípio da verdade” (OTT, p. 119).

Os bodisatvas da terra emergem do domínio da verdade para este mundo saha real. Eles são indivíduos corajosos que surgem da Lei fundamental do universo — o Nam-myoho-renge-kyo — para assumir seus postos entre as pessoas. Esse é o motivo pelo qual eles nunca chegam a um impasse ou se veem num beco sem saída, pois extraem a energia vital básica do domínio da Lei Mística. Mesmo nesta era maléfica dos Últimos Dias da Lei, eles propagam pessoalmente a Lei Mística e suportam quaisquer obstáculos que possam encontrar ao longo do caminho.

Todos os que propagam os ensinamentos do Buda nesta corrupta era posterior, exatamente como Nichiren Daishonin instruiu, são bodisatvas da terra. Nos dias de hoje, a descrição desses bodisatvas contida no Sutra do Lótus condiz perfeitamente com os membros da Soka Gakkai.

Os bodisatvas da terra são descritos, por exemplo, como “firmes em propósito e pensamento” (LSOC, cap. 15, p. 256). Os associados da Soka Gakkai, também, são pessoas de mente resoluta, que mantêm seus objetivos, que persistem e perseveram. Os integrantes do Grupo Muitos Tesouros [idade acima de 65 anos], em especial, vêm mantendo firme fé desde os primórdios do nosso movimento, não importando o que tenha acontecido. Nenhuma crítica ou insulto era capaz de dissuadi-los de seu propósito; uma vez que decidiam realizar algo, eles iam até o fim. O inabalável compromisso que brilha forte no coração deles é o distintivo de honra dos bodisatvas da terra.

O Sutra do Lótus também afirma que os bodisatvas da terra “[aprendem] habilmente o caminho de bodisatva, sem se deixar corromper pelas questões mundanas, assim como a flor do lótus na água” (Ibidem, p. 263).

Os membros da Soka Gakkai, da mesma forma, não permitindo que as “cinco impurezas”,7 que proliferam na sociedade, os manchem, vivem com força e resiliência e um sincero compromisso com os valores humanísticos do budismo. Eles estenderam a mão para aqueles que se debatiam em meio ao atoleiro da vida real.

Não podemos cumprir nossa missão como bodisatvas da terra evitando nos envolver com os outros, nos isolando em alguma montanha afastada da realidade da vida cotidiana.

O sutra ainda descreve os bodisatvas da terra da seguinte maneira: “São hábeis em perguntas e respostas difíceis e sua mente desconhece o medo. Cultivaram com solidez uma mente perseverante, íntegra em sua dignidade e virtude” (Ibidem, p. 263).

“Hábeis em perguntas e respostas difíceis” — com certeza, [assim como esses bodisatvas] os afiliados da Soka Gakkai são os mestres do diálogo, e possuem a sabedoria aprimorada pela luta na linha de frente do kosen-rufu. Quando são criticados ou maltratados, defendem-se e contra-atacam de forma primorosa, como “Está bem, então vamos falar sobre o que vem a ser a verdadeira felicidade”, demonstrando uma sabedoria flexível e aguçada. Como membros da Soka Gakkai, todos vocês são pessoas de sabedoria, habilidosas em responder perguntas difíceis.

“Sua mente desconhece o medo” — vocês são [da mesma forma que esses bodisatvas], de fato, corajosos campeões que não têm medo de ninguém. Combatem resolutamente as forças injustas que espezinham o povo.

“Cultivaram com solidez uma mente perseverante” — do mesmo modo [que esses bodisatvas], perseverança é sua marca registrada. Embora alguns de seus amigos ou companheiros na organização possam habitualmente reclamar ou ser egoístas, vocês jamais abandonaram uma única pessoa sequer, pois são dotados de suprema perseverança. Vocês venceram a própria dificuldade por meio da persistência e são realmente campeões em compaixão e convicção.

“Íntegra em sua dignidade e virtude” — [como esses bodisatvas] seu coração e sua vida brilham. Vocês possuem um apelo pessoal que atrai as pessoas e todos reconhecem a sua riqueza de virtudes.

Nesse sentido, cada um de vocês é possuidor do poder e qualidades dos bodisatvas da terra.

Os bodisatvas da terra são “um tesouro entre as pessoas” (Ibidem, p. 262). São tesouros da comunidade, tesouros de seu país e do mundo; são infinitamente nobres e respeitáveis.

Cada um de vocês detém o espírito dos bodisatvas da terra. Vocês se dispõem a proteger resolutamente a Lei e possuem o espírito de bodisatva de incentivar os outros e ajudar a aliviar o sofrimento deles, e os respeitam com sinceridade. Esse é o espírito do Sutra do Lótus e dos bodisatvas da terra.

Além disso, cada um de vocês realiza ativamente a prática dos bodisatvas da terra.

Os bodisatvas da terra nascem na época e no lugar em que as pessoas estão sofrendo mais intensamente e enfrentando as piores dificuldades.

Descrevendo a situação nos Últimos Dias da Lei, Daishonin escreve: “[...apegam-se] ainda mais fortemente às respectivas doutrinas [...]. As pessoas que abraçam o Hinayana rejeitam o Mahayana; as que abraçam os ensinamentos provisórios atacam o ensinamento verdadeiro. Como resultado, a nação fica impregnada de caluniadores da Lei” (CEND, v. I, p. 419).

Embora esteja se referindo especificamente à confusão acerca das doutrinas do Hinayana e do Mahayana e também dos ensinamentos provisórios e verdadeiros, sua descrição, de certo modo, corresponde ao estado espiritual da sociedade nos dias de hoje. As pessoas estão fortemente presas a valores superficiais, preferindo o trivial ao significativo e importante. São atraídas pelo falso, ilegítimo, sendo avessas ao que é real e genuíno. Os Últimos Dias Lei são uma época em que modo de vida e mentalidade superficiais prevalecem e se despreza aquilo que é profundo.

Neste mundo de cabeça para baixo, os associados da Soka Gakkai persistem em apresentar uma maneira de viver benéfica e verdadeira para aqueles que estão à deriva, perdidos sem propósito e sem direção. Continuam provendo iluminação, como líderes do povo, exatamente como os bodisatvas da terra, que são descritos como “o líder de sua própria grande assembleia” (cf. LSOC, cap. 15, p. 253).

Toda sensei disse: “Agora tenho consciência de que todos nós surgimos neste mundo com a grande missão de propagar o Nam-myoho-renge-kyo, ou o Sutra do Lótus de sete ideogramas8 nos Últimos Dias da Lei. Se eu definir nosso status de acordo com esta convicção, todos nós somos bodisatvas da terra”.9

Por meio de suas ações e realizações, vocês mostram a veracidade do rugido desse leão. Sem dúvida alguma, Nichiren Daishonin e todos os budas do universo estão elogiando e aplaudindo seus grandes feitos como bodisatvas da terra atuantes neste século.

Contudo, ainda há muita miséria e sofrimento em nosso mundo, que está se tornando cada vez mais caótico e confuso. A infinita jornada dos bodisatvas da terra prossegue — em prol da paz e felicidade da humanidade. Portanto, peço a todos que tenham vida longa, com saúde e vigor. O mundo está aguardando o sorriso radiante do rosto de todos vocês.

Compartilhar nas