Fique por dentro
BS
Curso de Formação de Grau Superior 2016
No próximo mês de dezembro será realizada a última etapa do Curso de Formação de Grau Superior de 2016, isto é, a entrevista pessoal. Em breve será divulgada a relação dos candidatos selecionados para essa entrevista quando serão avaliados os diversos critérios de participação e de aprovação deste curso, conforme regulamento anteriormente divulgado. O Plano de Realização da Entrevista para o Grau Superior 2016, e o Objetivo d0 Curso de Formação publicados nesta edição apresentam todos os detalhes. Recomendamos que os leiam com atenção. A data prevista para a divulgação da lista de candidatos selecionados e o início do agendamento de data, hora e local da entrevista, na Extranet, é o próximo dia 16 de novembro. Reiteramos que a Reunião de Estudo e Pesquisa para Graus Médio e Superior, programada inicialmente para o próximo dia 26, foi cancelada.
05/11/2016
Formação de Grau Superior
O curso de formação de graus Superior e acima de Estudo do Budismo da BSGI, promovido pela primeira vez neste ano de 2016, está baseado no princípio de “prática da fé é a própria vida diária”. Os graus de estudo do budismo da BSGI não têm o significado de graduação por conhecimento intelectual, mas sim de aprimoramento de cada pessoa em sua prática da fé individual, como também para atuação e contribuição em prol do kosen-rufu das respectivas localidades, sempre com base nos princípios do Budismo de Nichiren Daishonin e da SGI.
Portanto, a atuação dos candidatos deste curso de formação em atividades da organização deve estar em plena conformidade com as diretrizes lançadas pela BSGI, e sempre fazendo uso de matérias publicadas em veículos oficiais da BSGI embasadas nas orientações do presidente Ikeda.
No dia a dia da organização, esses candidatos devem se dedicar a promover a união harmoniosa nas respectivas localidades, conforme a passagem do escrito A Herança da Suprema Lei da Vida: “Todos os discípulos e seguidores leigos de Nichiren devem recitar Nam-myohorenge-kyo com o espírito de diferentes em corpo, unos em mente, transcendendo todas as diferenças que possam haver entre si, tornando-se inseparáveis como o peixe e a água” (CEND, v. I, p. 226).
Por fim, os candidatos devem demonstrar comprovação real da prática da fé tanto na vida pessoal como na organização, tornando-se exemplos incentivadores para os novos membros do Estudo do Budismo. Em uma orientação do presidente Ikeda consta: “A verdadeira compreensão do budismo promove a transformação total na personalidade de uma pessoa. Ou seja, ‘compreender significa mudar’ [trocadilho em japonês para a expressão ‘wakaru (compreender) que significa kawaru (mudar)’]”.
B. Plano de realização da entrevista para o
Grau Superior 2016
1) Data de realização:
a) CCSP e CMSP: dias 3 e/ou 4 de dezembro de 2016
b) CRE e CRJ: dias 17 e/ou 18 de dezembro de 2016
2) Locais e horários:
a) CCSP e CMSP: dia 3 (sábado), das 14h às 18h, e dia 4 (domingo), das 9h às 13h
CCDI e CCCamp
b) CRE e CRJ: dia 17 (sábado), das 14h às 18h e dia 18 (domingo), das 9h às 13h,
CCRJ, Polos da CRE (a serem definidos)
3) Seleção de candidatos para a entrevista:
a) O DEB da BSGI elaborará uma listagem de candidatos selecionados (por RM/RE/Localidade) para a entrevista, considerando-se o critério de participação em pelo menos três das cinco Reuniões de Estudo e Pesquisa para Graus Médio e acima realizadas em 2016. Todavia, a aprovação final para o Grau Superior ficará condicionada aos demais critérios a serem avaliados por ocasião da entrevista, conforme item 5 a seguir.
b) Os candidatos selecionados farão o agendamento da entrevista na página da Extranet. O agendamento poderá ser efetuado em data, hora e local de livre escolha do candidato, mesmo em outra coordenadoria, respeitando-se o número de vagas disponibilizadas.
c) A ausência do candidato na entrevista, seja qual for o motivo, implicará em desclassificação automática do Curso de Formação de Grau Superior.
4) Previsão do número de candidatos:
a) Dias 3 e 4 de dezembro: 500 pessoas
b) Dias 17 e 18 de dezembro: 600 pessoas
5) Processo de realização da entrevista:
a) A entrevista será a última etapa do Curso de Formação de Grau Superior e terá como objetivo a análise e a verificação final dos critérios de participação e de aprovação estabelecidos no regulamento, a saber:
(1) Ser membro aprovado para o Grau Médio de Estudo do Budismo, em português ou japonês, antes de 2011;
(2) Ser membro ou líder atuante na organização;
(3) Ser membro do Departamento de Kofu da BSGI;
(4) Ser participante das reuniões de palestra, de estudo do budismo e demais atividades;
(5) Ser membro assinante individual do Brasil Seikyo e da Terceira Civilização;
(6) Ter participado em pelo menos três das cinco Reuniões de Estudo e Pesquisa para Graus Médio e Superior realizadas em 2016;
(7) Ter concretizado pelo menos um shakubuku (primeiro apresentador) ao longo de 2016.
(8) Ter lido a Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin, volume I, na íntegra.
b) A entrevista não será um “exame oral” sobre conhecimentos do budismo; não haverá necessidade de portar materiais de estudo do budismo.
6) Corpo de
entrevistadores:
a) O corpo de entrevistadores será formado por líderes centrais da BSGI e das Coordenadorias, dos Graus Superior e acima, selecionados pela Comissão de Nomeação para os Graus Avançados de Estudo do Budismo da BSGI.
7) Aprovação:
Após a entrevista, a aprovação final para o Grau Superior do Estudo do Budismo será determinada pela Comissão de Nomeação para os Graus Avançados de Estudo do Budismo da BSGI. Os candidatos aprovados receberão, posteriormente, o Certificado de Grau Superior de Estudo do Budismo.
Compartilhar nas