Encontro com o Mestre
BS
21.3 A vida é uma torre de tesouro tão vasta quanto o universo
Sabedoria para criar a felicidade e a paz [49]
18/02/2017
INTRODUÇÃO
Em A Torre de Tesouro, Nichiren Daishonin explica que a torre descrita no capítulo “Surgimento da Torre de Tesouro” (11º) do Sutra do Lótus é um símbolo da vida de cada indivíduo. Citando uma passagem desse escrito, o presidente Ikeda examina o profundo humanismo do budismo, que identifica a dignidade suprema e o valor inerente a todos.
Discurso do presidente Ikeda
Proferido durante o conselho executivo conjunto da SGI-Alemanha e da SGI-Áustria realizado na Alemanha em 5 de junho de 1991.
O que é o “eu”? Qual a verdadeira natureza da nossa existência?
Em uma carta destinada ao seu discípulo Abutsu-bo, Nichiren Daishonin escreve:
Neste momento, o corpo do honorável Abutsu é composto dos cinco elementos: terra, água, fogo, ar e espaço. Estes cinco elementos são, por sua vez, os cinco ideogramas do daimoku [Myoho-renge-kyo].4 Por isso, Abutsu-bo é a Torre de Tesouro, e a Torre de Tesouro é Abutsu-bo. (CEND, v. I, p. 314)
Essa carta foi escrita em resposta a uma pergunta de Abutsu-bo sobre o significado da torre de tesouro que consta no Sutra do Lótus.
Daishonin explica de maneira muito simples que, com o surgimento da gigantesca torre de tesouro, os discípulos de Shakyamuni “perceberam (...) a Torre de Tesouro na própria vida” (Ibidem) — ou seja, despertaram para o fato de que todos eles possuíam a natureza de buda em seu próprio ser.
A torre é descrita como um colosso de quinhentos yojana5 de altura e duzentos e cinquenta yojana de largura, e profundidade estimada, segundo cálculos, em algo entre um terço e metade do diâmetro da Terra.
Após emergir da terra, a torre fica suspensa no ar e é adornada com sete tipos de tesouro — ouro, prata, lápis-lazúli, conchas, ágata, pérola e cornalina — e decorada com incontáveis bandeiras e outros enfeites. Além disso, exala uma fragrância maravilhosa.
O que essa majestosa torre de tesouro simboliza? A natureza de buda, a condição de vida do estado de buda. O grande mestre Tiantai afirma que a dimensão colossal da torre denota que ali estão todas as práticas (causas) do Buda e todas as consequentes virtudes que ele obteve (efeitos).6 O fato de ser feito e adornado de tesouros indica magnificência, nobreza e esplendor da condição de vida do estado de buda.
Em termos atuais, a torre de tesouro simboliza a dignidade da vida. A verdadeira dignidade consiste em abarcar um valor absoluto e insubstituível. Nossa vida, que contém inerentemente o mundo do estado de buda, possui um valor absoluto. Esse é o significado da expressão “torre de tesouro”.
Nichiren Daishonin ainda elogia Abutsu-bo dizendo que poderia representar todos os mortais comuns com os mais altos louvores. E explica a Abutsu-bo que, por acreditar na Lei Mística, ele próprio é a magnífica torre de tesouro. Sendo assim, Daishonin faz despertar em seu discípulo o maravilhoso estado de vida evidenciado por aqueles que abraçam a Lei Mística.
Este budismo é um ensinamento igualitário e democrático, que expõe que cada indivíduo é digno do mais inestimável respeito.
O Budismo de Nichiren Daishonin nos possibilita que, exatamente como somos, atinjamos a condição de vida do estado de buda. É o que atesta a afirmação “Abutsu-bo é a Torre de Tesouro” (Ibidem).
Todos vocês, portanto, também são entidades da Lei Mística, torres de tesouro supremamente nobres.
Compartilhar nas