marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Humanismo em Ação

“Todos somos responsáveis pelo distrito”

Distrito São Bernardo, Sub. Grande ABC, conquista vitória no movimento Humanismo em Ação

download do ícone
ícone de compartilhamento

19/08/2017

“Todos somos responsáveis pelo distrito”
DA REDAÇÃO

Sonhe, ainda que o

sonho pareça impossível

Lute, ainda que o inimigo

pareça invencível

Corra por onde o corajoso

não ousa ir

Transforme o mal em bem,

ainda que seja necessário

caminhar mil milhas

Ame o puro e o inocente,

ainda que seja inexistente

Resista, ainda que o

corpo não resista mais

E ao final, alcance

aquela estrela, ainda que

pareça inalcançável

O poema acima, foi o combustível que gerou força no Distrito São Bernardo e alavancou a vitória da localidade no movimento Humanismo em Ação. A partir da união e envolvimento de todos os associados, surge uma nova fase para a organização.

Localizado nos bairros Baeta Neves, Jardim do Mar e Demarchi, a organização viu na propagação dos ideais Soka a oportunidade para apresentar o budismo aos vizinhos e amigos.

Os líderes Paulo Ricardo, responsável pelo distrito; Priscila Oliveira, responsável pela Divisão Feminina; Matheus do Prado, responsável pela Divisão Masculina de Jovens; e Leticia Amendola, responsável pela Divisão Feminina de Jovens, responderam com unanimidade: “Essa luta foi muito importante para nosso desenvolvimento como reais seres humanos de valor”. Hoje as três comunidades que compõem a organização contam com 172 famílias e um total de 301 membros.

“O que fica de mais importante é quanto o diálogo de vida a vida é fundamental e quanto as pessoas precisam praticar o budismo! A humanidade necessita disso e nós, como bodisatvas da terra, temos como objetivo abrir os olhos das pessoas para que saibam que todos têm o direito à felicidade. Essa conscientização foi de suma importância, pois vimos pessoas que praticavam há anos e nunca tinha feito shakubuku; contagiadas, foram à luta, como uma integrante da Divisão Feminina que hoje já está com nove shakubuku concretizados e nem pensa em parar”, enfatizam os líderes.

Em 2015 foi iniciado o Curso de Filosofia Budista (CFB), no qual eram abordados temas para quem queria conhecer o budismo. Na primeira atividade, 30 convidados participaram, e no término do primeiro módulo, 70 convidados estavam participando e nove novas famílias decidiram se converter ao budismo.

“Este nosso movimento fez com que o distrito tivesse um desenvolvimento jamais visto e uma onda de coragem, esperança e senso de missão se ergueu, e com certeza se manterá por um longo tempo graças ao apoio dos membros, responsáveis de bloco, comunidade, distrito, regional, RM e todos que ao longo desta jornada se propuseram a estar conosco”, compartilham os líderes.

Depoimento

Está na nossa natureza sermos curiosos, e existe alguém mais curioso que o ser humano? Uma pergunta que traz várias outras mas que também nos trouxe a oportunidade de conhecermos este maravilhoso Budismo de Nichiren Daishonin. Foi com esse pensamento, de procurar a nós mesmos, que decidimos nos render de coração aberto a essa prática e estilo de vida. Começamos a ter uma nova e ampla visão da nossa realidade, seguida de determinação e, principalmente, compreensão de nós mesmos e dos acontecimentos à nossa volta. Só temos a agradecer pela boa sorte de termos encontrado este grande tesouro e por poder despertar força interior em nós mesmos.

Compartilhar nas