marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Caderno Reunião de Palestra

Viva com base no juramento seigan por toda a vida

Reflexões sobre o Gosho Abertura dos Olhos | Vivendo os escritos de Nichiren Daishonin no dia a dia

download do ícone
ícone de compartilhamento

27/10/2018

Viva com base no juramento seigan por toda a vida
Em sua explanação da preleção dos capítulos “Meios Apropriados”(Hoben) e “A Extensão da Vida” (Juryo) (20 e 160 do Sutra do Lótus), o presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, diz: “A vida de Nichiren Daishonin e o poder do Gohonzon são tão vastos e ilimitados quanto o próprio universo. Nossa vida também contém infinito potencial. Se podemos ou não manifestar esse potencial, isso depende totalmente da força e da intensidade de nossa determinação. Sempre que nos encontramos num beco sem saída devemos desafiar a própria fraqueza e reunir o grande poder da fé para solucionar a situação. Fé é uma batalha entre o Buda e a maldade. No budismo a vitória ou a derrota é a questão primordial”. (p. 170).

Nichiren Daishonin, de forma rigorosa e com compaixão, afirma que não devemos recuar nem nos acomodar em nosso juramento de avançar propagando a Lei Mística e comprovando a grandiosidade do budismo, da SGI e do mestre, o presidente Ikeda.

Recitar daimoku, dedicar-se às atividades e fazer shakubuku produzem o mais extraordinário dos benefícios. Em um trecho do poema Dedicado aos Pais, o presidente Ikeda traz um poderoso e fortalecedor incentivo: “Quanto mais intensa a tempestade, / mais devemos fazer flamejar nossa disposição / de lutar pensando: ‘Que venham as ondas furiosas e tempestades’, / e então assumirmos uma vigorosa e sublime liderança./ É justamente em meio a essa árdua luta/ que nasce a sabedoria imbatível de contínuas vitórias / e se registra a história do monarca de vitórias” (BS, ed. 2.430, 4 ago.2018, p.B1).

Inspirados por essas palavras do Mestre, digo: “É isso aí, é esse o caminho dos monarcas de vitórias”. Seja como for, a pessoa que avança em meio às tempestades causa respeito e admiração aos outros e é exemplo e referência de espírito imbatível.

Na última parte deste escrito [Abertura dos Olhos], Nichiren Daishonin se diz o pilar do Japão, ou seja, se declara como Buda dos Últimos da lei, com a missão de deixar um grande legado para a humanidade. Em outro sentido, no nosso dia a dia devemos nos fortalecer, ser referência; o pilar para construirmos essa condição de vida na família e sociedade.

O presidente Toda disse certa vez: “O futuro não só do Japão, mas do mundo todo repousa sobre os ombros dos jovens. Principalmente vocês, que abraçam a filosofia suprema do Budismo de Daishonin, abrirão um caminho através da escuridão e confusão da sociedade. Vocês serão os pilares que se responsabilizarão pelo mundo na próxima geração. Estou firmemente convencido disso” (NRH, v. 2 cap. “Vanguarda”p. 28).

Vamos ser um modelo invencível em quaisquer situações, sem jamais retroceder em nosso juramento seigan eternamente.

Marcos Antônio Nunes da Natividade

vice-coordenador do DEB da BSGI

Compartilhar nas