Notícias
BS
CEduc completa 35 anos de existência
Coordenadoria Educacional da BSGI promove fórum e Gongyo Comemorativo em SP
16/02/2019
REDAÇÃO/GRUPO ARCO-ÍRIS
Mais de duzentos integrantes da Coordenadoria Educacional (CEduc) de todo o Brasil viajaram até São Paulo para participar no dia 9 de fevereiro da comemoração do 35O aniversário da CEduc. Ao todo, 1.175 pessoas estiveram presentes. A celebração contou com a realização de um fórum com o tema “A Prática da Educação com base nos Valores de Sabedoria, Coragem e Compaixão” e Gongyo Comemorativo. Ambas as atividades ocorreram no Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda, em São Paulo, SP.
No fórum, foram abordadas as diretrizes da coordenadoria, os objetivos e o plano de ação para 2019 — concretização de 30 mil educadores humanistas Soka, que incluem a criação de uma rede de educadores humanistas para o desenvolvimento de seu respectivo potencial até 2030 e o estabelecimento de 3 mil educadores que comprovem ativamente os princípios da educação Soka ainda este ano — ressaltando o sentimento de gratidão pelo núcleo ter sido criado pelo próprio presidente Ikeda. Além disso, foram apresentados a Rede de Educadores Soka e os valores de sabedoria, coragem e compaixão, base da CEduc.
Sem educação não é possível fortalecer o caráter
A atividade iniciou com vídeo sobre a trajetória da Coordenadoria Educacional. Ela tem como objetivo principal divulgar a educação Soka para educadores do Brasil e suas principais atuações: Ação Educativa Soka, oficinas culturais, a Academia Magia da Leitura etc.
Josefa Dutra, representante da CEduc da Coordenadoria-Geral das Regiões Estaduais, trouxe os resultados de sua organização em seu relato, destacando a reunião de 1.512 membros nos 16 polos em todo o país, a apresentação do livro Educação Soka ao vice-reitor da UFPA e a menção do presidente Ikeda na palestra da professora de direito da Universidade da Amazônia e presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Mara Roberta Cardoso. Josefa finalizou seu relato com um trecho do poema de Daisaku Ikeda A Longa e Distante Correnteza do Amazonas: “Nas vilas das íngremes cadeias de montanhas, / Nas aldeias das florestas de profundo silêncio e / Nas agitadas cidades onde ressoam as marteladas das construções, / Ponto a ponto, a luz da Lei Mística foi acendida, / E esta luz da felicidade estendeu-se para todo o Brasil. / Em toda a eternidade, essa história jamais haverá de ser destruída”.
Com muita felicidade, os educadores receberam a mensagem enviada pelo presidente da SGI, Daisaku Ikeda (leia abaixo). E alegrando ainda mais a atividade, o Coral Filarmônico Ikeda do Brasil ofereceu uma brilhante apresentação com as músicas Sal da Terra e Aquarela do Brasil que emocionou a todos.
Encerrando as comemorações, Miguel Shiratori, presidente da BSGI, relembrou a importância da revolução humana e mencionou um trecho de uma orientação do segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda: “‘À medida que o kosen-rufu avançar, criaremos pessoas capazes em todos os âmbitos da sociedade’. Todos estão à procura da educação Soka no Brasil e no mundo; exemplo disso são os eventos que vão ocorrer ainda em 2019. Nosso papel é levá-la para todas as pessoas”.
Compartilhar nas