Novos Membros
BS
Como desenvolver jovens de valor?
MEU BLOCO, MINHA ALEGRIA | Respostas da Nova Revolução Humana para os desafios da vida diária — PARTE 70
16/03/2019
“A vida de um jovem que se desenvolve de modo livre e arrojado é muito mais bela e rica do que a de qualquer magnata ou imperador”, cita o presidente Ikeda.
Em toda oportunidade, ele se dedica a encorajar os jovens a viver de forma significativa e a transformar o mundo com sua coragem.
Na Nova Revolução Humana, Shin’ichi Yamamoto [pseudônimo de Daisaku Ikeda no romance] dialoga com um líder da SGI-Estados Unidos sobre como direcionar a Divisão dos Jovens a se aprimorar e avançar junto com a organização.
Esforço contínuo
Era maio de 1967. Shin’ichi e comitiva visitavam Nova York pela quarta vez. Lá, o número de jovens da Soka Gakkai havia aumentado consideravelmente.
“No carro a caminho da Sede Regional Nova York, Shin’ichi perguntou a um dos líderes locais:
— Há muitos artistas entre os membros daqui?
— Há sim — respondeu o líder. (…)
— Fico tranquilo em saber que os jovens também estão se desenvolvendo em Nova York — disse Shin’ichi.
— Independentemente de quanto a organização pareça ser sólida e dinâmica, se os jovens não crescerem, ela consequentemente ficará estagnada. Treinar os jovens é fundamental para a concretização do kosen-rufu.
— Qual é a chave para criar os jovens? — perguntou o líder.
Shin’ichi respondeu sem nenhuma hesitação:
— Devemos confiar nos jovens e respeitá-los. É errado tratá-los como subordinados simplesmente porque não praticam há muito tempo, ou por serem mais novos. Devemos ter a firme determinação de apoiá-los para que se tornem ainda melhores que nós, capacitando-os a desenvolverem todo o potencial deles.” (Nova Revolução Humana, v. 12, p. 37)
Aprimoramento prático e real
Procurando explicar um pouco melhor o seu direcionamento, Shin’ichi continuou:
“Precisamos ajudar os jovens a conquistarem plena compreensão de qual é o pensamento e o comportamento básicos de um líder do kosen-rufu. A única forma de realmente fazermos isso é por meio da experiência. A compreensão teórica e a aplicação prática são duas coisas bem diferentes.
Por exemplo, simplesmente saber da necessidade de agir com rapidez e eficácia no caso de um terremoto ou incêndio não significa que faremos realmente o que é preciso se isso acontecer. Precisamos de treinamento prático e real.
Podemos dizer o mesmo a respeito de nossa prática budista.
(…) Nichiren Daishonin escreveu: ‘O ferro, quando aquecido e forjado, torna-se uma excelente espada’ (WND, v. I, p. 303).
Assim, é importante que os jovens busquem ativamente o próprio aprimoramento.
Além disso, no treinamento dos jovens precisamos dar-lhes atribuições específicas e oferecer-lhes oportunidades de assumir a liderança.” (Ibidem, p. 37 e 38)
Desenvolver a vida
Shin’ichi finalizou:
“É assumindo responsabilidades e acumulando experiências que as pessoas desenvolvem seu talento. Se não proporcionarmos aos jovens as oportunidades de se desenvolverem, eles nunca crescerão. (…)
O líder que havia feito a pergunta esboçou um sorriso de reconhecimento.
— Ao mesmo tempo — complementou Shin’ichi —, se simplesmente dissermos aos jovens que façam isto ou aquilo sem antes darmos direcionamento, seria como se estivéssemos aguardando que eles cometessem uma falha. Em primeiro lugar, nós é que devemos entrar em ação e dar o exemplo, e depois podemos passar a responsabilidade para as mãos deles, incentivando-os o tempo todo.
Seja como for, o que importa é cuidarmos dos jovens como se fossem nossos irmãos mais novos. Eles não se desenvolverão numa organização fria e desanimada (Ibidem, p. 38 e 39).
Claro que é importante fazer com que eles prestem atenção a quaisquer problemas e também estabelecer novos objetivos para eles. Mas, acima de tudo, devemos dar-lhes esperança e também a convicção de que com certeza eles serão bem-sucedidos se forem decididos.” (Ibidem, p. 38)
Shin’ichi se esforçou ao máximo para elucidar os pontos essenciais para lapidar os jovens e suas palavras incentivaram o líder a avançar ainda mais em prol do desenvolvimento do kosen-rufu na localidade.
Compartilhar nas