marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Encontro com o Mestre

O kosen-rufu é definido pela Divisão dos Estudantes (Parte 2) – B1

Sabedoria para criar a felicidade e a paz (Parte 81)

download do ícone
ícone de compartilhamento

16/03/2019

O kosen-rufu é definido pela Divisão dos Estudantes (Parte 2) – B1

Kosen-rufu é a transmissão da prática da fé

 

INTRODUÇÃO

Aqui foram fielmente registrados os cuidados que o presidente Ikeda e a Sra. Kaneko tiveram para a transmissão da prática da fé para a família Ikeda.

 

DISCURSO DO PRESIDENTE IKEDA

Trecho de Reflexões sobre a Nova Revolução Humana —

A Transmissão da Prática da Fé, publicado em

6 de janeiro de 1998.

 

Meus filhos aprenderam verdadeiramente sobre a prática da fé na principal atividade que hoje equivale às reuniões da Divisão dos Estudantes (DE). Por eu ter atuado como vice-responsável pelo Distrito Bunkyo, meus três filhos receberam os cuidados dos membros dessa organização. 

Quando meu filho mais velho era aluno dos ensinos fundamental 1 e 2, sempre levava os irmãos menores da nossa residência do bairro de Ota para as atividades no bairro de Bunkyo. Entretanto, às vezes acontecia de eles não quererem participar das reuniões. Quando isso acontecia, minha esposa dizia a cada um:

 

Ficar brincando é divertido enquanto estiver fazendo as brincadeiras, mas não sentirá nada depois. Porém, nas reuniões da Gakkai, mesmo que não dê vontade de ir na hora, sentirá alegria depois que chegar lá.

 

Parece que as crianças também sentiam assim.

Devido ao kosen-rufu, estava consciente de que minha vida seria uma sequência de perseguições, e estava preparado para elas. Por exemplo, no ano 1970, recebi sozinho toda uma artilharia pesada dos ataques de calúnias e difamações. Eu me preocupava com a família, mas minha esposa permanecia serena e inabalável. Certa vez ela disse que “Se for viver conforme os ensinamentos de Nichiren Daishonin, é natural que ocorram perseguições”, e nunca tirava o sorriso do rosto.

Nessa época, nossos filhos tinham 17, 15 e 12 anos, respectivamente. A Soka Gakkai também era assunto na escola deles. Eu lhes disse: “Ao se manter a convicção e buscar ter uma grandiosa existência, defronta-se sem falta com as perseguições. Vocês também não podem ser derrotados”.

Quis mostrar aos meus filhos a forma de viver de um verdadeiro ser humano.

O kosen-rufu possui em sua base a expansão das relações entre amigos; e, verticalmente, a transmissão da prática da fé de pais para filhos e dos filhos para os netos. Não há outra forma senão confiar o futuro às novas gerações.

Compartilhar nas