marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Novos Membros

Genuínos heróis da vida

download do ícone
ícone de compartilhamento

10/08/2019

Genuínos heróis da vida

Cada vez que se encontra com os membros da Soka Gakkai, o presidente Ikeda procura encorajá-los de todo o coração. Ele os considera tesouros da organização.

Na Nova Revolução Humana, ele [Shin’ichi Yamamoto no romance] relembra uma dessas ocasiões, em janeiro de 1972, quando posou para fotos comemorativas com líderes de bloco do bairro de Shinjuku, Tóquio. Ele depositava forte expectativa nessa localidade, por abrigar a sede central da Soka Gakkai e constituir, portanto, o seu principal baluarte.  E se sentia responsável por consolidar a base
da organização.

 

Nova partida

Pouco antes do meio-dia, o presidente Yamamoto chegou ao ginásio onde ocorreriam as sessões de fotos. Era um dia chuvoso, mas o interior do ginásio estava enfeitado com flores amarelo-mostarda, flores de cerejeira de papel feitas à mão.

“Ao entrar no ginásio, Shin’ichi saudou animadamente os que aguardavam nas arquibancadas:

— Olá! Parabéns! Está gelado lá fora. Portanto, cuidem-se para não apanhar um resfriado. Muito bem, iniciemos. Façamos deste ensejo uma nova partida para todos nós. (...) O pensador francês Alain afirmou certa vez: ‘Nada é mais prazeroso que uma vitória difícil, contanto que o combate dependa de nós’.

Enfrentar dificuldades ou circunstâncias desfavoráveis só faz aumentar, na mesma proporção, a grandiosidade de nossa missão. Quando ultrapassamos nossos obstáculos e triunfamos, mostramos às pessoas que estão lutando contra os mesmos problemas — de fato, todas as pessoas — o caminho da vitória, proporcionando-lhes esperança e coragem. É por isso que não devemos ser influenciados nem desmotivados por dificuldades ou adversidades. E são testes preciosos que nos são concedidos para que possamos nos tornar genuínos heróis da vida e, como tais, constituem nossa nobre missão.” (NRH, v. 16, p. 30 e 31)

 

Do presente para o futuro

As fotos começaram com a Divisão Feminina, seguida da Divisão Masculina de Jovens. Depois foi a vez da Divisão Sênior.

Com o desejo de motivar os integrantes da Divisão Sênior, Shin’ichi enfatizou que o momento presente é o ponto de partida no budismo para vencer em qual-
quer empreendimento.

“— Alguns de vocês podem pensar que não possuem nada valioso para compartilhar com os outros. Se esse for o caso, então, agora é a hora de estabelecerem objetivos pessoais e iniciarem uma nova luta, dando o máximo de si para contribuir para o kosen-
-rufu. Não há sentido em ficar lamentando o passado. O budismo se concentra no presente e no futuro. Tudo começa partir de hoje. O importante é agir corajosamente. Nunca é tarde demais na fé — salientou Shin’ichi.” (Ibidem, p. 31)

 

Determinação e coragem

Ao final, Shin’ichi explicou sobre a importância de manter uma postura corajosa nos momentos decisivos.

“— Os integrantes da Divisão Sênior tendem a não mergulhar com determinação nas coisas por permitirem que o orgulho obstrua o caminho e pensarem que não vale a pena tentar, ou simplesmente por não se darem ao trabalho. Essa mentalidade, porém, envelhece o seu espírito. A coragem é a chave para se libertar disso. A coragem o conecta com a sua juventude. De qualquer modo, suas próprias experiências, aquilo que se conquista pelos esforços pessoais, são as verdadeiras joias de sua vida. O filósofo francês Jean-Jacques Rousseau afirmou: ‘O homem que mais viveu não é o que conta mais anos, mas aquele que mais sentiu a vida’.” (Ibidem)

Os olhos dos participantes irradiavam renovada decisão. Eles haviam compreendido que conquistar uma vida significativa se inicia com a sabedoria para analisar cada situação e a coragem para enfrentar e transformar a realidade em alegria, esperança e vitória.

Compartilhar nas