marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Notícias

Camerata Ikeda se apresenta no 2o Fórum Mundial Niemeyer

Memorial da América Latina, em São Paulo, comemora 30 anos com programação diversa

download do ícone
ícone de compartilhamento

07/09/2019

Camerata Ikeda se apresenta no  2o Fórum Mundial Niemeyer

REDAÇÃO / DECOM

 

Um dos palcos mais importantes da cultura nacional, o Memorial da América Latina, foi o local escolhido para a realização do 2o Fórum Mundial Niemeyer, entre os dias 26 e 30 de agosto. A Camerata Ikeda, um dos grupos da Orquestra Filarmônica Brasileira do Humanismo Ikeda (OFBHI) da BSGI, foi convidada para o fechamento desse importante evento, parte das comemorações dos 30 anos do Memorial da América Latina, celebrado este ano.

O convite para a apresentação da OFBHI partiu do Instituto Niemeyer, promotor do fórum. “Já conhecíamos o núcleo do Rio de Janeiro da OFBHI há algum tempo. O que nos motivou foi não apenas a excelência artística, mas os propósitos que norteiam a organização BSGI. Temos muito em comum”, explicou a diretora executiva do instituto, Cristiane de Camargo Barros.

Em cinco painéis temáticos, Artes e Humanidades, Sustentabilidade, Cidades e Planejamento Urbano, Inclusão e Arquitetura, o evento reuniu representantes da sociedade, instituições e organizações públicas e privadas de excelência no âmbito das atuais e futuras questões urbanas, em plenária e on-line, para discutir propostas, projetos e práticas efetivas para um mundo melhor, mais solidário e humano.

A Camerata apresentou duas composições: Pequena Serenata Noturna, uma das mais célebres peças de Wolfgang Amadeus Mozart; e Suite Saint Paul, de Gustav Holst. Dentre as serenatas para cordas de Mozart, de longe a mais conhecida é a Pequena Serenata Noturna K525, que se tornou extremamente popular devido à força e à pujança de seus acordes. Já a Suite Saint Paul foi composta para a escola feminina de mesmo nome, onde Holst lecionou como “mestre de música” por vinte anos.

A exibição da Camerata, no hall da biblioteca, foi incrivelmente beneficiada pela acústica do local, fator que se somou à dedicada interpretação dos musicistas da Lei Mística, arrancando aplausos da seleta plateia do fórum.

Ao final, a diretora executiva do Instituto Niemeyer voltou a exaltar a qualidade artística do grupo e enfatizou que para o 3o Fórum, a ser realizado no Rio de Janeiro em 2020, espera contar com o núcleo carioca da OFBHI para abrilhantar o evento.

Compartilhar nas