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Caminho das pedras douradas

Cinco características importantes para se tornar um empreendedor de sucesso

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05/10/2019

Caminho das pedras douradas

A iniciativa de ter um negócio próprio implica uma série de ações que vão além de simplesmente ter uma ideia de negócio e capital para investir.

O empreendedor é um indivíduo de perfil otimista, criativo, inovador, arrojado, que estabelece estratégias para delinear seu futuro, aceita riscos, identifica as oportunidades e as transforma num negócio sustentável e lucrativo.

Para alcançar sucesso, é preciso desenvolver algumas habilidades comportamentais indispensáveis. São elas:

1. Atitude

É representada pela vontade de mudar, de sair da inércia. Atitude de rejeitar o sentimento de autopiedade que faz com que muitos empresários, diante da crise, ponham a culpa no governo, na concorrência e nos fatores externos em vez de buscarem soluções e novos caminhos.

 

2. Autoconfiança

Confiar nas próprias opiniões e transmitir confiança para sua equipe são comportamentos essenciais para quem almeja ter sucesso no mercado. Autoconfiança é conhecer o negócio em profundidade para identificar seus potenciais riscos e ganhos — ter conhecimento sobre esses dois pontos pressupõe dominar a linguagem básica dos negócios.

 

3. Capacidade de planejamento

Planejamento é uma importante tarefa de gestão e administração que tem relação direta com a busca por determinado objetivo. É fundamental que você elabore um planejamento e defina os rumos que deseja dar ao seu empreendimento. Saiba o que quer, como quer, aonde quer ir e como chegar lá. Não existe uma fórmula mágica, mas sim boas práticas que devem ser aplicadas em todas as empresas, com ou sem crise.

 

4. Perseverança ou resiliência

Desistir com facilidade não faz parte do dia a dia de um empreendedor de sucesso. Uma das características dessa pessoa decidida é a resiliência, ou seja, capacidade de um indivíduo se reerguer, se rea­daptar e continuar no prumo, no caminho que decidiu.

 

5. Foco no cliente

Em qualquer tipo de negócio, o ponto focal é o cliente, com suas próprias características e particularidades. Aqui destaco seis — não necessariamente precisa focar em todas, mas também não apenas em uma:

 

Expectativas Quando eles procuram determinado produto ou serviço, esperam ser bem atendidos e ficar satisfeitos. Todos os clientes têm expectativas. Não as frustre.

 

Hábitos Comprar em determinados dias da semana, horários, pagar da mesma forma... Os hábitos distinguem os clientes, portanto identifique-os e respeite-os, pois isso será muito bom para seu negócio. O cliente, ao perceber que você identifica seus hábitos, ficará encantado. Isso resolve parte da questão da expectativa.

 

Preferências Pode ser por marcas e modelos, tipo de serviço, cores, pratos em restaurantes e assim por diante. Conhe­cer e respeitar as preferências de cada um contribui para a fidelização.

 

Necessidades O cliente procura seu estabelecimento para adquirir um produto ou serviço. Essa necessidade faz com que deixe de considerar outras características que o levariam a outro estabelecimento. Encontrar o que necessita é sua prioridade. Essa é a hora de estreitar um relacionamento e fidelizá-lo.

 

Alternativas Elas podem levá-lo a consumir em outro estabe­lecimento ou mudar de produto ou serviço. Sempre que um cliente for até seu negócio tenha em mente que qualquer contratempo no atendimento pode provocar a reação dele. Ele simplesmente pode virar as costas e buscar sua satisfação em outro local.

 

Poder Por culpa de muitos autores, os clientes se acostumaram a ouvir a frase “O cliente sempre tem razão”. Com essa expressão, um sentimento de poder toma conta dos clientes quando entram em algum estabelecimento para adquirir um produto ou serviço. Clientes têm a exata noção do seu poder e da sua importância para qualquer negócio.

 

Finalizo salientando que o desejo de qualquer empreendedor é sempre o sucesso; e a fórmula para isso, em todos os casos, baseia-se no tripé atitude-planejamento-inovação.

Fica a lição de que o comportamento empreendedor é, na verdade, um modo de vida, e essa lição precisa ser propagada para milhares de empreen­dedores, empenhados em seus negócios iniciantes.

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