Notícias
BS
40 anos do kosen-rufu na Terra da Luz
Ceará celebra conquistas desde a fundação do primeiro bloco no estado
23/11/2019
REDAÇÃO /
COLABORAÇÃO LOCAL
Há cinquenta anos, o primeiro Gohonzon chegava à Terra da Luz, como é conhecido o estado do Ceará. Os pioneiros da organização local lutaram durante dez anos até que o primeiro bloco fosse oficializado na região, o que ocorreu em novembro de 1979. Com a união de todos, a localidade se expandiu e se tornou a RE Ceará, e seus membros vêm comprovando vitórias a cada dia. Para comemorar a data e os avanços da organização, os membros da RE se mobilizaram para promover dois grandiosos eventos: uma exposição contando a trajetória de desafios e conquistas e um festival para celebrar com os membros. Foram nove dias de intensa movimentação, e as atividades se encerraram no dia 17 de novembro.
Os preparativos iniciaram-se em janeiro, com a definição das comissões. O desejo era unir os companheiros, sem deixar ninguém de fora dessa grande onda. Todas as atividades tinham o festival como grande objetivo. Segundo os líderes, a movimentação trouxe grandiosas oportunidades de transformar a realidade da vida dos membros. “Pessoas afastadas da organização decidiram voltar a praticar quando souberam do festival. Algumas pessoas também passaram por grandes questões de saúde, mas objetivaram vencer e hoje estão totalmente recuperadas. Isso sem contar os resultados dos blocos, que expandiram o número de assinantes dos periódicos da EBS e a participação nos encontros do estudo do budismo”, compartilhou Thaylane Rolim, responsável pela Divisão dos Estudantes da RE Ceará. A própria Thaylane é um exemplo de uma jovem vitoriosa. Ela nos conta parte do seu relato de vida nesta edição (p. 8).
Vindos do interior, muitos companheiros levaram horas em viagens de ônibus para chegar ao local dos ensaios ou pernoitaram na casa de membros da capital, Fortaleza. Ivan Silva, vice-responsável pela RE Ceará se mostrou grato pelo empenho de todos. “A dedicação de todos é o que trouxe a vitória.” Em outubro, enquanto os grupos ensaiavam em uma escola, parte dos líderes estava na Sede Regional do Ceará para alinhar os últimos detalhes da exposição, que trouxe fotos e depoimentos contando sobre o kosen-rufu ao longo de cinquenta anos.
O festival trouxe para os participantes a história do Budismo Nichiren no estado nordestino, além de diversos ritmos como samba e cordel, mostrando a diversidade da cultura local. Ao todo, foram sete grupos de apresentação, entre eles um coral misto com integrantes das Divisões Feminina e Sênior, o painel humano e a ginástica montada, que arrancaram aplausos do público. Encerrando o espetáculo, todos juntos entoaram a canção Faça o Sonho Acontecer.
Compartilhar nas