Colunista
BS
Novo caminho de sucesso
O uso da tecnologia é essencial para o empreendedor que pretende manter-se firme no mercado
18/12/2019
No ano 10.000 a.E.C. o homem começou a fazer uso da agricultura e essa pode ter sido a primeira transformação tecnológica que alterou seu modo de vida, fazendo-o deixar de ser nômade e originando famílias, tribos e nações. No ano 4.000 a.E.C., surgiu a escrita, outra tecnologia transformadora. Com o passar dos anos, tivemos mais inovações como a introdução da imprensa (1455) e o motor a vapor (1698). Em decorrência desses inventos tivemos, em 1760, a chamada Revolução Industrial, que motivou a substituição da mão de obra no campo e nos teares por máquinas. Daí em diante, amplas descobertas surgiram, como o telefone (1876), a eletricidade, (1879), o rádio (1890), o telégrafo (1896), a televisão (1935), o computador (1946) e, mais recentemente, a internet (1990) e as redes sociais (1995) — de maneira geral, todas têm colaborado para transformações ambientais e de condições de vida.
Com essas e outras invenções surgindo em sequência, o mundo vem passando por mudanças significativas, decorrentes da utilização das novas tecnologias. Elas afetam não só a vida dos indivíduos que usam esses recursos para maior conforto e qualidade de vida, mas também as empresas e demais instituições que se utilizam de seus benefícios para conquistar clientes e ampliar a atuação no mercado.
Vivemos na era da tecnologia da informação, das telecomunicações, da robótica, da nanotecnologia, da engenharia genética e todas elas têm atuado de maneira bastante significativa para otimizar processos, criar novos produtos e serviços e modificar os modelos de negócios.
Inovação e criatividade contribuem para que as organizações criem novos aplicativos e serviços para atender os clientes com maior efetividade.
Podemos citar outros benefícios como redução de custos e melhoria da qualidade de produção, na utilização do EAD (ensino a distância) para capacitação dos colaboradores, visando contribuir para o aumento da produtividade. Vemos ainda contribuições tecnológicas para melhorar o atendimento ao cliente e imprimir agilidade para lidar com situações inesperadas.
Internet como ferramenta
É fato que hoje em dia não se pode mais prescindir de ferramentas como as redes sociais, que têm mudado o comportamento do consumidor, obrigando as empresas a se tornarem mais ágeis e competitivas.
A tecnologia da informação, aliada à internet, tem sido uma ferramenta eficaz e indispensável para o crescimento e desenvolvimento de uma empresa. Com elas, é possível divulgar produtos e serviços, atrair e conquistar novos clientes e otimizar processos que antes demandavam a presença física do cliente.
Também, na criação de produtos, podemos identificar a presença e a importância de tecnologias de design e impressão 3D que facilitam e agilizam o processo de concepção e de fabricação.
Não há dúvidas de que a tecnologia pode ser aliada no processo de crescimento de uma empresa, utilizada desde o planejamento do negócio e, principalmente, na continuidade da operação da empresa, contribuindo para as atividades-chave de produção, vendas, finanças, gestão e controle das operações, até na formação e qualificação dos colaboradores.
Temos de entender e aceitar que os avanços tecnológicos têm por objetivo ajudar as pessoas em seus processos, e não substituí-las. É nesse sentido que ela deve ser aplicada, de forma a contribuir para os negócios e ajudar a empresa e seus colaboradores a se tornarem competitivos e sustentáveis no mercado.
É essencial que o empresário e o empreendedor entendam que seguir por esse caminho é algo inevitável e inexorável, portanto, apropriar-se dessas tecnologias a favor do negócio torna-se imperativo.
Sérgio Dias Economista, consultor do Sebrae/RJ e de empresas com foco nas áreas de gestão da inovação e competitividade
Compartilhar nas