marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Caderno das Divisões

Matéria alusiva aos 69 anos de fundação da DF a ser utilizada nos encontros comemorativos em junho

A voz sincera de uma mulher ilumina milhões de pessoas

download do ícone
ícone de compartilhamento

30/04/2020

Matéria alusiva aos 69 anos de fundação da DF a  ser utilizada nos encontros comemorativos em junho

Com o tema “Rainha que Cultiva o Tesouro do Coração com Vivacidade, Sabedoria e Alegria”, comemoramos os 69 anos de fundação junto com Ikeda sensei e Sra. Kaneko! Parabéns, queridas amigas da Divisão Feminina!

Nosso lema eterno “Shitei funi é a minha vida” norteia nossas ações em perfeita sintonia com o Mestre, que comemora em maio sessenta anos dedicados à felicidade da humanidade. Muito obrigada, sensei!

No dia da sua posse, o presidente Ikeda declarou:

Há uma passagem de Abertura dos Olhos que abracei como decisão pessoal na ocasião da minha posse como presidente da Soka Gakkai e que sempre mantive firmemente em meu coração: “Não importa que os deuses me abandonem. Não importa que eu tenha de enfrentar todas as perseguições. Ainda assim, darei a vida em prol da Lei”. (CEND, v. I, p. 293)

Nossa sincera gratidão ao Mestre, por dedicar a vida à construção dessa organização que hoje se tornou extensa e grandiosa rede global de amizade e de paz com milhões de membros em todo o mundo.

O Dia 3 de Maio é considerado o “Dia das Mães da Soka Gakkai” e também o “Ano-Novo” para os membros da SGI. É o momento de retornar ao ponto primordial e de levantar-se ainda com mais coragem, esperança e, então, dar novos passos pela revolução humana e social.

Em uma de suas reflexões na juventude, o presidente Ikeda anotou em seu diário: “Lutarei para provar ao mundo a grandiosidade do meu mestre”.1 Avançar com esse mesmo espírito é a forma de expressar nossa gratidão, pois todos os mestres tiveram como base do seu juramento o grande desejo da paz e felicidade de todas as pessoas, por toda a eternidade.

Estamos vivendo uma época de desafios inimagináveis, mas, para nossa boa sorte, os ensinamentos do budismo vêm nos preparando espiritualmente para enfrentar as situações mais difíceis. Em uma frase dos escritos de Nichiren Daishonin, ele afirma: “Quando o céu está límpido, a terra se ilumina. De maneira semelhante, quando uma pessoa conhece o Sutra do Lótus, ela compreende o significado de todas as questões seculares” (CEND, v. I, p. 395).

As integrantes da Divisão Feminina estão desafiando muito mais daimoku, seguindo a diretriz de que “Tudo começa com a oração” e continuam realizando esforços para superar esse momento em meio à grave crise da pandemia do coronavírus. Além disso, compartilham incentivos levando esperança aos familiares e aos amigos. Chegou a hora de a força das mulheres — que alimenta a vida, promove os valores humanísticos e fomenta a paz e a amizade — fluir de maneira ainda mais poderosa e significativa por meio de nossas comunidades e da sociedade. Esse empoderamento surge do daimoku, conforme o presidente Ikeda orienta:

Somos nós que evocamos ou fazemos surgir nosso estado de buda, que, por sua vez, responde ao nosso desejo e ao nosso chamado. O estado de buda não é algo que nos é “concedido de fora”, somos nós que o fazemos surgir e se manifestar. É um caso de “sentimento e resposta recíprocos” entre o Gohonzon e nós próprios. Todas as divindades budistas do Universo se mobilizam em resposta à nossa voz e atuam nos protegendo. (...) O Universo inteiro se enche de alegria.2

Recitamos a Lei Mística, portanto, surge em nossa vida “o coração que suporta”, a capacidade para suportar qualquer dificuldade que persiste em nossa vida. Esse é um momento de muita “paciência e perseverança”, com a certeza no coração de que venceremos sem falta.

Não há necessidade de mostrar algo além da nossa real capacidade. O importante é avançar com persistência mesmo que seja um único passo, realizar o que está ao nosso alcance no momento. O presidente Ikeda diz que, em primeiro lugar, devemos determinar que vamos vencer. A forte determinação faz com que a força inerente em cada um se manifeste infalivelmente. Sabemos que, quando recitamos daimoku com forte fé diante do Gohonzon, “não há oração sem resposta”. Em outras palavras, a estratégia do Sutra do Lótus é insuperável.3

A voz sincera de uma mulher ilumina milhões de pessoas. Nada supera o clamor apaixonado de uma mulher cuja voz corajosa pode mudar o rumo da história. Com essa decisão no coração, vamos avançar dia após dia, sem deixar ninguém para trás.

Vamos vencer juntas, queridas amigas Soka!

Muito obrigada!

Notas:

1. IKEDA, Daisaku. Diário da Juventude: A Jornada de um Homem Dedicado a um Nobre Ideal. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2015. p. 461.

2. Diálogo sobre a Religião Humanística, v. 2, p. 124.

3. Cf. Brasil Seikyo, ed. 2.186, 6 jul. 2013, p. B2.

Compartilhar nas