Editorial
BS
Boa viagem
08/10/2020
Outubro é muito significativo para a BSGI, pois a organização celebra sessenta anos de fundação no dia 19. (Leia especial da edição anterior do Brasil Seikyo que continua a contar essa história neste mês.)
A viagem de Ikeda sensei até o nosso país teve muitos percalços, incluindo seu estado de saúde que piorava conforme chegava mais próximo do Brasil. No avião, ele bradou sua inabalável e conhecida determinação de que viria a este país não obstante o que acontecesse.
Aqui no Brasil, contrariando o que pensavam alguns líderes da comitiva — afinal, não tínhamos número de membros suficiente —, Ikeda sensei decidiu fundar o primeiro distrito fora do Japão. Parecia que o Mestre enxergava algo que os demais não conseguiam ver. Ele explica como isso acontece:
O mais importante é criar um elevado padrão de vida. Se você olhar um muro de pedra do nível do chão, terá a impressão de ser muito alto. Contudo, se o obser-
var da janela de um avião voando pelos céus, não passará de uma minúscula saliência. Da mesma forma, com a mudança do padrão de vida, o modo de sentir e ver também muda. As dificuldades se transformam em desafios a serem superados com alegria e tranquilidade. A fonte dessa mudança é a recitação do daimoku com seriedade e forte determinação. (Nova Revolução Humana, v. 7, p. 83)
A visão do Mestre ia além das dificuldades pessoais e das circunstâncias passageiras da organização que seria fundada. Era como se ele enxergasse tudo do alto do avião em pleno voo, da mais elevada condição de vida.
Esperamos que você, leitor, embarque numa jornada com as próximas páginas e que os incentivos deste BS ampliem o seu modo de ver as coisas.
Boa viagem e boa leitura!
Compartilhar nas