Notícias
BS
Soka Gakkai avança rumo a 2030
BSGI realiza 5a Reunião Nacional de Líderes da Nova Era Seigan, enfatizando o desenvolvimento de todas as pessoas em direção ao centenário da Soka Gakkai
26/11/2020
REDAÇÃO
A pandemia do coronavírus trouxe severos desafios para a sociedade mundial em 2020. Reaprender foi palavra de ordem — reaprender a trabalhar, a estar em família, a fazer compras, a estudar, etc. Para os membros da Associação Brasil SGI (BSGI), o desafio foi conduzir o kosen-rufu com inovação, virtualmente, mas sem perder o humanismo e o companheirismo, elementos básicos da organização e com expectativa positiva para 2021.
No sábado, 21 de novembro, a BSGI provou, mais uma vez, que está pronta para enfrentar qualquer tipo de desafio ao realizar a 5ª Reunião Nacional de Líderes da Nova Era Seigan, transmitida de São Paulo (Centro Cultural Dr. Daisaku Ikeda) para todo o país, via YouTube. A presença física no local da reunião foi limitada aos envolvidos na programação, os quais adotaram todos os cuidados de prevenção à Covid-19, como uso de máscaras, higienização das mãos e do púlpito e distanciamento das cadeiras na sala. Os apresentadores ressaltaram que as atividades presenciais da BSGI permanecem suspensas, por tempo indeterminado. A participação on-line foi aberta a líderes de bloco e acima. Considerando o momento único que vive a sociedade, reunir toda a liderança da BSGI, num só coração, faz toda a diferença.
De coração a coração
E por falar em um só coração, foram apresentados três inspiradores relatos de membros da organização, que, durante a pandemia, venceram condições difíceis, provando a força da fé e da sua decisão. Entre eles, o de Nicolas Airy Jones Silva, membro da DMJ do Distrito Universo, RM Itaquaquecetuba (CGESP), que, mesmo abalado pelo ataque violento à escola onde estudava (ocorrido em 13 de março de 2019), decidiu não sucumbir ao medo e atuou na atividade de sua organização naquele mesmo dia. Todos os relatos foram apresentados com o objetivo de inspirar e conectar o coração dos participantes da reunião nacional.
Inspiradora também foi a mensagem enviada pelo presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, para a 47ª Reunião Nacional de Líderes da Nova Era do Kosen-rufu Mundial, comemorativa do 90º ano de fundação da Soka Gakkai, lida na atividade por Fábio Oda, coordenador da Divisão Sênior (DS) da BSGI. Nela, Ikeda sensei ressalta que o ano de 2021 possui um profundo significado. No texto, ele incentiva:
Com união de “diferentes em corpo, unos em mente”, que ilumina e incentiva cada pessoa com suas próprias características, tal como o princípio da “cerejeira, ameixeira, pessegueiro e damasqueiro”, nós, mestre e discípulos Soka, vamos decidir mutuamente a avançar corajosa e imponentemente rumo à “grande vitória do coração” denominada “mudança do destino da humanidade”, oferecendo a “grande esperança” à sociedade global, que enfrenta sofrimentos e dificuldades!1
Movimento pela felicidade
Em consonância com as palavras do Mestre, Meiry Hirano, coordenadora da Divisão Feminina (DF) da BSGI, ressaltou o aspecto de vitória dos membros no ano de 2020, que, desafiando a situação em que vivem, estão recitando muito mais daimoku, assim como os “bravos guerreiros” do estado do Amapá, os quais vêm enfrentando consequências graves pela crise de energia. Em suas palavras, parabenizou a integrante da DF da BSGI Luanda Moraes, nova reitora de uma universidade estadual do Rio de Janeiro, fato que, nos últimos dias, foi destaque na mídia de todo o país, e que acalenta o coração das pessoas neste momento de pandemia.
Meiry Hirano fez questão de manifestar seu sentimento a todos os membros da DF: “Em nome de todas as líderes da Divisão Feminina, gostaria de agradecer, louvar e enaltecer a grandiosa dedicação de cada ‘rainha’ na concretização da rede de solidariedade das ‘100 mil Mulheres’ assim como os jovens na luta pelos ‘100 mil Jovens’”.
A consolidação dos 100 mil Jovens da BSGI foi o ponto central da fala do coordenador da Divisão dos Jovens (DJ), Anderson Yoshikawa. Ele compartilhou o teor da carta emocionante enviada a Ikeda sensei, por ocasião do grandioso resultado. Como resposta, o Mestre enviou as seguintes considerações: “Parabéns, transmita minhas melhores recomendações a todos”. Anderson destacou ainda os esforços de Ikeda sensei em fortalecer seu aprimoramento, na relação de mestre e discípulo e a incansável dedicação na escrita da obra Nova Revolução Humana. E fez um emocionante pedido à DJ do Brasil, de se empenharem na leitura dessa coleção com o intuito de que todos possam se encontrar diariamente com o Mestre, visando transformar a sociedade rumo ao ano de 2030, centenário da Soka Gakkai.
A força da BSGI é a força do povo
Miguel Shiratori, presidente da BSGI, iniciou suas palavras manifestando apoio e solidariedade aos membros que estão enfrentando alguma questão de doença e votos de breve restabelecimento. Em seguida, com o desejo de reconhecer a força jovial de todos os membros da organização, Shiratori relembrou um trecho da mensagem enviada pelo presidente Ikeda por ocasião dos sessenta anos da BSGI:
Neste momento em que provações sem precedentes persistem, os senhores estão irradiando o brilho da esperança, da coragem e da amizade para as pessoas por meio de incentivos mútuos diários imbuídos de uma fé invencível. E, com a promissora Divisão dos Jovens da BSGI do “azul mais azul que o anil” na vanguarda, estão desbravando a nova era com espírito juvenil.2
O presidente da BSGI compartilhou duas notícias. A primeira, a publicação do volume 30 da obra Nova Revolução Humana, e de considerá-la a base fundamental da vida. A segunda, a notícia da publicação de matéria no jornal japonês Seikyo Shimbun (do dia 21 de novembro) sobre a outorga do título de doutor honoris causa ao Dr. Daisaku Ikeda, concedido pela Universidade Federal do Piauí, sendo essa a homenagem de número 398 e a única no ano de 2020.
O tema de 2021, “Ano da Esperança e da Vitória”, ganhou destaque na fala de Miguel Shiratori, para incentivar sobre a importância de todos os membros da BSGI se dedicarem ao máximo. Ele declarou: “Vamos consolidar a base da paz mundial a partir de nossas comunidades locais. (...) Toda a força da organização tradicionalmente é a força do povo”. E reforçou a mensagem com as seguintes palavras do presidente da Soka Gakkai, Minoru Harada:
A década de vitória ou derrota, em particular, o próximo ano (2021) será de extrema relevância para definir o impulso desses dez anos. (...) A jornada rumo ao centenário de fundação será, sem dúvida, a década em que toda a Soka Gakkai como religião mundial, tanto no nome como de fato, descortinará o horizonte da época de uma etnia global.
Três pontos para a vitória
Em suas palavras, Meiry Hirano destacou três pontos apresentados no conselho central da Soka Gakkai, por Minoru Harada, presidente da Soka Gakkai:
1. Iniciar os próximos dez anos com a decisão de levantar-se só.
2. Fazer da minha comunidade o castelo de vitória com a minha visita e com o meu incentivo.
3. Empenhar para enriquecer as reuniões de todas as comunidades com relatos da prática da fé repletos de convicção.
Notas:
1. Brasil Seikyo, ed. 2.538, 7 nov. 2020.
2. Brasil Seikyo, ed. 2.535, 10 out. 2020.
Leia mais no BS+
A mensagem completa enviada pelo presidente Ikeda para a 47ª Reunião Nacional de Líderes da Nova Era do Kosen-rufu Mundial foi publicada no Brasil Seikyo, ed. 2.538, 7 nov. 2020. E a mensagem comemorativa dos sess enta anos da BSGI consta no Brasil Seikyo, ed. 2.535, 10 out. 2020.
Compartilhar nas