Encontro com o Mestre
BS
O mundo aguarda pela vitória do humanismo
Em discurso proferido em 2003, o presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, enfatiza a importância de jamais sermos vencidos pelos obstáculos e nos orienta sobre o que fazer quando tudo parecer estar contra nós. Além disso, compartilha incentivos do segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, para a perfeita atuação dos jovens como verdadeiros líderes
01/07/2021
DR. DAISAKU IKEDA
“Quanto maior a resistência, mais fortes as ondas se tornam.” Esse tem sido meu lema desde que era um jovem de 19 anos.
O mundo aguarda pela vitória do humanismo. Também anseia, com expectativa, pela nova era em que as mulheres realmente brilharão. O que nos dará condições para concretizar esses objetivos?
A escritora queniana Muthoni Likimani ressalta a importância de se ter senso de união ou solidariedade numa causa comum. Recordando a luta pela liberdade no Quênia, ela diz que essa foi a força que capacitou as pessoas comuns a demonstrar uma coragem que não acreditavam possuir.
É crucial nunca perder a esperança. A escritora norte-americana Pearl S. Buck (1892–1973) escreveu: “A resignação é algo parado e sem energia”1 e “A esperança é essencial para a atividade”.2 É importante avançar, mesmo que seja um único passo, nem que seja apenas um milímetro.
A escritora francesa Madame de Staël (1766–1817) declarou: “Nós fomos dotados de alma ou de espírito para que possamos desenvolvê-los, aperfeiçoá-los e utilizá-los amplamente por um elevado objetivo”.3 Nascemos neste mundo para extrair nosso pleno potencial e brilhar da forma mais radiante como seres humanos.
“As pessoas sábias e dignas são testadas pelas ofensas”
Em Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente consta: “Se empenhar cem milhões de kalpa de esforço num único momento de vida, as três propriedades iluminadas do Buda emergirão de sua vida a cada momento”.4 O poder da benevolência, a luz da humanidade que brilha na vida de vocês após terem realizado um esforço inimaginável na fé, é o maior de todos os poderes.
Não sejam derrotados por si próprios! Vençam a si mesmos. Retornem, uma vez mais, ao seu ponto primordial da prática da fé e desafiem a si próprios novamente.
Não ser derrotado diante da perseguição de autoridades arrogantes é o espírito da fé no Budismo de Nichiren Daishonin. Em uma famosa passagem, ele escreveu:
E se alguém de posição recriminar a sua fé, pense que está diante de um valioso adversário do Sutra do Lótus e que isso é algo tão raro como o desabrochar da flor de udumbara, ou como a possibilidade de uma tartaruga cega encontrar um tronco de sândalo flutuante.5 Diante de tal situação, responda com determinação e firmeza.6
Por que as pessoas que têm fé na Lei Mística são invejadas? Porque elas com certeza atingirão o estado de buda. Nichiren Daishonin declarou:
A pessoa que vive com base no Sutra do Lótus atingirá o estado de buda com toda a certeza. Por isso, o rei demônio do sexto céu, senhor deste mundo tríplice, guarda uma inveja intensa por todos aqueles que abraçam este sutra. Dizem que esse rei demônio infiltra-se nas pessoas como uma peste, de forma que é impossível detectá-lo pelo olhar. E assim, como aqueles que, pouco a pouco, embriagam-se com um bom vinho envelhecido, os governantes, os pais e as mães, as esposas e os filhos são gradativamente dominados por ele e passam a nutrir intensa inveja do devoto do Sutra do Lótus.7
É vencendo os obstáculos que conseguimos transformar nosso carma negativo e atingir o estado de buda. Daishonin também reforçou: “O ferro, quando aquecido e forjado, torna-se uma excelente espada. Os reverenciáveis e os veneráveis são testados com calúnias”8 e “Sei que, se eu não provocar o surgimento dos três inimigos do Sutra do Lótus, então não devo ser devoto desse sutra. Somente fazendo com que se manifestem, provarei ser o verdadeiro devoto”.9
Em perfeito acordo com essas palavras de Nichiren Daishonin, os três presidentes da Soka Gakkai [Tsunesaburo Makiguchi, Josei Toda e Daisaku Ikeda] e toda a organização [Soka Gakkai] lutaram em prol do kosen-rufu, e isso fez com que os “três poderosos inimigos” aparecessem.
O caminho de uma vida correta
Quando alguém perguntou a Toda sensei o que o deixava mais feliz, ele respondeu: “O magnífico desenvolvimento de meus discípulos que darão continuidade à luta pelo kosen-rufu. Minha maior alegria é me encontrar e conversar com os jovens”. Sinto exatamente o mesmo.
Permitam-me compartilhar com vocês alguns comentários de Toda sensei a respeito de liderança, pelo bem dos jovens do futuro:
1. “Caso se apliquem a alguma tarefa com um comprometimento fraco, superficial e negligente, como podem esperar que os outros os sigam?”
2. “Não sejam pessoas de espírito fraco, mas sim do tipo que conseguem concretizar suas determinações”.
3. “Vocês não estão qualificados para serem líderes a menos que valorizem seus membros genuinamente”.
4. “É vital que os jovens tenham tenacidade para se tornarem os melhores em algo”.
Josei Toda era especialista em seres humanos. Para impulsionar nosso movimento e conquistar a confiança da sociedade, ele nos deu o seguinte direcionamento: “É importante fazermos de nossas interações com os outros o fundamento da nossa vida. Não estamos vendendo nenhum produto físico, mas sim nós mesmos como indivíduos”.
Por favor, conversem com as pessoas a respeito de sua fé e de suas convicções com sinceridade. E, à sua maneira, falem do orgulho de ser os supremos defensores da humanidade.
Nós, que praticamos o Budismo de Nichiren Daishonin, conhecemos o caminho para uma vida correta e seguimos pelo caminho que leva a uma sociedade justa.
Vamos compartilhar de forma convicta essa verdade com as pessoas.
Ao lado dos alunos, presidente Ikeda assiste a uma aula de lei constitucional na Universidade Soka (Hachioji, Japão, jan. 2005)
No topo: presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, incentiva integrantes da Divisão dos Estudantes (Centro de Treinamento de Nagano, Japão, ago. 1995)
Notas:
1. BUCK. Pearl S. The Child Who Never Grew. Nova York: The John Day Company, 1950. p. 57.
2. Ibidem, p. 61.
3. HOLSTEIN, Baroness Staël. Doitsu Ron 3 — Tetsugaku to Shukyo [Alemanha, 3 — Filosofia e Religião]. Tradução: Helene de Groote et al. Tóquio: Toeisha, cap. 12, p. 319, 1996.
4. Gosho Zenshu, p. 790.
5. A tradição conta que a flor de udumbara desabrocha uma vez a cada três mil anos, para anunciar o advento de um buda. A analogia com a tartaruga cega é mencionada no capítulo 27, do Sutra do Lótus, que diz que encontrar o budismo é algo tão raro quanto uma tartaruga de um único olho encontrar, à deriva no oceano, um tronco de sândalo com uma cavidade do tamanho exato para ela se acomodar.
6. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 60, 2017.
7. Ibidem, p. 38.
8. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. I, p. 320, 2014.
9. Ibidem, p. 54.
Fonte:
Discurso do presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, proferido no Conselho Executivo Nacional, realizado em 6 de agosto de 2003 e publicado na ed. 1.726, 6 dez. 2003, p. A3.
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