marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Incentivo do líder

Agir agora

download do ícone
ícone de compartilhamento

07/10/2021

Agir agora

O fim de setembro traz a primavera aqui ao Brasil, e outubro também nos remete importantes datas para nossa vida e para o kosen-rufu. Dentre elas, a primavera do Brasil e de nossa revolução humana, a chegada do budismo ao país, a primeira visita do nosso querido mestre.

São 61 anos do desbravar do kosen-rufu mundial de Ikeda sensei. Olhar esse importante episódio da perspectiva histórica torna seu feito ainda mais grandioso. O mundo passava por intensa corrida espacial, uma enorme mudança cultural, início da Guerra do Vietnã, entre outros eventos marcantes.

Quando penso nisso, às vezes fico divagando sobre como seria minha vida, ou até mesmo se estaria vivo, caso o Mestre não tivesse vindo ao nosso país, se o Budismo de Nichiren Daishonin não tivesse sido propagado pela Soka Gakkai.

Essa reflexão acaba ficando no campo das ideias mesmo, pois não temos como saber exatamente como estaríamos se essa viagem não tivesse ocorrido. Entretanto, ao refletir sobre esse ato de Ikeda sensei, muito jovem naquela época, penso: “O que devo fazer hoje, independentemente das circunstâncias?”.

Agora também são muitas as demandas e angústias, tanto da perspectiva do kosen-rufu quanto da sociedade como um todo, e não são poucas as razões para se fazer ou não algo.

Em constante contato com o Mestre por meio dos incentivos nos periódicos e na Nova Revolução Humana, podemos perceber que a ação é transformadora e que pôr em prática com a velocidade de um raio faz toda a diferença. É claro que elevar nossa condição de vida para perceber corretamente os aspectos que nos rodeiam é fundamental para agirmos de forma apropriada. Mas, como jovens, há mais ou menos tempo, precisamos fazer o que deve ser feito, nesse momento. Dessa forma, ele nos orienta sobre como vencer o medo de errar:

Embora a confiança das outras pes­soas seja importante, pode ser um erro fatal para os jovens uma postura excessivamente cautelosa e comodista. Os insucessos que experimentarem na juventude poderão ser incrivelmente valiosos para a construção dos alicerces de seu futuro. Os jovens devem ter ciência do fato de que não são perfeitos, e tentar viver cada dia com coragem, sendo fiéis a si mesmos.1

Depois de tanto tempo, exatos 61 anos, agradeço sinceramente por ele ter alçado voo rumo ao mundo, mesmo em meio a desafiadoras circunstâncias. A partir do exemplo do Mestre, com uma resoluta oração como base inicial da ação, daquilo que devemos fazer, hoje, os jovens do Brasil e do mundo se levantam, sem medo de errar, com a consciência e decisão de fazer o que deve ser feito, agora! Assim como enfatizado por ele no poe­ma Brasil, Seja Monarca do Mundo!:2

Atuem agora e vivam o presente

com a certeza de que neste exato instante

está se erguendo o futuro.

Rumo aos setenta anos da BSGI, que serão maravilhosos pelo que estamos fazendo agora!

Muito obrigado, sensei.


Edjan Santos

Coordenador da Divisão Masculina de Jovens da BSGI



Notas:

1. IKEDA, Daisaku. Sabedoria. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2020. p. 163. (Sabedoria para Criar Felicidade e a Paz, v. 3)

2. Brasil Seikyo, ed. 1.617, 25 ago. 2001.

Compartilhar nas