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Encontro com o Mestre
Trinta anos desde a independência espiritual — O caminho da religião da revolução humana
Encontro com o Mestre
A pessoa com resoluta determinação pelo kosen-rufu é a “vencedora com boa sorte”
Mensagem do presidente da BSGI
Com renovada disposição, esperança e espírito jovial, vamos dar passos de avanço dinâmico
BS Reunião de Palestra
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Melodias da vitória
Esta série traz incentivos do presidente Ikeda e dicas para a realização da reunião de palestra de qualquer mês. As matérias de estudo da RP encontram-se publicadas no Momento BVD e na Biblioteca de Materiais de Referência.
16/12/2021
REDAÇÃO
Um dos momentos mais alegres e vibrantes das nossas reuniões de palestra é anunciado quando geralmente o apresentador pergunta: “Vamos cantar uma canção?”. O dito popular “quem canta seus males espanta” ganha novo significado nessa hora, quando entoamos essas vigorosas melodias que marcam o avanço de cada um de nós e da organização, sobrepujando os obstáculos e estabelecendo novas etapas de desenvolvimento. Canção para a Paz Mundial, Mais um Dia Feliz, Saudação a Sensei, Monarcas da Era da Paz e tantas outras músicas embalam as reuniões de palestra e têm lugar guardado no coração dos membros da BSGI.
Para conduzir uma canção, realizamos o shiki, que significa “reger a canção”. O regente é quem determinará o ritmo da música. Além disso, com o shiki, transmitimos para as pessoas o espírito da Soka Gakkai de demonstrar nossa determinação e um aspecto maravilhoso de vitória.
Alegria e decisão
Hoje, a maioria das atividades está sendo feita de forma virtual devido à pandemia do novo coronavírus, e normalmente não há regência ao vivo das canções; elas são apresentadas em vídeos, mas nada que atrapalhe o ânimo e a emoção dos participantes. Enquanto todos seguem com ações de combate à doença, prezando em primeiro lugar a saúde, aguardam ansiosamente o momento de retornar às reuniões presenciais.
Também nas atividades, podemos apreciar diversas apresentações culturais com músicas populares e clássicas, realçando as características e os costumes de cada país, região ou localidade. Nesta matéria, entretanto, vamos dar destaque às canções da Soka Gakkai, várias delas compostas pelo próprio presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI), Dr. Daisaku Ikeda, ou por membros do Brasil, do Japão e do exterior.
Sentimento do Mestre
De forma muito humana e calorosa, Ikeda sensei comenta:
Os senhores, meus amigos, estão empenhando esforços e mais esforços, dia após dia, nas atividades da Soka Gakkai. Meu sentimento é de querer transmitir minhas mais sinceras palavras de estima, de agradecimento e também de gratidão a todos. Então, apesar de não serem primorosas, componho essas canções com sincero esforço e dedicação com o sentimento de que todos se alegrem. Ao receberem esta música, espero que ela se torne pelo menos um incentivo e esperança para cada um.1
No romance de sua autoria, Nova Revolução Humana, o presidente Ikeda relata por diversas vezes como compôs canções de cada província ou cidade, de braços dados com os membros locais, criando uma vigorosa etapa de crescimento e visualizando um grandioso futuro para eles.
Particularmente, em 1979, quando nosso mestre foi impedido de discursar nas atividades ou de escrever para o Seikyo Shimbun devido às ardilosas tramas do clero, ele se dedicou incansavelmente para visitar as pessoas, além de compor e tocar canções ao piano para encorajar os membros.
Sensei declara:
O avanço do kosen-rufu sempre foi embalado pelas canções da Soka Gakkai. Em tempos bons e ruins, nas horas alegres em que nos empenhamos para compartilhar o budismo com as pessoas e nos momentos de rajadas de críticas e insultos na sociedade, os membros extraíam inspiração e força entoando as canções da Soka Gakkai.2
Atitude de incentivar
Em meio a intensos compromissos, seja escrevendo suas obras ou mensagens de incentivo, participando das atividades, dialogando com personalidades e com as pessoas do povo, o Mestre reserva tempo também para compor e reger canções.
Uma passagem emocionante da Nova Revolução Humana conta a dedicação de Ikeda sensei a incentivar, com a regência de uma canção, os membros da Divisão dos Estudantes Herdeiro em um curso de aprimoramento:
Depois da oração, quando Shin’ichi3 ia despedir-se dos participantes, uma voz surgiu da plateia.
— Presidente Yamamoto, poderia, por favor, reger uma canção para todos nós?
Esse pedido foi seguido por uma forte salva de palmas.
Shin’ichi aceitou o pedido com um sorriso nos lábios.
— Está bem. Vou reger uma canção. Antes, porém, gostaria de solicitar aos vice-presidentes e demais líderes que a regessem para vocês.
Os líderes se levantaram e regeram uma canção acompanhada do coro entusiasmado dos estudantes.
Em seguida, Shin’ichi apanhou um leque e perguntou:
— O que vocês querem cantar?
— Por favor, gostaríamos que o senhor regesse a canção Takeda-bushi.
— Está bem. Vamos cantar com ânimo total!
A regência de Shin’ichi, acompanhada das palmas dos participantes, criou um ambiente repleto de vigor e decisão. Muitos deles viam pela primeira vez a regência de Shin’ichi.
Quando terminou, outro estudante gritou da plateia.
— Por favor, poderia reger mais uma vez?
— Está bem. Regerei quantas vezes vocês quiserem!
Shin’ichi começou a reger pela segunda vez. As palmas dos estudantes intensificaram-se ainda mais.
Ao término, eles pediram que regesse mais uma vez.
Shin’ichi enxugou o suor com o lenço e regeu a canção pela terceira vez.
Como os pedidos não cessavam, os líderes começaram a ficar preocupados com a saúde do presidente Yamamoto, e o coordenador Masaya Ueno quis até se levantar para acalmar o entusiasmo de seus companheiros. Entretanto, uma vez que o próprio presidente estava disposto a atender todos os pedidos, ele permaneceu sentado em seu lugar.
Um quarto pedido de regência surgiu da plateia. Shin’ichi aceitou sorrindo e levantou bem alto o leque. Sua regência era como o vigoroso bailar de uma grande fênix. Por essa dedicação, atendendo a todos os pedidos, os estudantes ficaram emocionados e as lágrimas começaram a deslizar pelo rosto. Esse encontro com o presidente Yamamoto ficou gravado no coração dos participantes como uma lembrança inesquecível.4
Com todo ânimo!
Uma sugestão para a pessoa que deseja aprender a realizar o shiki, ou seja, reger uma canção, é conversar com um veterano para que lhe ensine e a incentive. Embora existam diferenças na regência de uma pessoa para outra, o mais importante é transmitir força, paixão e determinação a cada movimento, conforme Ikeda sensei salienta: “A canção da Gakkai existe junto com a decisão. Por esse motivo, onde ecoam as vozes que a cantam, desponta altivo o sol da vitória”.5
Assim, cantar ou reger uma canção, muito mais que uma forma para “animar a reunião”, é a oportunidade de mostrar e aprofundar nossa decisão em nos dedicar cada vez mais ao cumprimento da nossa missão pelo kosen-rufu.
Dica dourada do Mestre
As canções da Soka Gakkai promovem a união e incentivam as pessoas a renovar a determinação. Ikeda sensei enfatiza:
O importante é, independentemente das circunstâncias ou das situações, criar verdadeiros filhos do leão que viverão pela missão em prol do kosen-rufu. Para isso, quero fazer músicas que inspirem com coragem a alma e o coração de todos. Isso porque a Soka Gakkai é uma organização que avança alegre e radiantemente entoando a canção do júbilo e da esperança.6
Ilustração retrata o presidente Ikeda regendo canção em curso de aprimoramento da Divisão dos Estudantes Herdeiro
Notas:
1. IKEDA, Daisaku. Contínua Felicidade. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 29, p. 38-39, 2020.
2. IKEDA, Daisaku. Estandarte da Lei. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 26, p. 128-129, 2019.
3. Shin’ichi Yamamoto é o pseudônimo do presidente Ikeda no romance Nova Revolução Humana.
4. IKEDA, Daisaku. Jovens Herdeiros. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 9, p. 103-104, 2019.
5. Idem. Grande Caminho. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 28, p. 163, 2019.
6. Idem. Hino da Ampla Propagação. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 28, p. 16, 2019.
Fonte:
RDez, ed. 76, abr. 2008.
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