marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Encontro com o Mestre

Compartilhar a alegria da fé é o modo supremo de saldar nossas dívidas de gratidão

Da série “Gravando no Coração os Escritos de Nichiren Daishonin”.

download do ícone
ícone de compartilhamento

12/05/2022

Compartilhar a alegria da fé é o modo supremo de saldar nossas dívidas de gratidão
Eu, Nichiren, nasci como ser humano, algo raro de se conseguir, e encontrei os ensinamentos do Buda, que é algo ainda mais raro de ocorrer. Além disso, entre todos os ensinamentos do Buda, pude encontrar o Sutra do Lótus. Quando paro e penso em minha boa sorte, vejo que é grande a dívida de gratidão que tenho para com meus pais, com o soberano e com todos os seres vivos.1

O Sutra da Verdadeira Retribuição


No início da Campanha de Fevereiro em 1952, conclamei aos meus companheiros a se juntar a mim para adornar o mês em que tanto Nichiren Daishonin como Toda sensei nasceram, apresentando nossa prática ao máximo de pessoas possível. Todos responderam à minha decisão juvenil.

Temos a rara boa sorte de nascer como seres humanos e abraçar a Lei Mística, algo difícil de encontrar. Compartilhemos com as pessoas à nossa volta a alegria que saboreamos como bodisat­vas da terra — a alegria de transformar carma em missão e de orar pela felicidade dos outros. Esse é o modo supremo de saldar nossas dívidas de gratidão e nosso verdadeiro propósito como budistas.                                                                                                                                        

Publicado no Seikyo Shimbun de 28 de janeiro de 2020.


No topo: Foto tirada pelo presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, no Centro Cultural Campestre da BSGI durante a sua quarta visita ao Brasil (Itapevi, SP, fev. 1993)


Nota:

1. Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. II, p. 195-196, 2017.

Compartilhar nas