marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Editorial

Um futuro melhor para todos

download do ícone
ícone de compartilhamento

Redação

09/06/2022

Um futuro melhor para todos

REDAÇÃO

Quando está prestes a fazer uma compra, você se questiona se aquele produto é, de fato, necessário; se é reutilizável; ou se há o descarte correto das embalagens? Em geral, essas são indagações que podem ser feitas pelo consumidor que tem interesse em contribuir para a redução do impacto ambiental.

Ao mesmo tempo em que as pessoas precisam satisfazer suas necessidades básicas para so­breviver e se desenvolver, os recursos que precisam para isso são “bens comuns globais”.

No mês em que é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, Brasil Seikyo faz importantes reflexões sobre o tema e apresenta a cobertura completa das ações e dos eventos da Semana do Meio Ambiente, promovida pelo Instituto Soka Amazônia em Manaus.

Esse é um tema que não deve ser debatido apenas em certo dia, semana ou mês. Por isso, a Soka Gakkai Internacional (SGI) também tem atividades que fomentam o enfrentamento das questões ambientais, como a exposição Sementes da Esperança e Ação, uma iniciativa em conjunto com a Carta da Terra Internacional e o Instituto Soka Amazônia. Essa mostra, que já tem sua versão digital, foi inaugurada fisicamente no dia 6 de junho, durante a 1ª Conferência sobre Emergência Climática e Justiça Climática do Poder Judi­ciário, realizada em São Paulo. Saiba mais nesta edição.

Além da sua preocupação com a crise do clima, o presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda, também acredita que a busca por soluções deve acontecer em torno do pensamento dos jovens. Em coletiva de imprensa ocorrida em 2021, quando do lançamento oficial dessa exibição para o mundo, a SGI fez a seguinte declaração: “Ouvir a voz dos jovens não é opcional; é o único caminho lógico à frente se estamos verdadeiramente preocupados com o futuro do mundo”.1

É natural questionar-se: “E eu, o que posso fazer?”.

Logo no início de sua Proposta de Paz deste ano, Ikeda sensei fala sobre as percepções das pessoas nesses dois anos de pandemia: o valor da profunda relação com os outros, os problemas do mundo estão conectados e o sofrimento comum das pessoas. Então, ele esclarece o que devemos fazer:

O ponto mais crucial, então, é construir laços de solidariedade a partir da consciência dessa conexão obtida por nós de forma tão profunda e intensa durante a crise, e fazer dela a base de nossos esforços compartilhados a fim de encontrarmos um caminho a salvo dessa tempestade.2


Esperamos que os incentivos e as reflexões propostas neste BS apoiem seu engajamento na sua localidade; e, em torno dos jovens, crie um desenvolvimento ainda maior por um mundo em que todos desfrutem o direito de viver em segurança e felizes.

Ótima leitura!


Notas:

1. Sowing Seeds of Hope [Plantando as Sementes da Paz]. Soka Gakkai.

2. Terceira Civilização, ed. 645, maio 2022, p. 16.

Compartilhar nas