marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Notícias

Fortalecer a vida

No Distrito Parque Fernanda, é sempre hora de vencer com base no estudo

download do ícone
ícone de compartilhamento

Redação

30/06/2022

Fortalecer a vida

Atividades de estudo, incentivos e visitas virtuais, abraçando todas as pessoas. Esse foi o plano de ação lançado pelo Distrito Parque Fernanda, RM M’Boi Mirim. No coração dos líderes locais, o desejo de que os membros fortaleçam as bases da prática da fé, para vencer as dificuldades e comprovar com vitórias. Composto por três comunidades (Pq. Fernanda, Comercial e Independência), essa organização de base, localizada ao extremo sul, na periferia de São Paulo, reúne mais de oitenta famílias.

Com o desafio de unir a todos nesse esforço no período de pandemia, desde 2021, vêm sendo promovidos estudos semanais, às terças e às quintas-feiras, com a liderança da Divisão dos Jovens (DJ). Esse, aliás, é o objetivo maior, criar um ambiente para as gerações futuras. O responsável pelo distrito, Marcos José dos Santos, nos conta que as programações incluem estudo de Gosho (os escritos do buda Nichiren Daishonin), prin­cípios básicos e outros temas. É o budismo na vida diária.

Os temas e programações são fechados com muito diálogo em conselhos e encontros de programação, ouvindo a opinião de membros e convidados. Os jovens e os estudantes têm canal aberto para tudo. Assim, alternando esses dois dias da semana e utilizando encartes temáticos do Brasil Seikyo e da Terceira Civilização, a movimentação evolui e faz aumentar igualmen­te o comparecimento nas reuniões de palestra mensais.

Em apoio às atividades, participam líderes e veteranos de coordenadoria e da BSGI. “Os diá­lo­gos e incentivos têm sido cada vez mais enriquecedores. Nas atividades, introduzimos o ‘Momento BS+’, com indicações de leitura e dicas de como acessá-lo. O conteúdo do aplicativo é usado no Momento Dez e em outros itens da programação”, esclarece Marcos. Assim, como resultado, amplia-se a compreensão dos membros sobre a prática da fé e muitos relatos de luta e de vi­tória vêm surgindo. A responsável pela Divisão Feminina de Jovens (DFJ) de bloco e pela Divisão dos Estudantes (DE) de distrito, Sabrina Conceição, atesta: “Estou muito feliz e grata por conseguir desafiar na recitação do daimoku, no estudo e nas atividades da minha localidade. Isso porque tenho a ajuda de todos os meus companheiros e, principalmente, da minha mãe, que sempre me motivou a seguir com a prática, baseado na sua luta diária na comunidade”.

Em abril último, o tema abordado foi o escrito Estabelecer o Ensinamento para a Pacificação da Terra (Rissho Ankoku Ron). “Um estudo maravilhoso, em que conseguimos conectar nosso coração ao do Mestre”, ressalta a Sra. Maura Delfina Pereira, responsável pela Divisão Feminina (DF) da Comunidade Parque Fernanda.

Com a união de “diferentes em corpo, unos em mente” (itai doshin), as lideranças de comunidade e de bloco abraçaram o movimento dos estudos e de “muito mais daimoku”, criando um ambiente de constante aprendizado e incentivo mútuo, resultando em trazer membros afastados de volta à alegria da prática, além de simpatizantes. Avançam, cuidando com carinho de cada família. Quinzenalmente (aos sábados), promovem um movimento de recitação de daimoku, cada um em sua casa, orando pela saúde e vitória de todos.

“Estão vindo cada vez mais convidados e duas pessoas já manifestaram o desejo de praticar o budismo”, comemora Marcos, reforçando a chance que todos têm de bimestralmente assistir ao vídeo do Encontro com o Mestre, com programação assumida também pela DJ.

É a geração 2030 de ponta a ponta. O futuro agradece!

1

Comunidade Independência

11

Comunidade Comercial

11

Comunidade Parque Fernanda

11

Distrito Parque Fernanda

Fotos: Colaboração local

Compartilhar nas