marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Especial

Jovens de força e paixão

Divisões Masculina e Feminina de Jovens comemoram 71 anos de fundação nos dias 11 e 19 de julho, respectivamente, reconfirmando a missão de perpetuar e concretizar o ideal do kosen-rufu

download do ícone
ícone de compartilhamento

Redação

30/06/2022

Jovens de força e paixão

No Japão, país derrotado após o término da Segunda Guerra Mundial, imperava a miséria em meio à devastação do país. As pessoas tinham de enfrentar terríveis adversidades. Na Soka Gakkai também, por conta dessa situação, muitos membros estavam doentes e desempregados. Com o ímpeto de transformar essa situação e a própria sociedade, antes mesmo de assumir como segundo presidente da Soka Gakkai, em 3 de maio de 1951, Josei Toda iniciou uma série de treinamentos, em outubro de 1949, com alguns jovens, vislumbran­do um grandioso desenvolvimento do kosen-rufu do Japão e do mundo. Mesmo com a saúde debilitada e as dificuldades financeiras que suas empresas enfrentavam, ele não poupava esforços para promover o aprimoramento meticuloso de jovens valorosos, organizando, assim, o núcleo que, no futuro, seria a Divisão dos Jovens (DJ). Eram reuniões realizadas duas a três vezes por mês, promovendo o estudo do Gosho e outras leituras, com grande rigorosidade e seriedade. Esses esforços culminaram na histórica fundação das Divisões Masculina (DMJ) e Feminina de Jovens (DFJ), respectivamente, nos dias 11 e 19 de julho de 1951.

Leões Soka

Em 11 de julho, foi realizada a reunião de fundação da DMJ da Soka Gakkai. Chovia bastante nesse dia e os 180 jovens chegavam correndo ao segundo pavimento da sede em Nishikanda, Tóquio, lotando-o rapidamente. Alguns trajavam roupa de trabalho, e outros, uniformes escolares.

Às 18 horas, foi declarada aberta a cerimônia. Após a apresentação dos novos responsáveis e os incentivos dos líderes, o presidente Josei Toda proferiu suas palavras, aguardadas ansiosamente por aqueles reunidos ali. Para surpresa de todos, ele afirmou: “O próximo presidente da Soka Gakkai sem dúvida surgirá dentre os que estão presentes aqui hoje”.1

Os participantes ficaram perplexos: “O terceiro presidente está presente aqui? Quem será?”. Era uma questão situada muito além da visão daqueles jovens. Em seguida, disse que o kosen-rufu é uma missão que ele tinha de realizar infalivelmente. Além disso, seu único e grande desejo era que os jovens se levantassem com essa mesma consciência e realizassem, sem falta, com as próprias mãos, essa nobre e majestosa missão. Declarou ainda que o objetivo da Soka Gakkai não se restringia ao Japão, mas a organização deveria transmitir a Lei Mística para o mundo. Ele concluiu: “Aproveito o ensejo para saudar o próximo presidente e estender minhas sinceras congratulações pelo estabelecimento desta força jovem”.2

Logo após dizer isso, abaixou a cabeça em profundo respeito aos presentes. A cerimônia foi encerrada com Josei Toda regendo, por iniciativa própria uma canção da Gakkai.

O clamor e a súplica que emergiram do fundo do coração de Toda sensei foram imediatamente compreendidos por seu discípulo e sucessor, o jovem Daisaku Ikeda (leia mais no quadro).

Doutoras da felicidade

Na bela e quente noite de verão de 19 de julho, dezenas de jovens se reuniram alegremente para a fundação da DFJ da Soka Gakkai em torno do presidente Josei Toda. Na ocasião, cinco novas líderes apresentaram suas palavras de decisão com jovialidade, jurando jamais enver­gonhar as companheiras.

Após saudar as participantes e as líderes recém-nomeadas, Josei Toda discursou sobre o futuro da nova divisão:

Todas as moças da Soka Gakkai devem, sem exceção, ser felizes. Até hoje, pode-se dizer, em síntese, que a história da mulher sempre foi triste pelo próprio destino trágico. Para as moças que abraçaram a Lei Mística em plena juventude não há mais razões para chorar pela fatalidade do destino. Portanto, é necessário viver uma existência com pura e devotada fé. Nestas condições, todas poderão ser felizes. É o que eu desejo e deixo como saudações para hoje. Sejam felizes!3

 

Essas palavras se tornaram a diretriz de todas as jovens da Soka Gakkai. E, assim, estava reunida imponentemente a primeira geração de integrantes da Divisão Feminina de Jovens.


Construir o futuro

Sobre o espírito da fundação da DMJ e da DFJ, o presidente Ikeda incentiva os jovens a cumprir sua missão pelo futuro da humanidade com as seguintes palavras:



Era a grande declaração de luta conjunta de mestre e discípu­lo em que se estabelece o juramento do kosen-rufu, unindo em um só coração do mestre e do discípulo, na solene “Cerimônia de Transmissão da Lei do Mestre para o Discípulo”. Cada palavra, cada sílaba dita pelo mestre eu absorvi plenamente com a minha vida. O mestre acrescentou: “Nosso objetivo não é pequeno e não se limita a apenas ao Japão, mas Nichiren Daishonin nos deixou um legado para transmitir essa grandiosa lei até a distante Índia”. O jovem não deve seguir o mestre em sinal de obediência, mas compartilhar a responsabilidade em partes iguais com ele. O jovem deve fazer do coração do mestre o seu próprio e tomar a frente para desbravar o magnífico caminho do futuro. (...)


O juramento seigan, no budismo, significa a pessoa se levantar com coragem em unicidade com o mestre e com plena consciência de que surgirão obstáculos provenientes da ação de maldades. Essa atitude fará com que a vida do discípulo quebre seu pequeno “casulo” para manifestar abundante e vigoroso poder e sabedoria igual a do Buda. Por essa razão, a fundação da Divisão dos Jovens foi um verdadeiro nascimento da “Jovem Soka Gakkai”. E essa “Jovem Soka Gakkai” sempre renascerá com o juramento seigan dos novos e valiosos sucessores para fazer emergir a energia de uma nova e vibrante vida.4


Juramento do discípulo

Neste trecho do romance Nova Revolução Humana, o presidente Ikeda relata o diálogo que Shin’ichi Yamamoto [pseudônimo de Ikeda sensei na obra] teve com o segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, na noite anterior à reunião de fundação da DMJ.

DR. DAISAKU IKEDA

— Era noite da véspera da fundação da Divisão Masculina de Jovens (DMJ), em julho de 1951. No escritório da Empresa Comercial Daito em Ichigaya, Tóquio, Toda sensei me disse: “Amanhã é o dia da fundação da Divisão Masculina de Jovens. Confiarei o kosen-rufu aos jovens. Em termos concretos, significa que os jovens devem assumir a responsabilidade total pela concretização do objetivo de 750 mil famílias que anunciei em minha posse como presidente. Poderá fazer isso, Shin’ichi?”. Olhei atentamente para Toda sensei. Estava disposto a encarar o desafio, mas também fiquei surpreso com o pedido que ele estava fazendo. Existiam na Soka Gakkai líderes proeminentes que haviam ingressado na organização durante a época de Makiguchi sensei. Além disso, na cerimônia de fundação eu seria nomeado líder de comunidade, na linha de frente da organização, não um líder central da Divisão Masculina de Jovens.

Naquela hora, como se tivesse compreendido perfeitamente o que se passava na mente de Shin’ichi, Toda afirmou: “Não pedirei a discípulos do presidente Makiguchi que realizem o kosen-rufu. O próximo presidente tampouco será um deles. Ele será da Divisão dos Jovens, pois somente aqueles que possuem a firme decisão de dar a vida pelo budismo conseguem lutar em prol do kosen-rufu. Por isso, deposito minhas esperanças nos jovens”.

Josei Toda não conseguia se esquecer da decepção, raiva e tristeza que sentira quando quase todos os discípulos do presidente Makiguchi renunciaram à fé sob pressão das autoridades militaristas japonesas durante a guerra. Por mais amarga a experiência, sabia a rapidez com que indivíduos interesseiros poderiam abandonar seus ideais ao se confrontarem com perseguições.

Toda sensei confidenciou a Shin’ichi Yamamoto:

— A jornada do kosen-rufu é longa. Quero desenvolver pessoas que se dediquem ao kosen-rufu aos 30, 40, 70 ou 80 anos, e enquanto viverem. Quero capacitar integrantes da Divisão dos Jovens que, assim como o presidente Makiguchi, não se deixem guiar por interesse em lucros pessoais, fama ou fortuna e sustentem os ensinamentos corretos do Budismo Nichiren por toda a vida e labutem pela felicidade de todos. Serão pessoas que se orgulharão de ser meus discípu­los e lutarão até o fim pela concretização do kosen-rufu. Por mais que o número de membros da Soka Gakkai aumente no futuro, se o orgulho de trilhar o caminho de mestre e discípulo Soka e a determinação de devotar a vida ao kosen-rufu enfraquecerem, a Soka Gakkai não avançará. Se isso ocorrer, os membros perderão a consciência de que são bodisatvas da terra e perderão de vista a estrada da verdadeira felicidade. Quem deve impedir que isso aconteça são os jovens. Shin’ichi, seja a força propulsora da Divisão dos Jovens! Torne-se um modelo a ser seguido eternamente! Inicie sua luta como líder de comunidade na linha de frente e conduza nossa organização rumo à realização do kosen-rufu! Certo? Poderá fazer isso?

— Sim! — exclamou Shin’ichi com uma voz determinada.

Toda sensei fitou Shin’ichi com um olhar penetrante. Ao observar a expressão de compromisso inabalável do seu discípulo, sorriu.

— Conto com você! Trabalhe pela felicidade de toda a humanidade! Para conseguir isso, é importante que a Soka Gakkai continue se empenhando, geração após geração, em prol do kosen-rufu e para “estabelecer o ensinamento para a pacificação da terra”. Nossa conversa de hoje constitui a verdadeira cerimônia de fundação da Divisão Masculina de Jovens.

00

Ilustração mostra momento em que Josei Toda, à dir., dialoga com o jovem Daisaku Ikeda, à esq., às vésperas da fundação da Divisão Masculina de Jovens (jul. 1951)


Fonte: IKEDA, Daisaku. Atsuta. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 26, p. 36 e 37, 2021.


Fontes:

Brasil Seikyo, ed. 2.088, 18 jun. 2011, p. B2; ed. 1.894, 9 jun. 2007, p. B2.

Notas: 1. IKEDA, Daisaku. Atsuta. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 26, p. 36, 2021. / 2. Ibidem, p. 37. / 3. Brasil Seikyo, ed. 1.894, 9 jun. 2007, p. B2. / 4. Idem, ed. 2.097, 26 ago. 2011, p. A3.

No topo: O futuro será determinado pela atuação corajosa dos jovens. Acima, participantes de curso de aprimoramento da SGI (Japão, 2019)

Ilustração: Kenichiro Uchida

Foto: Seikyo Press

Compartilhar nas