marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Editorial

O que é felicidade?

download do ícone
ícone de compartilhamento

Redação

14/07/2022

O que é felicidade?

A resposta da pergunta do título pode variar de pessoa para pessoa. Se for feita a alguém que anda preocupado com os contratempos de morar na cidade grande, a resposta pode ser a oportunidade de viver no interior. Já aquele que tem certa dúvida sobre as possibilidades da vida no interior pensa que felicidade é se mudar para a metrópole. Também observamos com frequência solteiros acharem que a felicidade está no casamento, e casados acreditarem que encontrarão a paz se ficarem solteiros novamente. Ikeda sensei ensina que essa é a tendência do coração do ser humano.

Apesar do anseio incessante pela felicidade, muitas pessoas acreditam que ela será concedida pelo outro ou virá em decorrência de algum fator externo.

No livro Arte da Longevidade — leia sobre o seu lançamento nesta edição —, Ikeda sensei conta sobre seu memorável encontro com o escritor russo ganhador do Prêmio Nobel Mikhail Sholokhov. O gigante da literatura, com a sabedoria de seus 69 anos, descreveu que a felicidade advém de nossos próprios esforços para conquistá-la:

Quem não tem determinação de avançar em direção a um objetivo definido não alcança nada. Nós somos todos “ferreiros da felicidade”. Acredito que pessoas de fé, pessoas espiritualmente fortes, conseguem influenciar de modo constante a sua maneira de viver mesmo no momento de uma virada do destino.1

Ikeda sensei explica:

A felicidade ou a infelicidade de uma pessoa não é determinada pelo destino. É a própria pessoa quem decide. Basta se tornar alguém que não se permite ser derrotado pelo destino. Basta se tornar alguém forte, capaz de mudar o rumo do destino a seu favor — essa foi a resposta de Sholokhov.É necessário apenas ter a decisão de que edificará a sua felicidade com suas próprias mãos e possuir uma visão ampla e perspicaz.2


Feliz é a pessoa que consegue transformar quaisquer adversidades em aprendizado para um avanço ainda maior. E mais, tudo aquilo que desafiou torna-se a dimensão do quanto é capaz de contribuir para o desenvolvimento, e, consequentemente, a felicidade, do outro, conforme o segundo presiden­te da Soka Gakkai, Josei Toda, expressou com humor:

Tudo o que estejam fazendo para si próprios contribui, em última análise, para o kosen-rufu e para o mundo. Espero que utilizem a maior parte de seus esforços na fé para a própria felicidade, e o que sobrar, por favor, enviem para cá, em prol do kosen-rufu.3


As vésperas de entrarmos no significativo mês de agosto, Brasil Seikyo antecipa suas matérias de datas comemorativas para que você, leitor, se prepare para receber as comemorações do encontro que ficou marcado por outra intrigante pergunta: “Qual a maneira correta de viver?”.

Desejamos que a matéria especial sobre os 75 anos do primeiro encontro de Ikeda sensei com seu venerado mestre, Josei Toda; a mensagem do presidente Ikeda dedicada aos jovens; e todos os outros incentivos das próximas páginas o conduzam pelo caminho da felicidade que é se dedicar ao kosen-rufu.

Ótima leitura!

Notas:

1. IKEDA, Daisaku. O despontar do sol da manhã — rumo à terceira juventude. Arte da Longevidade. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, 2022.

2. Ibidem.

3. Traduzido do japonês. Toda Josei Zenshu [Obras Completas de Josei Toda]. Tóquio: Seikyo Shimbunsha, v. 4, p. 257, 1989.

Compartilhar nas