marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Incentivo do líder

Sempre é hora de superar

download do ícone
ícone de compartilhamento

Takao Sakamoto

11/08/2022

Sempre é hora de superar

Estamos vivenciando um significativo mês, comemorando os 75 anos de conversão do presidente Daisaku Ikeda ao Budismo de Nichiren Daishonin. Com laboriosa jornada em prol da felicidade da humanidade, abrindo uma estrada dourada de magnífico avanço do kosen-rufu e estreitando o caminho da unicidade de mestre e discípulo, Ikeda sensei conquista inigualáveis vitórias.

O espírito da Gakkai é o de “unicidade de mestre e discípulo”. Quando compartilhamos o mesmo desejo e o sentimento do Mestre para conduzir as pessoas à iluminação e fortalecer a si mesmo em primeiro lugar, buscando um grande desenvolvimento, nossa vida e nossa organização alcançarão o mesmo senso de dinamismo e progresso.

Em um discurso, o presidente Ikeda afirma:

Quando nos dedicamos firmemente ao caminho de mestre e discípulo, podemos manifestar a sabedoria e a força ilimitadas e inerentes à nossa vida. Nada neste mundo é mais forte que a luta unida de mestre e discípulo. Não existe nada mais alegre.1


Celebrarmos este auspicioso momento com sabedoria e coragem, lado a lado com o Mestre, e manter­mos a postura como discípulo, aprofundando o espírito de procura e cumprindo o juramento pela missão, são nossas ações para conduzirmos os companheiros à felicidade absoluta.

Fortalecendo-nos neste caminho de unicidade, vamos focar nas visitas com o sentimento de “prezar uma única pessoa”. E respeitando, incentivando e exprimindo a mais profunda benevolência, empenhemo-nos em sinceros diálogos com nossos amigos, prezando-os como budas.

As visitas individuais e os diálogos familiares são atividades que cultivam o fortalecimento da fé. Vamos nos engajar, de forma vibrante, na relação de vida a vida, com alegria e convicção, revigorando-nos mutua­mente com a revolução humana.

Compartilho uma passagem de uma orientação de Ikeda sensei, que diz:

Aos olhos do budismo, por possuirmos uma profunda relação cármica, nós surgimos agora, nesta era dos Últimos Dias da Lei, para cumprir a nobre missão pelo kosen-rufu. E isso nada mais é que nosso juramento seigan firmado desde o remoto passado. Fomos nós mesmos que desejamos isso e juramos ao Buda. Vamos trilhar por toda a vida esse caminho que nós próprios decidimos, o “caminho da fé”, o “caminho para atingir o estado de buda nesta existência”, o “caminho do kosen-rufu”, o “caminho de mestre e discípulo” e o “caminho do companheirismo”; e juntos vamos adornar nossa vida com vitórias!2


Com o objetivo principal de “não deixar ninguém para trás”, vamos romper as adversidades, superando novos limites. Imbuídos de força e satisfação, vamos ao encontro de cada pessoa, acendendo o brilho do cora­ção dela, tendo como eixo fundamental a recitação do daimoku.

Voltando ao ponto primordial neste importante “Ano dos Jovens e do Progresso Dinâmico”, perseveremos na prática da fé, desenvolvendo pes­soas capazes e edificando extraordinários “valores humanos”. Vamos promover uma nova onda de avanços alicerçados em nossas orações com inabalável convicção.

Em uma mensagem para o Dia da Divisão Sênior, o presidente Ikeda nos orienta sobre a oração:

Neste momento de provações, peço aos senhores que sigam desafiando as circunstâncias destemidamente, recitando de forma vibrante o invencível daimoku de “não há oração sem resposta”, com alegria e coragem. Fazendo resplandecer o supremo estado de buda, iluminem a família e os amigos, e continuem emitindo o grande brilho da esperança para a sua comunidade local. Haja o que houver, superem tudo vitoriosamente, gravando uma história de felicidade e de vitórias insuperáveis.3 



Chegou a hora de nos levantar com espírito destemido, de empreender ações com total disposição e vitalidade e de assumir a responsabilidade elevando a bandeira da vanguarda, fazendo surgir o brilho da alegria e o triunfo de todas as pessoas.

Em outro incentivo, na mensagem de Ano-Novo de 2004, nosso mestre afirma:

No grande movimento cultural chamado kosen-rufu, o fator fundamental está no ato de “levantar-se só”. A grandiosa revolução humana de uma única pessoa se expande como felicidade de si e de outros e como solidariedade de paz e esperança. Para isso, cada um deve se levantar com coragem na circunstância em que se encontra agora. Quando se toma forte consciência como bodisatvas da terra e começa a avançar destemidamente, os caminhos se abrem e as pessoas o acompanham.4 


Com forte determinação, este é o momento de nos impulsionar, evidenciando o nosso melhor. E, emanando a esperança, trilhemos o caminho de mestre e discípulo.



Takao Sakamoto

Vice-coordenador da Divisão Sênior da BSGI

Notas:

1. Brasil Seikyo, ed. 2.084, 21 maio 2011, p. A6.

2. IKEDA, Daisaku. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 27, p. 164, 2019.

3. Brasil Seikyo, ed. 2.529, 29 ago. 2020, p. 3.

4. Idem, ed. 1.730, 1º jan. 2004, p. A2.

Ilustração: Getty Images

Compartilhar nas