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Aprender com a Nova Revolução Humana

Viver com o Gosho: volume 3

Nesta continuação da série publicada no Seikyo Shimbun, trechos selecionados de escritos de Nichiren Daishonin e do romance.

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Dr. Daisaku Ikeda

25/08/2022

Viver com o Gosho: volume 3

A lua se move do oeste em direção ao leste, tal como o budismo da Índia se propagou rumo ao leste. O sol se levanta no leste, prenúncio auspicioso de que o budismo do Japão retornará à Terra da Lua [Índia].


Admoestação a Hachiman
1


A Soka Gakkai está cumprindo a profecia de Nichiren Daishonin

Em janeiro de 1961, Shin’ichi Yamamoto lançou-se à jornada em prol do kosen-rufu na Ásia, o primeiro passo rumo à concretização do sonho acalentado por seu mestre, segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda. Antes de partir para a viagem, Shin’ichi refletiu sobre o significado da passagem do Gosho apresentada acima.


Além dessa passagem, outras similares podem ser encontradas em A Profecia do Buda e nos demais escritos. Todas predizem que o Budismo de Nichiren Daishonin retornará para o Oeste a partir do Japão, indicando sua propagação por toda a Ásia e pelo mundo inteiro.

Josei Toda assumiu a realização dessa profecia como missão da Soka Gakkai e a delegou para os jovens tendo Shin’ichi como líder. Caso não houvesse surgido a Soka Gakkai, a profecia permaneceria sem ser concretizada.

Os primeiros passos nessa jornada estavam sendo assinalados por Shin’ichi logo no início do primeiro ano como presidente da Soka Gakkai. Eram passos históricos nos anais do budismo anunciando o alvorecer do século da vida no Oriente.

(Trechos do capítulo “Retorno do Budismo para o Oeste”, p. 25)


* * *

Pouco antes de partir para a Índia no dia 4 de fevereiro, Shin’ichi falou sobre seu senso de urgência para concretizar a ampla propagação mundial do Budismo de Daishonin.

— Mesmo a profecia de Dai­shonin poderá cair em mero idea­lismo se não houver alguém para tentar concretizá-la. Penso ser um erro achar que o kosen-rufu se realizará por si só e que basta ficar esperando. A decisão e a grande convicção somadas a uma ação efetiva e séria dos seus sucessores contemporâneos são fundamentais para a realização dessa profecia. A consciência do discípulo deve ser no sentido de “farei com que seja realizada”, e não simplesmente “será realizada”. Caso contrário, não haverá nenhuma ação por parte dele. Para quem acatar esse sentido e se empenhar, essa profecia se transformará numa grande convicção, coragem e força.

(Trechos do capítulo “Índia”, p. 74-75)

*** 

Se num único momento da vida nós esgotarmos as dores e provações de milhões de kalpa,2 então, instante após instante, surgirão em nós os três corpos do Buda com os quais somos eternamente dotados. Nam-myoho-renge-kyo é uma prática “diligente”.

Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente3


Prática diligente

Com a aproximação do fim da longa jornada pela paz na Ásia, os líderes que acompanhavam Shin’ichi começaram a sentir o cansaço decorrente das viagens constantes. Percebendo isso, ele os encorajou a nunca desistir, com base na passagem acima.


— O que Nichiren Daishonin quer dizer aqui é que se concentrarmos nosso esforço quando recitamos Nam-myoho-renge-kyo e nos empenharmos seriamente na prática budista, alcançaremos as três propriedades iluminadas do Buda em cada momento da vida. Ele também nos ensina que recitar Nam-myoho-renge-kyo é em si a prática de esforço diligente. Embora a passagem saliente a condição de vida do buda Nichiren Daishonin, em termos da nossa própria vida significa que se nos dedicarmos e orarmos incansavelmente pelo kosen-rufu, não há como não alcançarmos a mesma sabedoria e a grande energia vital que o Buda alcançou. Desse modo, é possível eliminar quaisquer impasses da vida e conquistar a grandiosa vitória. Entretanto, para se conseguir isso, é essencial nos empenharmos com toda a seriedade e diligência. Devemos sempre trabalhar, pensar e nos esforçar duas vezes mais que qualquer outra pessoa. Todos nós estamos começando a sentir o cansaço da longa viagem, mas devemos lembrar que esta é uma importante jornada de orientações que anuncia a chegada do alvorecer do kosen-rufu na Ásia. Se encontrarmos mesmo que um único membro, devemos incentivá-lo ao máximo, dedicando-lhes nossa própria vida — é o que desbravará o caminho para o futuro. Além disso, precisamos nos familiarizar com o povo, a cultura e as circunstâncias de cada país durante essa viagem e pensar com toda a seriedade sobre o que é necessário para o avanço do kosen-rufu da localidade. Se não estivermos atentos, nossa viagem acabará sem termos concretizado nada. Cada momento é decisivo.

(Trechos do capítulo “Raios de Paz”, p. 230-231)

(Traduzido da edição do jornal Seikyo Shimbun do dia 19 de dezembro de 2018.)

Notas:

1. The Writings of Nichiren Daishonin [Os Escritos de Nichiren Daishonin]. Tóquio: Soka Gakkai, v. II, p. 934.

2. Kalpa: De acordo com a cosmologia indiana antiga, é um período extremamente longo.

3. The Record of the Orally Transmitted Teachings [Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente]. Tradução: Burton Watson. Tóquio: Soka Gakkai, p. 214.

Ilustração: Kenichiro Uchida

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