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Discípulo que concretiza os ideais do mestre

Incentivos extraídos do romance Nova Revolução Humana

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Dr. Daisaku Ikeda

20/10/2022

Discípulo que concretiza os ideais do mestre

O dia 18 de novembro de 1930, celebrado como dia da fundação da Soka Gakkai, é a data da edição do livro Soka Kyoikugaku Taikei [Sistema Pedagógico de Criação de Valor]. A publicação dessa obra inovadora também foi fruto do esforço conjunto de mestre e discípulo.

O nome da teoria pedagógica de Makiguchi foi definido quando ele era diretor da Escola de Ensino Fundamental Shirokane, em Shiba, Tóquio. Entretanto, o coordenador pedagógico, o inspetor e outros da escola estavam tentando havia algum tempo fazer com que Makiguchi — defensor da reforma pedagógica que não tolerava injustiças — fosse removido do seu posto. Para guiar futuros professores de ensino fundamental para a direção correta, o presidente Makiguchi queria publicar as teorias pedagógicas que concebera com base na experiência empírica e reflexão durante o seu período como diretor.

Em um dia de inverno, Tsunesaburo Makiguchi e Josei Toda conver­savam noite adentro, sentados em volta de um braseiro na casa do Sr. Toda. Foi nessa ocasião que ele ouviu pela primeira vez que seu mestre desejava deixar um registro de suas teorias pedagógicas.

Naquela época, a maioria dos educadores estava totalmente focada na metodologia ocidental. Ninguém acreditava que um livro de teorias pedagógicas escrito por um diretor de escola de ensino fundamental japonês desconhecido venderia. Portanto, nenhuma editora estava interessada em publicá-lo.

Imediatamente após confidenciar a Toda sensei que desejava publicar suas teorias pedagógicas, Makiguchi sensei admitiu que as perspectivas não eram favoráveis:

— Mas não é sensato publicar um livro que não venderá nada e só vai gerar prejuízo financeiro.

Sensei, eu cuidarei disso! — respondeu Toda sensei convictamente.

— Mas Josei Toda, isso custará muito dinheiro.

— Não se preocupe. Não sou rico, mas tenho 19 mil ienes. Investirei tudo com muito prazer.

Na época, o salário inicial de um professor do ensino fundamental girava em torno de 50 ienes. Para implementar a teoria pedagógica do seu mestre, a fim de assegurar que a filosofia pedagógica dele fosse preservada, Josei Toda, que operava a instituição particular Jishu Gakkan, estava disposto a investir tudo o que tinha.

— Saí de Hokkaido sem um centavo no bolso. Sou o que sou hoje por ter encontrado o senhor. Não me importo de voltar a ficar sem um centavo novamente — disse Toda sensei.

Makiguchi sensei olhou atentamente para Toda sensei e, então, assentiu com a cabeça:

— Está bem. Se está tão decidido, sigamos adiante com isso!

Os olhos de Makiguchi brilhavam intensamente. Ele acrescentou suavemente, como se falasse consigo:

— Bem, então, que nome devo dar a ela?

— Qual é o propósito da sua teoria pedagógica? — indagou Josei Toda.

— Resumindo: “criar valor” — respondeu Tsunesaburo Makiguchi.

Com o rosto afogueado de entusiasmo, Josei Toda disse:

Sensei, que tal chamá-la de “pedagogia de criação de valor”?

— Sim, é um ótimo nome!

— Então, vamos definir como “pedagogia de criação de valor”.

Já era meia-noite. Por meio do diá­logo de mestre e discípulo, cunhou-se o termo “criação de valor”.

A questão mais complicada para publicar as teorias pedagógicas de Makiguchi seria organizar suas anotações. Na realidade, não se tratava propriamente de um manuscrito; em meio aos seus abundantes afazeres como diretor, ele havia anotado seus pensamentos no verso de envelopes e folhetos de propaganda, pedaços de papel e no que tivesse à mão quando as ideias lhe ocorriam. Os mesmos conceitos muitas vezes apareciam duas ou até três vezes, e não poderia ser um livro a não ser que o material fosse ordenado e editado de forma primorosa.

No entanto, não havia alguém adequado para a tarefa. Makiguchi sensei estava preocupado. Em vista das circunstâncias, Toda sensei disse:

Sensei, deixe a meu cargo.

— Josei Toda, não posso permitir que faça isso também. Sei que é um gênio da matemática, mas escrever e editar são atribuições inteiramente diferentes e temo que será muito difícil.

Tsunesaburo Makiguchi rejeitou a oferta de Josei Toda, mesmo contra sua vontade, para não sobrecarregar ainda mais o discípulo.

Josei Toda respondeu:

Sensei, posso não ser um bom escritor e não ser capaz de explicar teorias complicadas, mas se for um livro difícil demais para alguém como eu compreender, quem vai ler? Para quem o senhor o está publicando? Para ser lido pelos principais estudiosos e acadêmicos? Se estiver disposto a publicar um livro que eu seja capaz de entender, terei o maior prazer de assumir a tarefa de editá-lo e reescrevê-lo.

E foi assim que Makiguchi sensei aceitou a oferta de Toda sensei.

Cortando as partes repetidas com uma tesoura, o Sr. Toda colocava as tiras de papel no chão de sua casa, que media oito tatames.1 Elas preenchiam todos os espaços. Quando Josei Toda conseguiu verificar o material na íntegra, detectou uma abordagem consistente e uma teoria pedagógica brilhante.

Ele assumiu o trabalho de edição e redação da obra por gratidão a Makiguchi.

No dia 18 de novembro de 1930, o primeiro volume de Soka Kyoikugaku Taikei [Sistema Pedagógico de Criação de Valor] foi publicado. O nome da editora constava no colofão como Soka Kyoiku Gakkai [Sociedade Educacional de Criação de Valor, precursora da Soka Gakkai (Sociedade de Criação de Valor)]. Além disso, Josei Toda mandou imprimir o título do livro e o nome de Tsunesaburo Makiguchi em letras douradas na capa — outra demonstração de sua dedicação sincera como discípulo.

No prefácio da obra, Tsunesaburo Makiguchi expressou sua gratidão aos jovens que o ajudaram na edição e na revisão do manuscrito e citou, em particular, a significativa contribuição de Josei Toda. Ele observou que seu discípulo se convenceu da validade de suas teorias após testar suas ideias na Jishu Gakkan, sua escola particular e obter por meio disso resultados positivos. Acrescentou também que Josei Toda desempenhou papel importante na conclusão e promoção de suas teorias, e enalteceu o livro didático que seu discípulo escreveu, Suirishiki Shido Sanjutsu [Manual Dedutivo de Aritmética], como uma obra pioneira que realmente incorpora os conceitos da educação Soka.

Fazendo um paralelo com Nikolai Grundtvig (1783–1872), fundador da escola popular da Dinamarca, e seu jovem discípulo Christen Kold (1816–1870), Makiguchi sensei apontou a existência de Toda sensei como uma luz iluminando a escuridão do futuro da educação para a criação de valor.

Desde o princípio, portanto, a organização Soka Gakkai procedeu da relação de mestre e discípulo. Por isso, para manter intensamente vivo o espírito Soka, o caminho de mestre e discípulo deve ser transmitido e perpetua­do eternamente. Esse caminho origina-se do esforço do discípulo para aprender o espírito e a prática do mestre.


5

Josei Toda dedica-se a organizar e a compilar os manuscritos para a publicação da obra de Makiguchi

 


No topo: Desenho representa o momento em que Tsunesaburo Makiguchi, à dir., e Josei Toda conversam sobre a futura publicação do livro
Soka Kyoikugaku Taikei [Sistema Pedagógico de Criação de Valor] (Japão, 1930)


O personagem do presidente Ikeda no romance é Shin’ichi Yamamoto, e seu pseudônimo, como autor, é Ho Goku.

 Fonte:

IKEDA, Daisaku. Empenho Resoluto. Nova Revolução Humana. São Paulo: Editora Brasil Seikyo, v. 23, p. 233-237, 2019.


Nota:

1. No Japão, o tamanho de um cômodo geralmen­te é medido pelo número de tapetes de palha de arroz chamados de tatames. Cada tatame mede 0,90 m x 1,8 m. Portanto, uma casa com oito tatames de área equivale a aproximadamente 15 m2.


Ilustrações: Kenichiro Uchida 

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