marcar-conteudoAcessibilidade
Tamanho do texto: A+ | A-
Contraste
Cile Logotipo
Notícias

Educação sem barreiras

Colégio Soka do Brasil avança no intercâmbio de ideias e sinaliza expectativas

download do ícone
ícone de compartilhamento

Redação

10/11/2022

Educação sem barreiras

Em outubro, um encontro on-line reuniu representantes do ensino médio das Escolas Soka de Tóquio e de Kansai, das Universidades Soka da América e do Japão e do Colégio Soka do Brasil. Houve o compartilhamento de vivências, sendo apresentados os desafios e avanços das respectivas instituições nos últimos anos, bem como os planos para 2023, e até 2030, visando ao desenvolvimento e à contribuição para a sociedade.

O sistema Soka de ensino foi edificado pelo pacifista Daisaku Ikeda, presidente da Soka Gakkai Internacional (SGI). Ele deu vida ao ideal da educação humanística de Tsunesaburo Makiguchi (1871–1944), que estabeleceu a teoria pedagógica de que a felicidade é alcançada quando se vê o aluno como protagonista da educação.

Sobre essa base o ensino Soka está presente desde o ensino infantil ao universitário, no Japão e fora dele, incluindo o Brasil. Assim, no encontro de educadores das instituições Soka, cada uma apresentou projetos desenvolvidos na pandemia e outros em plano, para fazer frente ao propósito de apoiar os futuros cidadãos globais.

Aqui no Brasil, tudo foi pensado para oferecer ao aluno um ambiente de criatividade, segurança e acolhimento. Com sede própria, inaugurada em 2017, o Colégio Soka do Brasil está situado na capital paulista e atende da educação infantil ao ensino médio. Para os que moram em outros estados, foi criado o programa Homestay — sistema de hospedagem de alunos em residências de famílias anfitriãs, uma prática comum no exterior e que traz diversos benefícios.

O Colégio Soka é certificado como escola internacional pelo International Baccalaureate (IB), organização sediada em Genebra, Suíça. A diretora, Rita de Cássia Kojima, fortalece o compromisso da instituição de formar valorosos cidadãos globais do Brasil para o mundo: “Nós nos empenharemos cada vez mais para consolidar e manter o ‘baluarte da educação humanística que desperta o potencial de criação de valores em cada indivíduo’”.


No topo: No encontro on-line de educadores, são apresentados projetos e avanços na educação infantil e no ensino médio das instituições Soka

Foto: Colaboração local

Compartilhar nas